:

Como posso parar de comer alimentos industrializados?

Kyara Domingues
Kyara Domingues
2025-07-17 14:19:08
Count answers : 5
0
Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Leia os rótulos e prefira levar para casa iogurte natural, integral ou desnatado, ou os iogurtes que contêm o mínimo de aditivos, açúcar ou adoçantes. Prefira consumir pipoca de panela, frutas secas e frescas, castanhas, amendoim. Quando decidir por biscoitos doces ou salgados, prefira os integrais que você identifique menos ingredientes no rótulo. Os bolos feitos em casa são ótimos substitutos para os bolos ultraprocessados. Compre os ingredientes e prepare o seu bolo e, caso você faça um bolo grande, congele os pedaços, na porção certa para comer depois. Com isso, quando quiser um lanche rápido, retire do congelador a porção, deixe descongelar na geladeira e saboreie seu bolo saudável. O ideal é evitar as bebidas açucaradas ou adicionadas de adoçantes, para isso, lembre-se de ler a lista de ingredientes e prefira aquelas bebidas com poucos ingredientes e, de preferência, sem açúcares ou adoçantes e outros aditivos. Claro que, em ocasiões especiais, o consumo de bebidas ultraprocessadas pode ser inevitável e até prazeroso, porém faça um consumo consciente e moderado. No caso das bebidas, o melhor é comprar frutas frescas e fazer seu suco em casa, busque receitas de água saborizada, ou escolha os sucos integrais produzidos apenas com frutas.
Frederico Paiva
Frederico Paiva
2025-07-17 14:02:37
Count answers : 14
0
Deixar alimentos industrializados de lado e investir em modelos de dieta com orgânicos garante inúmeros benefícios. A dieta plant-based é uma alternativa segura para quem pensa em adotar uma alimentação saudável. O foco do método são vegetais orgânicos e alimentos integrais na forma mais natural possível, com exclusão completa ou parcial de carne vermelha, processados e refinados. A ideia é que pelo menos 80% do cardápio diário seja composto por elementos livres de qualquer intervenção industrial. Hortaliças, frutas, tubérculos, sementes, oleaginosas, grãos e leguminosas formam a base da dieta. Alimentos como feijão, lentilha, quinoa, nozes, aveia e brócolis podem substituir tranquilamente qualquer proteína animal. Vitaminas também não faltam. Os benefícios são muitos e têm comprovação científica. O reino vegetal é rico em fibras e antioxidantes, responsáveis pelo controle do peso, melhora na imunidade e prevenção de doenças degenerativas não transmissíveis. Um artigo publicado pela Universidade de Oxford mostra que uma dieta plant-based reduz, com muita eficácia, o risco de desenvolvimento de Alzheimer e diabetes tipo 2. Além disso, se alimentar com orgânicos diminui problemas cardíacos em até 32%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, doenças cardiovasculares matam cerca de 17,7 milhões de pessoas todos os anos.
Marco Antunes
Marco Antunes
2025-07-17 13:35:15
Count answers : 8
0
A regra de ouro é: prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Alimentos in natura ou minimamente processados são a base de uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. Uma forma prática de distinguir alimentos ultraprocessados de alimentos processados é consultar a lista de ingredientes que, por lei, deve constar dos rótulos de alimentos embalados que possuem mais de um ingrediente. Já com os alimentos ultraprocessados, a situação muda um pouco. Enquanto os processados podem ser consumidos em pequenas quantidades, os ultraprocessados devem ser evitados.
Tatiana Costa
Tatiana Costa
2025-07-17 12:20:14
Count answers : 10
0
Para parar de comer alimentos industrializados, uma boa maneira de reduzir o consumo das guloseimas da tarde é se organizar para trazer de casa pequenas marmitas com produtos que não possuem adição de açúcar industrial. Você pode consumir alimentos que possuem triptofano, uma substância que auxilia na produção da serotonina, como banana e chocolate, mas é importante ler o rótulo e buscar opções com menos açúcar. Outra opção é anotar a lista de alimentos não industrializados que matam a vontade de comer doce, como frutas in natura, oleaginosas e frutas secas. Se você não consegue evitar o chocolate, prefira o amargo ou meio amargo, e em pequena quantidade. É importante lembrar que equilíbrio é tudo. Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, praticar atividade física e beber bastante água são atitudes imprescindíveis para quem quer ter uma vida longa, saudável e com qualidade. Se estiver difícil fazer a mudança sozinho, peça ajuda de um nutricionista para replanejar sua dieta.
Diego Gaspar
Diego Gaspar
2025-07-17 10:54:52
Count answers : 15
0
A mudança de hábitos leva tempo e exige dedicação. Seja paciente consigo mesmo e celebre cada pequena conquista. A especialista indica incluir mais frutas, legumes, verduras, grãos integrais, carnes magras e leguminosas nas refeições. Opte por alimentos com menor quantidade de aditivos, açúcar e sódio. Comece substituindo os ultraprocessados por versões mais saudáveis, como trocar o refrigerante por água com gás e limão, ou biscoitos recheados por frutas secas. Caso seja bastante difícil, vale tentar ir substituindo esses ultraprocessados por opções semelhantes, mas com ingredientes mais saudáveis. É ideal retirá-los totalmente do consumo, melhorando a saúde e beneficiando a longevidade.