:

Quais são as 3 principais fases da periodização?

Daniel Nascimento
Daniel Nascimento
2025-07-05 15:02:05
Count answers : 20
0
A periodização é uma abordagem estruturada para a criação de planos de treinamento que visa promover a adaptação física de manera otimizada. Planejar micro, meso e macrociclos, considerando variações semanais e mensais, é uma parte importante desse processo. É comum dividir a periodização em fases, com cada fase tendo objetivos específicos, como emagrecimento, ganho de massa, melhora da força ou reabilitação. Definir metas por fase, como emagrecimento, ganho de massa, melhora da força, reabilitação, ajuda a guiar o processo de treinamento. Além disso, monitorar e ajustar o plano de treinamento com base na evolução do aluno é fundamental para o sucesso da periodização.
Xavier Coelho
Xavier Coelho
2025-07-01 18:59:02
Count answers : 10
0
Macrociclo: O macrociclo é o período mais longo do planejamento, geralmente abrangendo uma temporada inteira ou um ano. Ele define os objetivos gerais e as principais competições. Mesociclo: O mesociclo é uma subdivisão do macrociclo e geralmente tem duração de várias semanas a alguns meses. Cada mesociclo tem objetivos específicos e métodos de treinamento adequados. Microciclo: O microciclo é a menor unidade de planejamento, com duração de uma semana ou menos. Ele detalha os treinos diários, incluindo exercícios, intensidade e volume.
Adriana Loureiro
Adriana Loureiro
2025-06-19 03:55:54
Count answers : 14
0
O modelo tradicional é baseado em três grandes fases: Preparatória, Competitiva e Transição, no qual esse último é um período voltado para recuperação. Já o modelo em blocos também é baseado em três grandes pilares: Acumulação, Transformação e Realização, mas é baseado num conceito de programação, organização e controle da periodização diferente do tradicional. É a partir da Olimpíada de Berlim, começam a aparecer modelos de treinamento mais estruturados, focados na melhoria de desempenho. Assim, surge o método intervalado, que é o começo da criação de ciclos de treinamento e o aparecimento da fisiologia do esforço. O modelo em blocos está no desenvolvimento contínuo das capacidades esportivas, com períodos especializados em desenvolver poucos conteúdos por bloco, mas com volume elevado. Dessa forma, o volume é direcionado para poucos objetivos naquele bloco específico, desenvolvendo-o ao máximo. O modelo tradicional preconiza, ao longo de toda a periodização, o desenvolvimento de diversas capacidades esportivas como: força, resistência, agilidade e potência. O que muda em cada fase da periodização é a proporção de cada uma dessas capacidades esportivas oferecidas. Já o modelo em blocos atribui maior importância ao TREINAR PARA COMPETIR. Nós do LPH, temos um programa de Fisiologia do Exercício e do Esporte com testes especializados e consultas com nosso time de fisiologistas que podem orientar treinadores e atletas a escolher a melhor estratégia a seguir na periodização e tomada de decisão do seu planejamento esportivo. Portanto, defina seus objetivos e necessidades com seu treinador, escolha o melhor caminho, e não pare de se exercitar.