A prática regular de atividade física é fundamental para a boa saúde pulmonar dos idosos, pois fortalece a musculatura respiratória e melhora a capacidade pulmonar.
Essas práticas devem sempre ser acompanhadas de profissionais qualificados, que saibam adequar as atividades às necessidades de cada pessoa.
Além de fortalecer a musculatura respiratória com exercícios físicos é essencial manter uma alimentação adequada, sendo esse um hábito que ajuda tanto na proteção contra agentes externos causadores de gripes e resfriados quanto protege as células do trato respiratório contra danos oxidativos.
Portanto, a alimentação direcionada à promoção da saúde pulmonar dos idosos deve incluir fontes de vitaminas A, C e E, como frutas, vegetais, peixes e nozes, ajudando assim a fortalecer os pulmões e promover uma melhor função respiratória.
Existem alguns exercícios e técnicas de respiração consciente que ajudam a fortalecer os pulmões, a expandir a capacidade pulmonar e a melhorar a oxigenação do corpo.