:

Qual é o exercício mais indicado para quem tem diabetes?

Samuel Fonseca
Samuel Fonseca
2025-07-09 02:56:32
Count answers : 16
0
A atividade aeróbica ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, já a musculação aumenta a sensibilidade à insulina. O ideal é seguir a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde): fazer 150 minutos de exercício por semana. Fazer os exercícios em blocos de 30 a 60 minutos ao longo da semana é uma opção. Mas, segundo os pesquisadores, vale a pena notar que quebrar o comportamento sedentário com sessões menores a cada hora (por exemplo, até 3 min ou 250 passos/hora) ou algumas vezes ao longo do dia (por exemplo, 3 x 10-15 min) pode ser igualmente eficaz para o controle da glicemia. A combinação de exercícios aeróbicos e levantamento de peso é provavelmente melhor do que qualquer um deles sozinho. O exercício à tarde pode funcionar melhor do que o exercício pela manhã para controlar a glicose, e o exercício após uma refeição pode ajudar um pouco mais do que antes de uma refeição. A prática de exercício físico melhora o controle metabólico tanto do diabetes tipo 1 quanto do tipo 2. Isso porque a atividade física expõe a célula muscular a um trabalho e, automaticamente, essa célula começa a captar glicose independentemente de insulina. O exercício é considerado pelos médicos como uma "insulina natural": a prática faz a glicose cair sozinha. Movimentar-se também diminui o tecido gorduroso periférico, que está associado ao aumento da resistência à insulina, ou seja, o controle da doença fica melhor.
Filipe Garcia
Filipe Garcia
2025-06-26 16:35:53
Count answers : 18
0
O diabético pode praticar qualquer tipo de exercício físico, desde que tenha a glicemia abaixo de 250 mg/dL e não tenha comprometimento ocular, como a retinopatia diabética, ou feridas nos pés. Nestes casos, não é recomendado fazer exercícios como as lutas ou que envolva saltos. Se tiver com feridas nos pés pode-se fazer exercícios como andar de bicicleta ou na água, como natação ou hidroginástica. Outros exercícios que podem ser indicados, quando não se tem complicações são caminhada rápida, corrida, musculação, Pilates com bola, aparelhos ou no solo, aulas de dança, ou em grupo. Mas não é indicado fazer exercícios sozinho para não correr o risco de ter um episódio de hipoglicemia e não ter ninguém por perto para ajudar, caso necessário.
Micael Simões
Micael Simões
2025-06-26 12:32:51
Count answers : 21
0
Os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, pedalada e natação, com uma frequência de cinco a sete vezes por semana, traz vantagens para o controle da sua glicemia. Os exercícios anaeróbicos como a musculação e alguns esportes de luta levam ao ganho de massa muscular, que aumentam a queima de glicose e melhoram a sensibilidade da insulina. O recomendado são exercícios de baixa e média intensidade para os iniciantes. Durante uma atividade ou exercício físico, ocorre o aumento da captação da glicose no músculo em contração, elevando o número de receptores que vão utilizar a glicose no sangue como fonte de energia no músculo. Assim a glicose não ficará em excesso e nem levará ao ganho de peso. É um efeito semelhante com a ação da insulina sobre a captação da glicose na musculatura.
Adriana Loureiro
Adriana Loureiro
2025-06-26 12:09:54
Count answers : 14
0
Na hora de escolher a modalidade, vale tudo: caminhada, corrida, musculação, yoga, pilates, dança e por aí vai. Os melhores exercícios para quem tem diabetes são aqueles que dão satisfação e prazer ao paciente. Fazer o que gosta facilita a adesão à atividade. Não há restrição, desde que se respeite a boa condição médica, a utilização correta dos medicamentos prescritos e os cuidados para evitar a hipoglicemia. De acordo com o profissional de educação física da Smart Fit Luan Rodrigues, de São Paulo, o American College of Sports Medicine – associação norte-americana de medicina esportiva, ciência do exercício e profissionais de saúde e fitness – recomenda treinos aeróbios e resistidos para pessoas com diabetes. Seguindo essa orientação, se o aluno não tiver nenhum sintoma na hora da prática, não há problemas. Treino aeróbio é um movimento rítmico, repetitivo e continuado de um mesmo grande grupo muscular por, pelo menos, 10 minutos. Todos os dias, podendo ser: 150 minutos de atividades moderadas por semana, como hidroginástica e dança; 75 minutos de atividades intensas por semana, como corrida e natação rápida. Treino resistido é um exercício de curta duração envolvendo uso de peso, aparelhos de musculação ou, ainda, bandas elásticas com o objetivo de aumentar a força e a resistência muscular. 3 vezes por semana é o recomendado para realizar esses exercícios. 2 a 3 series de cada exercício com até 10 repetições também é recomendado.