Por que crianças não podem usar unhas em gel?

Carlota Nogueira
2025-10-09 02:10:46
Count answers
: 28
Não é recomendado que as crianças façam extensões de unhas até os 16 anos, porque a lâmina ungueal ainda está crescendo e pode danificá-la.
Nenhum tipo de alongamento de unhas é indicado para crianças.
São técnicas que se utilizam produtos químicos para fazer o alongamento das unhas, que, do ponto de vista dermatológico, apresenta um maior potencial de causar irritação e alergia, principalmente nos pequenos.
Além disso, não remete à infância.
Isto é, estimula algo que não faz parte da infância.
O ideal é sempre usar produtos apropriados para a idade, incluindo os esmaltes.
O ideal é que as crianças não usem esmaltes de adultos.
A preferência deve ser para aqueles a base de água e, mesmo assim, devem ser usados de forma eventual, pois também contém um certo nível de substâncias químicas e corantes.

Ângelo Fonseca
2025-10-09 01:09:18
Count answers
: 26
As unhas em gel e acrílico são um procedimento muito mais complexo e agressivo do que um simples esmalte comum.
Os produtos químicos usados no gel e no acrílico (como monômeros e acrilatos) são fortes.
Em peles e unhas sensíveis de crianças, eles podem causar reações alérgicas graves, como dermatite de contato, inchaço, vermelhidão e coceira intensa ao redor da unha e nos dedos.
Para aplicar o gel, a unha natural precisa ser lixada e, por vezes, “preparada” com primers ácidos.
Esse processo remove camadas da unha da criança, que já é naturalmente mais fina e frágil que a de um adulto, deixando-a extremamente fina, quebradiça e suscetível a danos permanentes.
Risco de Infecções Fúngicas e Bacterianas: Se a aplicação não for feita com higiene impecável (e mesmo assim há riscos), ou se houver infiltração de água entre o gel e a unha natural, cria-se um ambiente úmido e escuro, perfeito para a proliferação de fungos e bactérias.
Danos à Matriz da Unha: A matriz é a “fábrica” da unha, localizada na base.
Qualquer pressão excessiva, lixamento agressivo ou produto químico forte pode danificar essa matriz, resultando em unhas que crescem deformadas, com ondulações ou manchas, por toda a vida.
Exposição à Luz UV/LED: Para secar o gel, é preciso usar cabines de luz UV ou LED. Embora a exposição seja curta, a pele delicada das crianças é mais sensível.
Embora os estudos ainda sejam limitados, a exposição repetida a essas luzes é um ponto de atenção, principalmente em relação ao desenvolvimento de danos celulares a longo prazo.
A curiosidade natural das crianças pode levá-las a substâncias não seguras para suas unhas delicadas.
Dermatologistas e podólogos são unânimes: unhas em gel e acrílico não são indicadas para crianças e adolescentes, cujas unhas ainda estão em formação.

Cátia Lopes
2025-10-09 00:14:11
Count answers
: 23
A resposta é simples, porque cada vez mais vejo raparigas a usarem ou a querem usar estes produtos e, portanto, parece-me um tema para debater com vocês, já que educar é também definir o que estará, ou não, de acordo com a idade. Queria apenas deixar um pequeno alerta sobre este tema, não querendo debater muito os malefícios que isto pode causar a crianças/adolescentes, mas queria alertar para a necessidade de proteger a saúde destas meninas que, ainda em crescimento dificilmente entendem que os problemas poderão surgir anos mais tarde e que o melhor caminho é a prevenção. Não me querendo pronunciar sobre a idade certa para usar estes e outros produtos estéticos, apenas quero alertar as famílias que, investiguem, mantenham-se alerta e expliquem os possíveis malefícios às crianças e, se permitirem este uso, que seja numa ocasião especial, para uma festa… e nada mais…
Read also
- Qual a idade mínima para fazer alongamento?
- Como fazer alongamento para criança?
- Como trabalhar flexibilidade com crianças?
- Posso fazer unha de gel em uma criança?
- Pode fazer alongamento em crianças de 10 anos?
- Qual o objetivo do alongamento na educação infantil?
- Qual a postura corporal correta para crianças?
- Por que crianças não podem fazer alongamento de unhas?
- Como posso ajudar crianças com rigidez cognitiva?