Como corrigir a postura de uma criança?
Nádia Andrade
2025-10-30 06:03:08
Count answers
: 12
Ensinar às crianças a regra 90-90-90 é o começo perfeito para melhorar a postura na mesa. Incentive regularmente as crianças a manterem os ombros para trás e a cabeça erguida para endireitar naturalmente a postura. Colocar os cotovelos em um ângulo de 90 graus também pode ajudar a manter os ombros no lugar certo ao escrever ou digitar. Faça com que mantenham as costas retas em 90 graus em relação aos quadris enquanto estiverem completamente encostados no encosto da cadeira. Colocar os pés apoiados no chão pode ajudar a orientar seu corpo para manter as costas retas e evitar a postura desleixada. Escolha uma mochila de ombro duplo quando seu filho voltar para a escola. Use as alças de ajuste para garantir que a mochila se encaixe na parte alta e próxima ao corpo para reduzir a tensão muscular e incentivar uma postura segura. Ajude as crianças a aliviar os sintomas do pescoço de texto apoiando o telefone ou tablet em uma mesa ou na altura dos olhos. Incentivar o alongamento ocasional também pode ajudar a corrigir a coluna vertebral se ela estiver se aproximando de uma postura desleixada.
Joel Tavares
2025-10-30 04:08:52
Count answers
: 14
Existem alguns exercícios que podem ajudar a fortalecer a musculatura de tronco e membros. Estes exercícios, se praticados pelo menos 3 vezes por semana, podem contribuir facilitando na manutenção da postura adequada. Para motivar a criança, é preciso que os adultos acompanhem a prática da atividade física e que ela ocorra sempre de maneira divertida. Com esses exercícios realizados em uma rotina, a postura da criança pode melhorar com o tempo, mas o importante é não forçar o corpo. As posições devem ser confortáveis. Os exercícios podem ajudar muito, mas também devem estar acompanhados de algumas mudanças de hábito. Portanto, é importante observar a postura da criança no seu dia-a-dia.
Matheus Antunes
2025-10-30 03:26:06
Count answers
: 22
A reeducação postural infantil consiste em uma técnica da fisioterapia utilizada para alinhamento postural e alívio de dores e tensões.
Pode ser utilizada como prevenção ou tratamento de diversas disfunções musculoesqueléticas.
A reeducação postural pretende sanar a inadequação da postura da criança, fazendo com que ela tenha consciência do seu próprio corpo, ajudando a corrigir, inclusive, problemas respiratórios associados à postura, como a asma e a bronquite.
A reeducação postural em crianças deve ser iniciada desde cedo.
A técnica irá promover uma rotina e consciência corporal que evitará maus hábitos ao longo do desenvolvimento infantil.
A idade ideal para se iniciar este trabalho é logo após notar um padrão inadequado da postura, muitas vezes notado pela família ou pelo pediatra que faz o acompanhamento da criança.
Principais exercícios, trabalhados na reeducação postural de crianças: Conscientização do apoio plantar de forma correta no chão, ou seja, forma ideal de pisada; Alongamentos dos músculos da parte de trás dos joelhos e das panturrilhas; Alongamento da musculatura paravertebral; Alongamento da musculatura da cadeia inspiratória; Fortalecimento dos abdominais; Alinhamento dos ombros.
Ensine para criança o movimento de aperto de mãos contrário, que consiste em ficar em pé, unir as mãos atrás do corpo, como se estivesse fazendo um aperto de mãos em si mesmo e suavemente com as mãos ainda unidas, movimentar os ombros para trás sem mover o pescoço, abrindo o peito e sentindo os músculos se alongando, por pelo menos 30 segundos.
Mostre para a criança onde ficam as escápulas e brinque pedindo que ela imagine que terá uma laranja nas costas e precisa espremer a laranja com a força das escápulas.
Logo que a criança acordar, ou antes de dormir, chame-a para esticar o corpo deitando em um tapete ou em uma toalha com as costas totalmente apoiadas na superfície onde estiver, peça a criança que flexione os joelhos e mantenha os pés no chão.
Brinque com a criança desafiando-a a encostar todo o corpo na parede.
Com esses exercícios realizados em uma rotina, a postura da criança pode melhorar com o tempo e garantir diversos benefícios para a sua saúde.
Sandro Rocha
2025-10-30 03:04:01
Count answers
: 22
Reunimos nove dicas para ajudar pessoas de todas as idades a manterem uma boa postura, com uma coluna saudável:
1. Limitar o tempo de telas.
2. Quando estiver utilizando telas, mantê-las sempre na altura dos olhos.
3. Manter a cabeça centralizada – alinhando os ouvidos com os ombros.
4. Fazer alongamentos e mudar de posição a cada 20 ou 30 minutos.
5. Ter atenção à ergonomia quando permanecer sentado por longos períodos (apoio lombar nas cadeiras e apoio para os pés são boas opções).
6. Usar tênis e sapatos em tamanhos adequados.
7. Não carregar mais do que 10% do peso corporal na mochila e usar sempre as duas alças.
8. Praticar exercícios regularmente para fortalecer a musculatura.
9. Procurar um médico se as dores na coluna forem muito frequentes.
Duarte Nogueira
2025-10-30 02:54:16
Count answers
: 19
Em primeiro lugar, é preciso entender por que a criança está adotando uma má postura em certos movimentos ou posições. O encurtamento muscular, por exemplo, é muito comum em crianças e adolescentes mais sedentários. A correção da postura precisa ser feita por um fisioterapeuta, preferencialmente especializado em Reeducação Postural Global. A avaliação individualizada permite entender por que a criança ou adolescente adota essas posturas inadequadas. Antes de ir para o esporte, deve ser feito um trabalho de consciência corporal e de reorganização dos músculos para que a criança entenda o que é uma boa postura e quais são as posições corretas para cada movimento. Uma das modalidades que mais beneficiam crianças e adolescentes com problemas de postura é o Pilates Kids, que pode ser feito a partir dos 6 anos, sem contraindicações. O método atua no fortalecimento muscular, na melhora da postura, do equilíbrio, da coordenação motora, bem como aumenta a consciência corporal de forma mais permanente. É muito comum que o pediatra ou o ortopedista recomende que os pais coloquem as crianças em uma atividade física, como a natação, por exemplo.
Leandro Baptista
2025-10-30 02:20:02
Count answers
: 28
Assegurar uma boa postura nos primeiros anos de vida diminui consideravelmente a incidência de dores de costas nas crianças, adolescentes e adultos.
Evitar o uso excessivo de telemóveis, tablets e computadores, pois resultam em posturas erradas do pescoço;
Reduzir o peso da mochila, sendo que este não deve passar os 10% do peso corporal das crianças.
As alças da mochila devem estar devidamente ajustadas, de forma a não ultrapassarem a linha da coluna lombar.
Devem ser utilizadas as duas alças em simultâneo.
Incentivar a criança a assumir uma postura correta enquanto estuda.
O tempo de estar sentado deve ser limitado, de forma a evitar um aumento da pressão stress sobre a bacia e a coluna.
A altura das cadeiras não deve ser baixa de mais, de forma a que as crianças não tenham de subir os braços e os ombros para conseguir apoiar-se na secretária.
As secretárias devem permitir uma posição descontraída do tronco, onde os cotovelos se encontrem ao nível da secretária.
A Fisioterapia tem um papel fundamental na prevenção e tratamento de problemas relacionados à postura das crianças.
Quanto mais precocemente for iniciada a intervenção, melhores são os resultados.
Neste caso, a intervenção passa pelo fortalecimento dos músculos estabilizadores da coluna vertebral e do core (região abdominal, lombar e pélvica).
Isto para que a coluna ganhe capacidade para suportar o peso do corpo e permaneça numa posição correta.
São feitos alongamentos de forma generalizada – para evitar dores e compensações musculares - além do tratamento de dores e queixas específicas de cada criança.