O que significa atleta de final de semana?

Laura Barbosa
2025-08-26 18:07:06
Count answers
: 16
O cenário é conhecido: você não é nem tão jovem para ter fôlego de praticar o seu esporte todos os dias e nem tem uma idade tão avançada a ponto de deter o ímpeto de se reunir com amigos de vez em quando e manter acesa a chama de um esportista.
E ainda tem os problemas de agenda por causa do trabalho, família, amigos, criança… Cadê tempo?
Sobra só sábado e domingo, portanto.
Esse é o perfil exato do que chamamos de “atleta de final de semana”.
São todas aquelas pessoas que não fazem exercícios físicos de forma regular ao longo da semana e tentam correr atrás do tempo perdido nos poucos momentos de lazer.
Que é sedentário por definição.
Para quem está se perguntando o que é sedentário, é basicamente aquele que se exercita pouco e pratica poucas ou quase nenhuma atividade física.

Vicente Nunes
2025-08-21 18:22:46
Count answers
: 13
A Organização Mundial da Saúde recomenda 150 minutos por semana de atividades aeróbias moderadas ou 75 minutos semanais em intensidade vigorosa.
Novo estudo publicado na revista científica JAMA mostra que os benefícios para a saúde cardiovascular de quem treina com regularidade e para aqueles que se exercitam só no fim de semana são os mesmos e que esses últimos não colocam a saúde em risco.
O estudo analisou quase 90 mil pessoas com idade média de 62 anos, divididas em três grupos: praticantes de fim de semana, praticantes regulares e sedentários.
A pesquisa mostra ser possível alcançar os benefícios da prática de atividades físicas mesmo com pouco tempo livre durante a semana, desde que haja acompanhamento profissional.
Porém, outros estudos, porém, alertam que esse hábito esconde riscos porque o atleta de final de semana expõe o corpo e o coração a certos esforços em um curto espaço de tempo sem estar acostumado, às vezes com grande estresse físico.
O atleta de final de semana expõe o corpo e o coração a certos esforços em um curto espaço de tempo sem estar acostumado, às vezes com grande estresse físico.
Se o coração é intensamente requisitado apenas no sábado e domingo, pode não resistir à sobrecarga.

Júlia Azevedo
2025-08-13 16:51:53
Count answers
: 25
A maioria das pessoas fez pelo menos metade de suas atividades físicas em apenas 1 ou 2 dias na semana, que são chamadas na literatura de “weekend warriors”, em tradução livre: guerreiros de fim de semana. O que no Brasil popularmente chamamos de “atletas de fim de semana”.
Segundo o estudo, realizar alguma atividade física 1 ou 2 vezes por semana traz benefícios para a saúde.
Pessoas fisicamente ativas, ou seja, aquelas que atingem essa recomendação adotam padrões diferentes para isso: baixa ou alta frequência (número de dias) semanal.
A ciência tem buscado entender se há diferenças em relação aos benefícios da atividade física sobre a saúde e risco de mortalidade entre padrões diferentes adotados pelas pessoas.
Os resultados mostraram que ambos os padrões de atividade física são associados a menores riscos de problemas cardíacos, como fibrilação atrial, infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca, comparados aos inativos fisicamente.
Os riscos foram igualmente menores entre quem fez atividade física 1 ou 2 vezes na semana e quem fez em mais dias.
Mas quem faz atividade física concentrada em 1 ou 2 dias não tem maior risco de lesões?
Isso não foi observado na pesquisa, com riscos semelhantes entre os grupos ativos.

Hugo Fernandes
2025-08-10 10:22:03
Count answers
: 21
Atletas de fim de semana são pessoas que não costumam praticar atividades físicas de segunda a sexta-feira, e aproveitam o sábado e o domingo para se exercitarem. Nem sempre se exercitar durante esses dois dias é uma boa alternativa, principalmente quando o esforço realizado é muito intenso, já que o corpo não está acostumado. O nosso coração bombeia sangue em um fluxo e intensidade adequados ao esforço realizado. Um atleta de fim de semana não tem um coração devidamente condicionado para uma partida intensa de futebol, por exemplo, corridas muito longas ou pedaladas por quilômetro. Não é somente o coração do atleta de fim de semana que não está preparado para essa sobrecarga de esforço: todo o restante de seu organismo não tem o condicionamento necessário, tanto musculatura quanto articulações. Elas também se acostumam a realizar sempre aqueles movimentos repetitivos, sem grande intensidade ou extensão. Podemos dizer que ficamos um pouco “enferrujados”, além de ter nossa força reduzida pela falta de treino. Então, quando chega o sábado ou domingo e exigimos demais do corpo, ele não apresenta uma resposta satisfatória e ficamos muito propensos a lesões, tanto musculares quando articulares, podendo afetar os tendões e outras várias estruturas.

Eduarda Pinto
2025-07-31 01:16:41
Count answers
: 18
Algumas pessoas motivadas pelos amigos praticam aquele futebol semanal, outras devido a agenda lotada, encontram espaço apenas no final de semana para fazer algum exercício físico.
Algumas precauções podem ajudar a evitar alguns males comuns aos atletas de final de semana.
O principal benefício dos exercícios do final de semana é quando eles deixam de ser um exercício de um dia na semana e passam a ser exercidos com periodicidade maior, três vezes por semana seria o ideal.
Seja qual for o caso, deve-se procurar orientação dos profissionais da saúde previamente.

Cláudia Figueiredo
2025-07-28 03:57:05
Count answers
: 24
São os chamados atletas de final de semana, que conhecem bem as consequências de se esforçar ao máximo em uma prática esporádica.
Aí, a alternativa é aproveitar o sábado e domingo para compensar a falta de movimento e se exercitar, seja com uma corridinha no parque, seja no futebol com os amigos, seja pedalando pela cidade.
Antes de tudo, saiba que, apesar de não ser o ideal, não é de todo ruim fazer exercício só no final de semana.
Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association feito com 64 mil pessoas apontou que cumprir a recomendação semanal de 75 minutos de exercício intenso ou 150 minutos de exercício moderado em apenas um ou dois dias reduz o risco de morte e de doenças como infarto, AVC, hipertensão, câncer.
No entanto, o organismo não se adapta ao esforço devido à falta de regularidade e acaba sofrendo toda vez que é exigido.
Para quem é atleta de final de semana, o esporte deve ser prazeroso e cansativo na medida, sem trazer grande mal-estar durante ou depois.
Por causa da rotina agitada, muitas pessoas não têm tempo para fazer atividade física durante a semana.

Francisco Figueiredo
2025-07-19 02:14:05
Count answers
: 14
Aquele que só pratica atividades físicas aos sábados e domingos, ou apenas nos dias de folga.
Seja uma pelada ou corrida, para ser benéfico, o esporte precisa ser praticado com regularidade e não apenas quando sobra tempo livre.
O contrário disso é o risco para estes atletas esporádicos.
Um atleta de fim de semana não tem um coração devidamente condicionado para uma partida intensa de futebol, corridas muito longas ou pedaladas por quilômetro.
Tais esforços aumentam a chance de desenvolver arritmia ou sofrer uma parada cardíaca.

Bianca Nogueira
2025-07-07 13:23:59
Count answers
: 19
Pessoas que treinam só aos finais de semana -- conhecidos popularmente como "atletas de fim de semana" -- podem obter os mesmos benefícios com a prática que aqueles que treinam em mais dias.
Recentemente, diversos estudos têm tentando descobrir se pessoas que treinam apenas aos finais de semana -- devido a uma rotina rigorosa de trabalho e tarefas durante a semana -- se beneficiam com os exercícios físicos da mesma forma que aqueles que conseguem distribuir esses 150 minutos ao longo de vários dias da semana.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são recomendados, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana para a saúde geral.
Em seguida, a equipe procurou associações entre padrões de atividade física e incidência de 678 condições em 16 tipos de doenças, incluindo saúde mental, digestiva, neurológica e outras categorias.
Tanto o padrão de "guerreiro de fim de semana" quanto o padrão regular foi associado a riscos substancialmente menores de desenvolver mais de 200 doenças no futuro em comparação à inatividade -- principalmente para condições cardiometabólicas, como hipertensão (risco 23% e 28% menor, respectivamente) e diabetes (43% e 46%, respectivamente).
Read also
- Pode treinar no final de semana?
- Quanto é o passe diário Smart Fit?
- Quem são os atletas de final de semana?
- O Smart Fit funciona em feriados?
- Posso treinar no sábado?
- Quantos dias é bom ficar sem treinar?
- Quanto é a diária na Ironberg?
- Quanto é a diária na Bluefit?
- Como se chamam os atletas que correm?