O requeijão é ultraprocessado?

Vanessa Carneiro
2025-07-17 15:18:49
Count answers
: 13
O requeijão é um alimento ultraprocessado, feito a partir de leite coalhado, creme de leite, água e sal fundente, mas as versões industriais costumam incluir conservantes e aditivos para aumentar sua durabilidade e melhorar o sabor. Embora tenha sabor suave e cremosidade, ele passa por várias etapas industriais. O requeijão possui mais conservantes e aditivos artificiais, fazendo com que a manteiga seja uma opção um pouco mais saudável, apesar de ser mais calórica. Ao escolher o requeijão, é fundamental conferir o rótulo e preferir produtos com menos aditivos e conservantes. As versões mais ricas em proteínas são as mais indicadas, pois geralmente são mais saudáveis do que aquelas com maior teor de gordura.

Ricardo Assunção
2025-07-17 13:25:30
Count answers
: 8
São os alimentos comprados prontos para o consumo. São produzidos pela indústria de alimentos e vendidos embalados. Como o próprio nome diz, são alimentos muito processados. São eles: biscoitos, bolos, refrigerantes, chocolates, barras de cereais, pães, salgadinhos de pacotinhos, balas, pipoca de micro-ondas, pratos prontos como aqueles encontrados no mercado, enlatados, sopas de saquinhos ou copinhos, macarrão instantâneo, requeijão e queijos processados, margarina, mortadela, presunto, peito de peru, salsicha, salame, sucos de caixinha, entre muitos outros. Estes são produtos alimentícios e não necessariamente o alimento em si. São prejudiciais à saúde por serem desequilibrados nutricionalmente.
São produtos elaborados com corantes, estabilizantes, conservantes, adoçantes, gorduras indesejáveis, ínfima quantidade de fibras, excesso de açúcar e de sódio, utilizados para melhorarem paladar, aparência e durabilidade do produto.
Estes componentes citados são exatamente os que inflamam o organismo e levam ao aparecimento de doenças como alteração de colesterol e triglicerídeos, obesidade, enxaqueca, problemas intestinais, hipertensão arterial, resistência periférica a insulina e consequentemente diabetes tipo 2, entre outras.
Estas são doenças crônicas não transmissíveis, que surgem a partir de um estilo de vida inadequado, o que inclui a qualidade da alimentação.
Embora sejam produtos com tantas substâncias poucos nutrientes são encontrados, o que seria a parte boa.
São considerados alimentos com calorias vazias.
Gordura trans e açúcar refinado devem ser totalmente abolidos da nossa alimentação diária.
A opção pela alimentação saudável deve ser a regra e não a exceção.
Diariamente a nossa alimentação deve ter 70 a 80% de alimentos in natura.
Um pouco do processamento de alimentos nos auxilia muito, como é o caso de cereais que compramos em pacotinho no supermercado como feijão, ervilha, arroz integral, farinha de mandioca e etc.
Também as carnes vendidas cruas e sem tempero facilitam o nosso dia a dia.
O problema é que com o desenvolvimento industrial e a grande saída das pessoas para o mercado de trabalho e a necessidade de praticidade, a indústria alimentícia expandiu-se tanto que chegou a modificar o hábito alimentar das pessoas.
Surgiu uma imensa oferta de alimentos processados, que por um lado podem facilitar a vida, mas por outro lado podem nos adoecer.
Esta semana fui consultada pela filha de uma grande amiga, que precisava do parecer de um nutricionista sobre Alimentos Ultraprocessados.
Esta foi uma pesquisa solicitada por uma escola.
Achei muito importante o tema e a maneira como envolveram adolescentes e várias disciplinas escolares a respeito de um tema tão abrangente.
Práticas assim devem ser realmente adotadas nas escolas para uma maior consciência sobre o tema alimentação saudável.

Tomé Carneiro
2025-07-17 12:39:34
Count answers
: 7
O requeijão é um alimento que pode conter resíduos de agrotóxicos.
Duas de três marcas de requeijão analisadas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor apresentaram resíduos de agrotóxicos.
O requeijão é um exemplo de alimento que pode estar contaminado com agrotóxicos devido ao uso de monoculturas e técnicas de cultivo que dependem do uso de venenos.
Os sistemas alimentares que operam baseados em monoculturas e dependem do uso de agrotóxicos estão diretamente ligados ao surgimento de doenças como leucemia, Alzheimer e outros tipos de câncer e problemas neurológicos.
No entanto, é importante notar que o requeijão não é necessariamente um alimento ultraprocessado, pois pode ser produzido de forma artesanal ou com ingredientes naturais.
Já as marcas de nugget são exemplos de ultraprocessados que podem conter resíduos de agrotóxicos.
Os ultraprocessados são alimentos que operam baseados em monoculturas, que têm como um de seus principais focos o fornecimento de matérias-primas para a produção dos ultraprocessados.
Além disso, esses sistemas dependem do uso de agrotóxicos, fertilizantes químicos, sementes transgênicas e antibióticos que vão para os alimentos consumidos pela população.
No mercado brasileiro são encontrados, em alguns casos, níveis de resíduos duas ou três vezes maiores do que os limites máximos da UE, e em outros, níveis centenas de vezes maiores.

Miriam Pinho
2025-07-17 11:17:45
Count answers
: 14
O Atlas dos Agrotóxicos analisou a presença de substâncias tóxicas em diversos alimentos, entre vegetais, laticínios, carnes e os ultraprocessados.
Duas de três marcas de requeijão apresentaram resíduos de agrotóxicos.
A pesquisa também analisou carnes, incluindo o nugget, todas apresentaram índices de agrotóxicos.
Já as carnes, incluindo o nugget, todas apresentaram índices de agrotóxicos.
No lugar, surgem sistemas alimentares que operam baseados em monoculturas, que têm como um de seus principais focos o fornecimento de matérias-primas para a produção dos ultraprocessados.

Laura Machado
2025-07-17 10:33:35
Count answers
: 15
O requeijão é um alimento que pode conter resíduos de agrotóxicos, como foi encontrado em duas marcas famosas de requeijão, Vigor e Itambé, que apresentaram dois tipos de agrotóxicos. O estudo encontrou resíduos de agrotóxicos em 58% dos alimentos derivados de carne e leite analisados, incluindo o requeijão. O Brasil é um dos países mais importantes para o mercado de agrotóxicos e permite limites de resíduos em água e alimentos muito superiores aos da UE. O aumento do consumo de agrotóxicos representa um perigo para a saúde da população, em especial para grupos sensíveis, como mulheres grávidas ou crianças. No entanto, o texto não afirma explicitamente que o requeijão é um alimento ultraprocessado.
Read also
- Como substituir os alimentos processados?
- Como substituir alimentos ultraprocessados por alimentos saudáveis?
- Como posso substituir alimentos industrializados?
- Qual é uma alternativa saudável aos alimentos ultraprocessados?
- Quais são os 20 alimentos não saudáveis?
- Quais são os alimentos que posso comer de forma equilibrada sem alimentos processados?
- Qual dica ou estratégia você pode recomendar para substituir o consumo de alimentos ultraprocessados por comida de verdade?
- Como posso parar de comer alimentos industrializados?