É normal ficar estressado depois do treino?

Irina Figueiredo
2025-08-03 16:26:44
Count answers
: 18
Respostas normais do organismo podem então ser confundidas com sintomas de um ataque de pânico.
Isso porque, durante um exercício, o coração acelera, a frequência respiratória aumenta e o indivíduo se prepara para oxigenar o corpo e os músculos.
Respiração ofegante, ondas de calor, suor e palpitação correspondem a respostas a alterações do organismo em situações de estresse ou emergência.
Por isso, durante atividades físicas intensas, ocorre aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.
A prática de esportes em situações de maior estresse, como calor ou frio intenso, corpo cansado e privação de sono pode aumentar a associação dos efeitos das atividades físicas com as sensações de crises de ansiedade.
Quando começam a fazer uma atividade física um pouco mais intensa, elas começam a prestar atenção nessas reações fisiológicas do corpo, confundindo-as com um ataque de pânico.
Aí você para e conversa com você e fala: Não é nada, é parte fisiológica, isso é normal.
É possível que o indivíduo associe os efeitos das atividades físicas à ocorrência de novos episódios de ansiedade.

Sofia Torres
2025-08-01 20:37:57
Count answers
: 16
As atividades físicas podem ajudar o organismo a combater o excesso de adrenalina e cortisol, conhecidos como hormônios do estresse – aquele que te deixa bem estressado -.
Eles ficam dando sopa na nossa circulação sanguínea quando estamos prestes a ter um ataque de nervos e fazem o coração bater mais rápido, a respiração ficar mais curta e os músculos enrijecidos.
Correr para a academia ou para o parque nesses momentos pode não ser uma ideia tão boa.
Isso porque, nessas situações as pessoas tendem a canalizar a raiva para os exercícios e não prestam atenção direito no que estão fazendo.
E a questão de a musculatura estar tensionada piora ainda mais a situação, porque qualquer movimento mais forte pode provocar uma lesão.
Outro fator que precisa ser levado em consideração nesse caso é que até mesmo a visão periférica do praticante fica comprometida quando as tensões se acumulam.
Com isso, você simplesmente deixa de enxergar com clareza o que está acontecendo à sua volta e o risco de tropeçar em um halter que alguém deixou no chão ou trombar com outro jogador em uma partida de futebol, por exemplo, é grande.
Quinze minutos divididos entre alongamento e aquecimento já ajudam bastante a dar uma relaxada.
Mas, se você estiver muito estressado ou cansado, o ideal é ir para casa e não exigir demais do corpo.
Quem costuma encarar esse tipo de situação com frequência precisa reavaliar a sua rotina, afinal, diferentemente dos casos temporários de tensão extrema, a turma que vive com os nervos à flor da pele pode e deve praticar esportes, pois quem treina com frequência enfrenta melhor as tensões do dia a dia.

Marco Pereira
2025-07-26 04:09:13
Count answers
: 14
Parece contraditório: cada vez mais, o exercício aparece como promotor do bem-estar e da saúde, mas, ao mesmo tempo, um treino muito intenso pode gerar um mau humor danado – temporário, felizmente.
A atividade física intensa, sem intervalos e executada até a exaustão – realizada pelo segundo grupo do estudo –, levou a uma piora do humor, assim como aumentou os níveis de ansiedade dos jovens.
Já os exercícios moderado e intenso intervalado – primeiro e terceiro grupos – resultaram em manutenção de bom estado de humor dos jovens participantes, assim como das taxas de cortisol no sangue.
Para manter o bom humor, o ideal é intercalar picos de esforço e exercícios mais leves, ajudando o corpo a descansar.
Uma possibilidade é executar exercícios de alta intensidade de forma intervalada, incluindo breves períodos de descanso, assim como alternar dias de treino intensos com dias leves, preservando o bom estado de humor, uma vez que o humor é um indicador importante da nossa saúde mental.
Fazer exercício físico é um tipo de estresse, pois altera nosso estado de equilíbrio.
Sentimos irritação e dor, e isso faz parte do processo.
Essa substância desempenha funções importantes para o correto funcionamento do nosso organismo, como, por exemplo, auxiliar no processo de obtenção de energia a partir do glicogênio.
Um músculo sob estado de fadiga gera modificações comportamentais que são inicialmente positivas, pois funcionam como alerta ao organismo [de que se deve parar o exercício].
Mas, quando se atinge um grau extremo dessa fadiga, há uma modificação temporária nas sensações e emoções que exige um tempo de recuperação física e emocional para próxima sessão.

Isabela Carneiro
2025-07-12 17:54:04
Count answers
: 16
Pesquisas anteriores já haviam demonstrado treinar em excesso e dispensar o repouso causa insônia, dores e enfraquece o sistema imunológico.
Por causa disso, os especialistas destacam a importância do descanso pós-treino, especialmente para quem pratica exercícios físicos mais intensos.
Para evitar as consequências negativas para o corpo, a recomendação é garantir períodos de recuperação adequados.
A prática de exercício físico de maneira regular, moderada e supervisionada por um profissional de educação física é extremamente benéfica.
No entanto, caso ocorra um desequilíbrio entre o excesso de exercício físico e os períodos de recuperação, o efeito do exercício pode se tornar prejudicial à saúde.

Wilson Marques
2025-07-12 13:58:41
Count answers
: 14
Ansiedade é um ponto crítico levantado pelo neurocientista, pois estamos vivendo em uma era de ansiedade severa, em que o cortisol, o hormônio do estresse, está sempre elevado.
Esse aumento de cortisol não só consome energia, como também interfere no sono e na recuperação muscular, levando a uma sensação de fraqueza e exaustão.
O cortisol em níveis elevados pode literalmente drenar suas reservas energéticas.
É fundamental equilibrar a prática esportiva com uma atenção especial à saúde mental, dieta, descanso e hidratação.
A saúde física e mental estão intrinsecamente ligadas, e ignorar sinais de exaustão pode ser perigoso.
Portanto, escutar seu corpo e buscar um equilíbrio saudável é o primeiro passo para recuperar a energia e o bem-estar que a academia deveria proporcionar.
Read also
- Pode fazer avaliação depois do treino?
- Qual a melhor atividade física para estresse?
- O que é a síndrome da academia?
- Quanto custa uma avaliação física?
- Qual o melhor exercício para desestressar?
- O que é o exercício 5-4-3-2-1 para ansiedade?
- O que é cinesiofobia?
- O que é síndrome do excesso de treino?