:

Posso treinar no sábado?

Davi Matias
Davi Matias
2025-07-07 13:49:50
Count answers: 10
A resposta é sim. A recomendação da OMS mudou e não há mais um número mínimo de dias por semana ou de horas por treinos para colher benefícios à saúde. Um estudo publicado no Journal of American Medical Association (JAMA), por exemplo, avaliou mais de 63.000 pessoas durante 10 anos e concluiu que praticar 150 minutos de exercício moderado ou 75 minutos de exercício vigoroso, mesmo que somente em um dia, reduz em 30% o risco de morte precoce, em 40% a incidência de doenças do coração e em 18% a possibilidade de óbito por câncer, quando comparado a alguém sedentário. Portanto, mesmo que um único treino semanal seja benéfico à saúde e muito melhor do que não fazer nada, isso não deve ser uma solução definitiva. Guia de exercícios Vamos supor que você praticamente não se movimenta durante a semana e só consegue treinar aos sábados: nesse dia, o ideal é que o conjunto de atividades que você escolha fique próximo dos 150 minutos recomendados.
Mélanie Brito
Mélanie Brito
2025-07-07 11:38:21
Count answers: 5
É possível treinar só nos finais de semanas e ter ótimos resultados. Uma pesquisa do Journal of the American Medical Association Internal Medicine mostrou que em apenas dois dias de exercícios você pode ter os mesmo benefícios do treino diário. O estudo comprovou que quando você faz treinos longos no sábado ou no domingo pode suprir a quantidade recomendada de atividades físicas. Ou seja, são basicamente os mesmos benefícios de quem vai todos os dias. Então está liberado pular os treinos durante a semana, contanto que você se esforce no sábado ou domingo. Não tem mais desculpas para dizer que a rotina é corrida demais para você fazer exercícios. Mas é sempre bom falar: nada de exagerar, faça apenas o que é recomendado para você.
Núria Nogueira
Núria Nogueira
2025-07-07 09:31:53
Count answers: 7
A condição física é um dos principais fatores a ser levado em consideração. Isso ocorre porque pessoas que treinam há mais tempo possuem um condicionamento físico mais preparado para um treino mais intenso e para chegar ao resultado desejável. Diferentes de pessoas que não são tão acostumadas à rotina de exercícios físicos. Nesse caso, é preciso ter mais cautela, afinal, é preciso evitar lesões. É necessário adequar o treino para fortalecer a musculatura e deixá-la apta à hipertrofia. Podemos falar então em malhar de quatro a cinco vezes por semana, nesse caso. Porém malhar aos finais de semana acaba sendo benéfico e muitas vezes essencial, seja para o descanso da musculatura e seguir o treinamento à risca ou mesmo em função da rotina das pessoas. Inclusive existem pessoas que treinam somente no final de semana. Malhar aos finais de semana é uma alternativa válida e muitas vezes necessária.
Soraia Reis
Soraia Reis
2025-07-07 09:30:15
Count answers: 6
A prática de exercícios físicos apenas aos sábados e domingos é tão benéfica quanto ao longo dos cinco dias da semana. Optar pelo sábado e o domingo para treinar está associado a um menor risco de desenvolver doenças. Como parece haver benefícios semelhantes para o guerreiro de fim de semana em comparação à atividade regular, pode ser o volume total de atividade, em vez do padrão, que mais importa. A prática de exercícios aos fins de semana pode resultar na perda de peso. Vale a pena estimular o método guerreiro de fim de semana para pessoas que não conseguem seguir a frequência recomendada.
Sérgio Azevedo
Sérgio Azevedo
2025-07-07 08:09:29
Count answers: 8
Para treinar o corpo todo durante a semana é preciso ter planejamento e uma periodização adequada. Musculação no final de semana Para quem tem o costume de ir para academia todos os dias, inclusive nos finais de semana, a recomendação é ter um pouco de parcimônia. No sábado pode-se até repetir o treino daquela musculatura que você mais quer desenvolver. A parte do seu corpo que não é tão evoluída fisicamente quanto as outras. Mas, ao menos no domingo, é fundamental descansar para recuperar o organismo de todo esforço que ele teve durante a semana. A única coisa que você precisa ficar ligado é permitir pelo menos três a quatro dias de descanso entre um treino e outro do mesmo músculo.