:

O que comer para evitar infarto e AVC?

Fábio Brito
Fábio Brito
2025-08-04 01:53:55
Count answers : 21
0
Açafrão ou cúrcuma, aveia, azeite de oliva, chá de cavalinha, centelha asiática e dente-de-leão, frutas cítricas e vermelhas, linhaça, mamão e abacaxi, melão, óleo de gergelim e peixes variados, pepino, sálvia, sementes de abóbora e suco de uva integral. Todos esses alimentos são antioxidantes e o seu consumo pode afastar o risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Estudo recente demonstrou que ingerir altos níveis de alimentos ricos em antioxidantes não enzimáticos (NEAC) estão associados à diminuição do risco de AVC isquêmico, sobretudo em mulheres.
Gustavo Fonseca
Gustavo Fonseca
2025-08-02 11:33:08
Count answers : 17
0
Para garantir a saúde e o bem-estar mental e físico, é preciso adotar uma dieta saudável e equilibrada. Ao incluir vitaminas, minerais, nutrientes e proteínas nas refeições, é possível manter o sistema cardiovascular funcionando adequadamente e o sistema imunológico fortalecido, prevenindo o desenvolvimento de doenças. Para que uma refeição seja considerada saudável, é importante saber o que deve fazer parte dela. Dentre os alimentos que devem fazer parte de uma refeição saudável estão: fontes de fibras, como aveia, feijão e frutas diversas; óleos de origem vegetal, como girassol e azeite de oliva; leguminosas, como ervilha, lentilha e grão-de-bico; cereais integrais; produtos lácteos desnatados; frutas, principalmente as de casca vermelha; legumes e verduras. Dentre os alimentos acima, ganham destaque frutas, verduras e legumes, que reduzem em até 30% as chances de infarto quando consumidos diariamente.
Tomás Freitas
Tomás Freitas
2025-07-20 05:19:18
Count answers : 26
0
Uma dieta equilibrada e consciente, aliada à prática regular de exercícios físicos, pode ajudar a reduzir os fatores de risco associados a doenças cardíacas, como níveis elevados de hipertensão arterial e colesterol. O cardiologista aponta quais alimentos evitar para preservar a saúde cardiovascular, como Gorduras saturadas, presentes em carnes vermelhas, embutidos como bacon, salsichas, manteiga e queijos gordurosos. Gorduras trans, presentes em produtos ultraprocessados como bolos e fast-food, também são prejudiciais, pois aumentam o colesterol LDL e diminuem o colesterol HDL. Evitar esses alimentos e optar por alternativas saudáveis, como frutas, vegetais e grãos integrais, além de ter o hábito de se exercitar regularmente, é fundamental para promover um estilo de vida com um coração saudável. Ressaltando que qualquer mudança significativa nos hábitos do paciente deve ser avaliada por um profissional de saúde para garantir que seja apropriada e segura de acordo com as necessidades individuais.