Quem está com câncer pode fazer academia?

Érika Martins
2025-07-04 12:33:12
Count answers: 4
Sim, após a recomendação e orientação de um profissional de saúde, a pessoa com câncer pode ser encorajada a fazer exercícios físicos durante o tratamento oncológico.
Isso porque os estudos científicos apontam que a prática regular de exercícios físicos traz benefícios na prevenção e no tratamento do câncer, inclusive sendo recomendada como tratamento complementar.
A recomendação geral de exercícios para pacientes com câncer é o aumento progressivo do exercício, respeitando seus limites, praticando 150 minutos semanais de atividade moderada e/ou 75 minutos semanais de atividade física intensa.
Bons exemplos de exercícios para trabalhar a parte cardiorrespiratória e diminuir a inflamação no organismo são a caminhada, a corrida, o ciclismo e a natação.
Já para manter ou recuperar a massa muscular e ganhar força muscular não podem faltar exercícios com carga, por exemplo, a musculação.
O treinamento ideal inclui a combinação de ambos os tipos de exercícios: exercício de força combinado a um exercício aeróbio.
Portanto, vale lembrar que o ideal é buscar a ajuda de um profissional especializado para orientar a pessoa de forma personalizada, considerando o tratamento oncológico e respeitando suas preferências e limitações, garantindo de forma adequada os benefícios.
Read also
- Qual o melhor exercício para paciente oncológico?
- Qual a melhor atividade física para quem faz quimioterapia?
- Quais são os tratamentos disponíveis no SUS para o paciente oncológico?
- Como ganhar massa muscular paciente oncológico?
- A atividade física pode aumentar o risco de câncer?
- Como fazer uma pessoa com câncer ganhar massa muscular?
- Como ganhar massa muscular durante a quimioterapia?
- Quais os direitos que um paciente oncológico tem?
- Qual o melhor hospital para tratamento de câncer no Brasil?