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Como trabalhar flexibilidade com crianças?

Artur Nogueira
Artur Nogueira
2025-08-08 08:31:39
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Para trabalhar a flexibilidade com crianças, é importante promover a flexibilidade no dia a dia. Nas diferentes atividades, será que a pessoa aceita que tu se vista de forma diferente, use uma peruca ou outro adereço completamente diferente? Se a pessoa costuma sentar-se sempre no mesmo lugar no sofá ou na mesa, será que aceita se isso mudar? Se costumam ir passear, a pessoa aceita ir por caminhos diferentes? Existem atividades que a pessoa faça só contigo? Será que aceita fazer com outras pessoas? Quando fores experimentando estas diferentes situações, fá-lo de forma divertida e não a pensar “oh meu deus, isto não vai resultar!”. Porque isso tem impacto na tua atitude e na forma como vais passar a mensagem à pessoa. É muito diferente dizermos “Olha, eu sei que é um bocado chato, mas hoje não vai ser a mãe a passear contigo, vai ser o pai, está bem?” ou dizermos “Nem vais acreditar na boa notícia que tenho para ti, hoje quem vai passear contigo é o pai, ele está tão contente por poder passear contigo!”. No entanto, começa a testar aos poucos. Começa pelas situações que te parecem mais fáceis e, se calhar, a pessoa até te vai surpreender!
Júlia Azevedo
Júlia Azevedo
2025-08-08 07:44:57
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Para trabalhar flexibilidade com crianças, é necessário ensinar repertórios mais amplos e adaptativos. Flexibilidade é uma habilidade operante — ou seja, pode ser ensinada, reforçada e generalizada. Ensinar flexibilidade importa porque permite que a criança: Se adapte a mudanças inesperadas; Emita diferentes respostas para um mesmo estímulo; Crie novas soluções diante de um obstáculo; Amplie suas possibilidades de interação social, acadêmica e funcional. Algumas atividades práticas e simples para começar esse processo incluem: Atividades para Promover Flexibilidade, como: 1. Troca de Ordem nas Atividades, 2. Variar o Uso dos Mesmos Brinquedos, 3. Escolha entre Duas Opções, 4. Recontar Histórias com Finais Diferentes. É importante reforçar qualquer aceitação da mudança, mesmo que com leve resistência, e promover criatividade e função simbólica, variando o uso dos mesmos brinquedos. Sempre ofereça duas opções reais e válidas, reforce a escolha da criança e vá variando as opções com o tempo, incentivando a criação de novos finais para histórias conhecidas. Com essas atividades, é possível promover flexibilidade, ampliar possibilidades e reforçar cada pequeno passo fora do padrão repetitivo, abrindo caminho para mais autonomia, socialização e qualidade de vida. E isso se faz um comportamento de cada vez, com intenção, paciência e reforço.