:

Quais exercícios são recomendados para dor crônica?

David Monteiro
David Monteiro
2025-08-01 09:59:03
Count answers : 15
0
Os exercícios terapêuticos têm-se tornado uma alternativa para o tratamento da dor crônica. Os exercícios que apresentaram melhores resultados foram os exercícios aeróbicos, os de fortalecimento muscular e de alongamento muscular. Foi possível perceber, também, que esta melhora é ainda mais evidente quando associada à terapia cognitiva comportamental, sobretudo em relação à melhora da dor. Em contrapartida, os pacientes que faziam somente exercícios físicos, sem terapias adjuvantes apresentavam somente alivio momentâneo da dor. Concluiu-se que, apesar da escassez de evidências, os exercícios terapêuticos, sobretudo aliados a outros tratamentos, têm uma boa eficácia na melhora da dor crônica.
Ivo Faria
Ivo Faria
2025-07-28 01:25:07
Count answers : 22
0
O exercício físico é um dos tratamentos mais conhecidos e recomendados no combate a dor crônica. As atividades são benéficas para todos os tipos de dores, pois causam efeitos analgésicos. Caminhadas e corridas, por exemplo, têm alto valor de evidência no tratamento das dores crônicas por liberarem endorfina. Quais atividades são mais recomendadas? É importante que o paciente busque por aquela que mais lhe agrade e que consiga manter regularidade. Pode ser caminhada, corrida, natação, musculação, hidroginástica, entre outras. As dores nas costas, na cabeça e nas articulações, por exemplo, podem ser combatidas com atividade física regular. O movimento também é um grande aliado no tratamento da fibromialgia. É a manutenção do exercício que trará o bem estar e uma melhor qualidade de vida.
Leticia Costa
Leticia Costa
2025-07-15 08:47:45
Count answers : 17
0
Para evitar dores ao longo do processo de envelhecimento, o ideal é que o indivíduo adote desde cedo hábitos saudáveis de vida, como por exemplo, iniciar a prática de atividades físicas. Além dos benefícios dos exercícios físicos relacionados à manutenção ou ganho de massa muscular no combate de dores crônicas, os exercícios físicos contribuem com a qualidade do sono, liberação de hormônios que promovem a sensação de bem-estar entre outros efeitos benéficos para a saúde em geral. Com a orientação de um profissional capacitado, que entende os mecanismos fisiológicos que envolvem um quadro de dor e que seu tratamento deve englobar diferentes aspectos e métodos, é possível recuperar as funções, mobilidade e autonomia.
Alexandra Morais
Alexandra Morais
2025-07-15 08:10:56
Count answers : 15
0
A musculação vai fortalecer a musculatura do seu corpo, trazendo mais firmeza e estabilidade para a sua coluna. As atividades embaixo da água são excelentes para melhorar a respiração, resistência e postura de seus praticantes e são muito indicadas para quem sofre com lesões na coluna ou em outras partes do corpo, pois a água diminui o impacto dos movimentos. A natação oferece todos os benefícios de um esporte aquático e por isso também é indicado para diminuir as dores nas costas, já que seus movimentos fortalecem especialmente a parte superior do corpo e os exercícios de respiração melhoram a postura. A caminhada é o exercício mais simples de ser feito e que pode trazer grandes resultados. O pilates é uma atividade física que incentiva bastante a boa postura, o que minimiza os riscos de desenvolvimento de problemas na coluna. Os exercícios do pilates também fortalecem a musculatura do tronco e das pernas, exigindo muito equilíbrio e alongamento de seus praticantes, resultando em menos dores na coluna. As atividades físicas podem ser um complemento ao tratamento das suas dores nas costas, mas quando realizadas sem o conhecimento médico, podem agravar ainda mais os sintomas ou mascarar algum problema mais sério. Uma das especialidades da Clínica Neurocop é prestar atendimento a pacientes que sofrem com dores crônicas.