:

Qual médico faz revisão pós parto?

Rita Monteiro
Rita Monteiro
2025-08-19 16:50:08
Count answers : 20
0
O médico obstetra é o especialista que cuida da gestação, parto e puerpério, em todos os âmbitos fisiológicos e patológicos. O obstetra também será o responsável pelo parto e deverá acompanhar a recuperação da paciente ao longo do pós parto. Praticamente todos os ginecologistas são obstetras e todos os obstetras são ginecologistas, uma vez que os programas de residência médica sempre englobam as duas especialidades. Durante a residência médica, o médico residente acaba obtendo a capacitação profissional tanto para atuar na área da ginecologia, como também na área da obstetrícia. Por isso, no Brasil, a maioria dos especialistas desempenham ambas as funções. Tanto o ginecologista quanto o obstetra cuidam das mulheres, mas o obstetra lida com à reprodução humana, acompanhando a paciente durante a gestação e pós parto.
Santiago Baptista
Santiago Baptista
2025-08-17 15:22:53
Count answers : 20
0
A maioria dos obstetras orienta duas consultas pós-parto – e muitos deles oferecem a primeira delas como retorno do parto, o que é opcional. Nessa primeira consulta, além de naturalmente questionar sobre eventuais queixas existentes, observa-se: Se a amamentação se encontra bem estabelecida (e encaminha-se, se necessário);Se a mama está muito ferida (demanda alguma intervenção?);Se há algo que se possa ajudar ou corrigir na amamentação; Em caso de parto normal: avaliação do períneo e do processo de cicatrização perineal, ainda inicial – tendo tido laceração e pontos ou não; Em caso de cesariana: avaliação da ferida operatória e cicatrização; Sinais de infecção ou deiscência (abertura) de sutura; Avaliação de lóquios (sangramento pós-parto), que deve ter aspecto e odor habituais. Já na segunda consulta, em geral realizada entre 40-60 dias após o parto, o foco principal é a discussão a respeito de métodos contraceptivos, que devem ser ponderados a partir daquele momento. Ainda nesse segundo encontro, avalia-se novamente o períneo ou a cicatriz operatória, provavelmente já em fase de cicatrização final, embora ainda não se assumida a configuração anatômica definitiva. Por fim, após essas duas consultas pós-parto, a mulher recebe alta obstétrica e só precisa voltar para consulta ginecológica de rotina – que não precisa ser realizada todo ano se não houver queixas ou sintomas que demandem exame físico.
António Castro
António Castro
2025-08-05 13:30:23
Count answers : 20
0
O período pós-parto, chamado de puerpério, é um momento singular, em que a saúde física e emocional da mãe também merecem atenção. A obstetrícia é a especialidade médica responsável por cuidar da saúde da mulher durante a gestação, o parto e o puerpério. É durante essa rotina que o médico ginecologista e obstetra pode identificar e tratar problemas de saúde da mulher, como anemia, infecção urinária, trombose e alterações na tireóide. O IFF/Fiocruz ressalta, ainda, que a consulta puerperal é a oportunidade para avaliar doenças de base, como as cardiovasculares e a diabetes. Os aspectos emocionais também são analisados e, dependendo do quadro apresentado pela paciente, o médico pode encaminhar para o atendimento psicológico. O estado de saúde do recém-nascido, as orientações sobre aleitamento materno e a evolução da interação entre o bebê e a mãe são outros pontos fundamentais nas visitas ao obstetra. Além da questão emocional que envolve o luto materno, é necessária uma avaliação da saúde física. As consultas devem dar continuidade à investigação ou ao tratamento das causas que motivaram a antecipação do parto.
Kevin Brito
Kevin Brito
2025-08-01 19:51:44
Count answers : 20
0
A mãe e o bebê devem retornar à consulta com seu médico de referência entre o sétimo e o décimo dia e ainda com 42 dias após o nascimento da criança. O atendimento nesse período é importante para: Saber como está a saúde da mãe e do bebê Avaliar a amamentação e o sangramento vaginal Observar a cicatrização e retirar pontos, se necessário. Atualizar o esquema vacinal e abordar o método contraceptivo Falar sobre questões de aleitamento materno / artificial Avaliar possíveis complicações físicas ou psíquicas Verificar se o útero voltou à forma, tamanho e localização de antes da gestação. Avaliar possíveis casos de prisão de ventre e hemorroidas Avaliar: queda de cabelo, perda e ganho de peso, diminuição do inchaço do corpo, dor e sensibilidade nos mamilos, dores nas costas e articulações, entre outras alterações. Observar o local da episotomia ou da incisão, no caso da cesariana. Sempre que possível, acompanhada do pai do bebê ou do(a) parceiro(a) ou um familiar.
José Miranda
José Miranda
2025-07-26 02:41:17
Count answers : 21
0
O médico ginecologista e obstetra que acompanhou a gestação irá avaliar a puérpera e o bebê com o intuito de avaliar a recuperação e a saúde da mulher, tanto física quanto emocional. As consultas de puerpério são primordiais para que o profissional possa analisar e tratar qualquer alteração ou encaminhar a puérpera para o tratamento adequado, caso se trate de alguma questão alheia ao obstetra. O médico irá encaminhar a puérpera para a especialidade correta, possibilitando um tratamento adequado e resolução de suas questões.
Telmo Moreira
Telmo Moreira
2025-07-14 04:51:11
Count answers : 13
0
A primeira consulta da mulher após o parto deve ser cerca de 7 a 10 dias após o nascimento do bebê, quando o ginecologista ou obstetra que a acompanharam durante a gravidez irá avaliar a recuperação depois do parto e o seu estado de saúde em geral. As consultas de acompanhamento da mulher após o nascimento do bebê são importantes para detectar problemas como anemia, infecção urinária, pressão alta, diabetes, problemas na tireoide e trombose, além de avaliar a amamentação e a recuperação da vagina, em caso de parto normal, e dos pontos da cirurgia, em caso de cesariana. Além disso, a consulta pós parto também tem como objetivo avaliar o estado de saúde do recém nascido, apoiar e orientar a mãe em relação à amamentação e orientar os cuidados básicos a ter com o recém-nascido, assim como avaliar a sua interação com a mãe. Quando o médico irá avaliar a recuperação da mulher e pedir novos exames. No entanto, caso algum problema seja detectado, as consultas deverão ser mais frequentes, podendo também ser necessário o acompanhamento com outros profissionais, como um endocrinologista ou um psicólogo.