:

Qual o melhor exercício para quem tem 70 anos?

Yara Barbosa
Yara Barbosa
2025-11-16 03:26:17
Count answers : 19
0
Quando comparamos pessoas acima de 70 anos que praticam exercícios de força com aquelas que não praticam, percebemos que as primeiras possuem significativamente mais massa muscular, afirma professor de educação física Aurélio Alfieri, especialista em exercícios para pessoas acima dos 60 anos. Para que isso seja feito de forma eficiente, é preciso unir diversão e segurança, do seu ponto de vista. O mais importante é desafiar o corpo de maneira gentil, com carinho e respeito aos limites individuais. Isso demonstra que, apesar do envelhecimento, é possível preservar a musculatura com exercícios adequados, segundo Alfieri. De acordo com Alfieri, os exercícios devem colocar o músculo em ação e gerar tensão suficiente para que ele se fortaleça. Estratégias incluem musculação em academias ou treinos com personal trainer. No entanto, por questões financeiras ou geográficas, essas opções podem não ser acessíveis para todos, pondera o professor. Nesse caso, sugiro exercícios realizados em casa, prescritos por um profissional de educação física habilitado. Modalidades como pilates, ioga, hidroginástica e caminhadas também complementam muito bem o fortalecimento muscular, elenca. O professor recomenda que as atividades sejam incluídas, inicialmente, de duas a três vezes na semana, em sessões de 20 a 30 minutos, sempre no mesmo horário para facilitar a criação de um hábito. Com o tempo e o ganho de confiança e condicionamento, é possível aumentar a frequência de atividade física para até quatro ou cinco vezes na semana. Durante as aulas, sugiro opções para aumentar a intensidade, como executar os exercícios em maior velocidade ou aumentar a amplitude dos movimentos. Por exemplo, se um exercício causar dor no joelho, oriento realizá-lo de forma mais lenta e com menor amplitude, sempre respeitando os limites do corpo para garantir uma progressão saudável e segura, orienta.
Núria Nogueira
Núria Nogueira
2025-11-11 00:31:38
Count answers : 16
0
Quem chega à terceira idade, independentemente de sua condição física, deve buscar exercícios que melhorem a parte aeróbica, a flexibilidade, o fortalecimento dos grandes complexos musculares e o equilíbrio do corpo. Nadar faz bem porque queima calorias, trabalha intensamente a parte aeróbica e fortalece os músculos, além de proteger as articulações, ajudando a tratar doenças como artrite e osteoartrite. A natação, e também a hidroginástica, são exercícios muito bons para trabalhar a circulação sanguínea e a respiração. A frequência cardíaca durante o treino deve ser 70% da capacidade do coração no máximo (164 batidas por minuto), como em todas as idades. Correr traz muitos benefícios para o equilíbrio e para a respiração. A bicicleta é um bom exercício nessa etapa da vida, pois trabalha a parte aeróbica, o equilíbrio e o fortalecimento dos músculos das coxas e da panturrilha. Pedalar é um exercício bem específico, que fortalece os músculos da perna e dos quadris. Os exercícios feitos na academia favorecem a respiração e a circulação sanguínea. Os benefícios do yoga e do pilates vão desde o alívio das dores provenientes da idade até o aumento da autoestima.

Read also

Quais são os exercícios mais indicados para idosos?

As atividades na água, como a natação e a hidroginástica, são excelentes opções para o público de ma Read More

Quais são 10 atividades de recreação adequadas para idosos?

Caminhadas e Caminhadas Leves são excelentes para manter a saúde cardiovascular e a flexibilidade. A Read More

João Lourenço
João Lourenço
2025-11-03 15:53:07
Count answers : 23
0
Os exercícios devem ser realizados com regularidade e continuidade: 3 vezes por semana, 40 a 60 minutos por sessão. A dança é também uma forma de fazer esta aproximação à modalidade escolhida. Caminhadas É a atividade física que pode começar a fazer já. A natação é uma atividade com impacto reduzido nas articulações e permite uma maior amplitude de movimentos, estando indicada para tratar doenças como a artrite e osteoartrite. Corrida Ao correr 30 minutos por dia, cinco dias por semana, melhora a respiração e o equilíbrio. Bicicleta Não só trabalha o equilíbrio e a parte aeróbica, como fortalece os músculos das coxas, pernas e, especificamente, os gémeos – muito importantes para a autonomia do idoso. Musculação no ginásio Exercícios repetitivos e com pouco peso são os ideais para não danificar as articulações, mas ajudar na respiração e circulação sanguínea. Ioga e Pilates A flexibilidade e o equilíbrio são os principais benefícios destas práticas, além de que procuram igualmente a harmonia entre o aspeto físico e o mental.
Miguel Silva
Miguel Silva
2025-10-21 12:27:31
Count answers : 15
0
Dá, sim, para sair do sedentarismo aos 50, 60 ou até 70 anos. A indicação é conjugar os dois, mas a musculação deve ser vista como sua grande aliada. Busque um profissional para montar um plano de exercícios específico para suas necessidades. Se você tiver que escolher entre aeróbico ou musculação, invista na segunda opção. A melhor escolha vai depender dos seus objetivos. Porém, a indicação é incluir uma rotina de treino de força. Dance e faça musculação. Nade e faça treinamento de força. Investir na recuperação da massa muscular é um caminho para tentar evitar aquele acúmulo de gordura na barriga, reclamação constante.

Read also

Como posso ganhar massa muscular aos 70 anos?

Os exercícios físicos devem ser direcionados para o ganho de massa magra, como musculação e pilates, Read More

Quais são 5 exercícios para fortalecer os pulmões?

Respiração diafragmática, ou “respiração abdominal”, envolve o diafragma, que supostamente faz a mai Read More