:

O que é síndrome do excesso de treino?

Lorena Pacheco
Lorena Pacheco
2025-07-23 18:31:40
Count answers : 14
0
O excesso de treinamento pode ser tão prejudicial ou mais grave até do que a falta de atividade física. Normalmente, o exercício deve ser praticado de uma forma regular, com aumentos leves na intensidade e duração, e intercalado por períodos de descanso e sono adequados, para que o estoque de glicogênio muscular, (principal fonte de energia para o músculo ) seja refeito. O excesso de treinamento está associado a falta de repouso e distúrbios nutricionais, o que costuma estar associado a todo o quadro, principalmente nas atletas femininas, preocupadas com sua imagem corporal e porcentagem de gordura. O treinamento excessivo pode levar a alterações no humor ( fadiga generalizada, depressão e irritabilidade excessiva), alterações no ciclo sono-vigília( insônia ), queda inexplicável da performance esportiva, frequência cardíaca de repouso elevada, dores musculares, uma susceptibilidade a infecção das vias aéreas superiores aumentada, distúrbios gastrointestinais, perda de peso e lesões de “overuse”. Outra patologia associada à síndrome do treinamento excessivo é a fratura de stress. A fratura de stress é mais frequente em atividades de maior impacto nos membros inferiores. Normalmente ocorre na tíbia, podendo também ocorrer nos metatarsos e outros ossos dos pés, na coluna lombar e até nas costelas. O tratamento consiste no diagnóstico precoce e modificação dos fatores causais, proteção da região acometida, reabilitação e reinício gradual da atividade física.
Mélanie Brito
Mélanie Brito
2025-07-12 19:47:05
Count answers : 11
0
O overtraining é caracterizado pela perda de rendimento por conta do exagero nos treinos. Geralmente, ele acontece quando o atleta ignora o primeiro sinal, chamado overreaching: dor muscular diferente da que a pessoa sente após a prática esportiva. A realização de treinamento intenso, durante dias consecutivos, provoca o overreaching. O overtraining é quando o atleta busca melhorar o desempenho em competições e treinamentos, exagerando na quantidade de atividade física, sem o descanso necessário.
Ângelo Fonseca
Ângelo Fonseca
2025-07-12 19:09:18
Count answers : 22
0
A síndrome do excesso de treino, também conhecida como rabdomiólise, é uma doença caracterizada pelo aumento de toxinas na corrente sanguínea, causada, em muitos casos, por esforço extremo. A prática intensa de exercícios físicos é um fator para o desenvolvimento da patologia, que vem ganhando notoriedade no mundo fitness por sua gravidade e peculiaridade. A síndrome atinge diretamente os grupos musculares lesionados, podendo afetar a função dos rins. Quando isso ocorre, dependendo do quadro do paciente, internação e hemodiálise podem ser necessárias, para acompanhamento e prevenção de complicações. É sempre bom reforçar a importância de lembrar que o objetivo não é buscar treinos extremos ou associar o sucesso ao desconforto muscular, mas, sim, promover um exercício seguro e eficaz. A realização de exames regulares também é importante, assim como considerar qualquer condição de saúde preexistente.