Como diminuir o estresse com alimentos?

Alícia Carneiro
2025-07-17 17:02:21
Count answers
: 12
O estresse pode ser combatido por meio de uma associação de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, atividades físicas e uma boa noite de sono. Comer de 3 em três horas e fazer as refeições em um ambiente calmo e próprio para isso também são importantes para afastar esse mal. É válido evitar alguns alimentos que agem no aumento do estresse, como industrializados, processados, refrigerantes, bebidas alcoólicas, queijos amarelos, carboidratos refinados, café, chás, refrigerantes e chocolates.
A alimentação equilibrada inclui a ingestão de leguminosas como feijão e ervilha, que são itens bons no combate ao estresse por apresentarem bons níveis de triptofano, aminoácido que ajuda na formação da serotonina, substância que induz o sentimento de bem-estar e felicidade. Cereais como aveia e arroz integral também devem compor o cardápio de quem quer e precisa se livrar do estresse, pois são alimentos ricos em proteína magra, vitamina do complexo B, aminoácidos e vitaminas essenciais. Outros alimentos benéficos incluem banana, sementes oleaginosas como castanha-do-Pará, castanha-de-caju e amêndoas, laticínios como leite, leite em pó e queijos brancos, ovos, carnes magras como frango e peru, peixes como salmão e atum, frutas ricas em vitamina C como morango, laranja, acerola, goiaba e abacaxi, e alho.
É importante procurar um nutricionista para desenvolver uma dieta personalizada e evitar excessos, pois a moderação é a chave. Além disso, é recomendado consumir chocolate amargo com pelo menos 70% cacau em pequena quantidade, uma vez por semana, pois possui propriedades antioxidantes e pode ajudar a reduzir o estresse.