Pode treinar 2x por dia?

Cláudio Batista
2025-07-19 00:46:54
Count answers
: 14
Para você começar a correr duas vezes ao dia terá que, primeiro, ter uma boa base na corrida.
Para começar a treinar em dois períodos o atleta tem que ter, pelo menos, cinco anos de experiência praticando o esporte.
O amador precisa de um tempo para o corpo se recuperar e se treinar em dois períodos vai ter só, praticamente, 12 horas pra descansar.
Por isso, não exagere.
Uma boa opção é realizar somente uma caminhada.
Não há nenhuma contraindicação para uma caminhada leve.
Outra alternativa para os que querem duas sessões diárias de treino pode ser o cross training, adicionar outra atividade física na parte da tarde, depois de ter corrido de manhã, como musculação, natação, hidroginástica, ciclismo, pilates e yoga.
O importante a se ressaltar, porém, é que a segunda atividade deve ser feita sem exageros e com menor esforço.
O treino em dois períodos sobrecarrega demais o sistema muscular e o esquelético.
Outro fator é que, com o tempo, o corredor pode ficar desmotivado fazendo esse tipo de treino.
Adicione a segunda corrida diária somente uma vez por semana em sua planilha, no dia que antecede o descanso.
Pode correr duas vezes no dia, a tabela abaixo serve como base para o corredor saber se pode iniciar duas sessões de treino por dia, seguindo sempre as dicas anteriores, de apenas uma sessão de jornada dupla por semana e com o segundo treinamento sendo realizado em ritmo leve.
Aqueles que correm provas menores, que exigem mais velocidade do que resistência, podem se beneficiar dos dois treinamentos diários mais do que o corredor de provas longas.
Já para as provas curtas, os atletas que buscam velocidade podem se beneficiar mais de dois treinos diários, realizando primeiro os treinamentos de velocidade, intervalados e fartleks, e, na segunda parte do treino, trotes leves de cerca de 30 minutos.
Para elevar a performance, há atletas de elite que têm um tipo de treinamento mais focado e, geralmente, fazem dois treinos por dia.
Mas, para o atleta amador, isso só será indicado em poucos casos.
Treinar duas vezes ao dia só terá algum fim específico e este, sem dúvida, é o alto rendimento.
Segundo ela, aqueles que estão se preparando para prova de 5 km poderão incluir mais um treino no dia se correrem um volume mensal de 90 km com conforto.
Maratonistas só deverão iniciar a corrida adicional se atingirem o volume mensal de 120 km, também com conforto e sem dores.
O treino duplo só é indicado em poucos casos, pois o desgaste exacerbado pode causar lesões.
Deve lembrar sempre de respeitar os limites do organismo e só adicionar mais um treino no dia se já tiver boa base na corrida.
Devido ao excesso de esforço, o desânimo e desmotivação podem atrapalhar seus treinos.

Cristiano Soares
2025-07-09 22:21:58
Count answers
: 16
Mas dividir a atividade física em dois períodos pode funcionar para quem não tem tempo suficiente para um circuito mais longo, ou simplesmente prefere não fazer tudo de uma vez só.
Pessoas com objetivos comuns, como perder gordura e ganhar massa, podem, sim, se encaixar nessa divisão, desde que tenham volume de exercício, intensidade, descanso e alimentação adequadas.
Recomenda-se, por exemplo, treinar musculação pela manhã e, depois de pelo menos seis horas, realizar o treino aeróbico.
Se o descanso não for suficiente, a qualidade da performance pode cair na segunda sessão.
As sessões divididas e mais curtas precisam ser mais intensas para um resultado significativo, exceto quando o treino for regenerativo.
Pessoas que estão começando a se exercitar, com sobrepeso, grávidas ou problemas de saúde que limitam a atividade física não devem aderir à abordagem.
A maioria das pessoas não consegue se programar para uma rotina 'dobrada'.
Em muitos casos, ter uma boa frequência semanal com um treino por dia vai trazer resultados mais positivos do que tentar se exercitar duas.

Raquel Cardoso
2025-07-09 18:15:06
Count answers
: 21
Vale a pena treinar duas vezes por dia, porém é interessante verificar se isso é adequado para você.
Para atletas amadores até o nível intermediário, eu diria que não tem porque treinar duas vezes por dia.
A não ser que, as atividades seja divididas entre anaeróbico, e aeróbico.
Deste modo é interessante trabalhar para todos os níveis de treinamento, porque o treino de musculação é concorrente do treino aeróbico, e vice-versa.
Portanto, quem tem tempo, pode fazer desse modo que é melhor.
A maioria das pessoas que treinam musculação a mais de três anos, vai transitar entre os níveis intermediário, e avançado, sendo que alguns não vão nunca conseguir passar do nível intermediário por não se aperfeiçoar nas execuções, cargas, e no conhecimento de dieta.
Pensando nisso, a maioria das pessoas, exceto no exemplo dado no inicio do texto, não devem treinar musculação mais de uma vez por dia.
Atletas extremamente avançados, precisam fracionar mais o treino, porque conseguem imprimir muita técnica, e muita carga.
Otimização de treino para atletas amadores Para atletas amadores, isso também pode ser bem-vindo, desde que este atleta tenha capacidade de recuperação para toda carga de treino.
Porque, mesmo tendo o mesmo volume semanal normal para o nível do atleta, separar os grupamentos em duas vezes ao dia, vai imprimir muito mais força de trabalho em todo o corpo.
Um possibilidade interessante para atletas amadores, é treinar um grupamento isolado de foco de manhã com grande volume, e de noite treinar apenas seus sinergistas com um volume normal para o nível desse atleta.
Neste caso, como o treino da noite vai ser mais tranquilo, é possível fazer o cardio após este treino de musculação.

Fábio Loureiro
2025-07-09 17:30:01
Count answers
: 17
Treinar duas vezes por dia é ruim?
Fiquei pensando nessa possibilidade de por exemplo de manhã ou tarde treinar apenas 1 grupo muscular como: peito (A) / costas (B) / Pernas (C) e de noite treinar novamente um grupo muscular diferente como Triceps (A) / Ombros (B) / Biceps (C).
meu treino corrido de noite é assim A: peito e tricepsB: costas e ombrosC: pernas e biceps
Hoje eu pensei em fazer duas vezes por dia por encaixar melhor na minha rotina e queria saber como isso afeta o tempo de recuperação e o crescimento muscular ou se alguem sabe alguma coisa a respeito aqui.