O fast food é viciante?

Patrícia Morais
2025-07-22 10:05:08
Count answers
: 11
Uma dieta baseada em hambúrgueres, batatas fritas e alimentos ricos em gordura e repletos de calorias pode não apenas engordar. Alguns cientistas se questionam se o fast food pode viciar. Pesquisadores que têm testado os efeitos biológicos destes tipos de alimentos estão descobrindo que eles podem acionar mudanças hormonais no corpo que podem tornar difícil o controle da alimentação. Alimentos de fast food podem fornecer toda a dose recomendada por dia de calorias e gordura em apenas uma única refeição. Quando as pessoas ganham peso, elas se tornam mais resistentes ao hormônio leptina, que está fortemente relacionado ao peso e ao apetite, e a um peptídeo do cérebro, chamado galanina, que estimula a vontade de comer. Alimentos altamente saborosos e estímulos sexuais altamente potentes são os únicos estímulos capazes de ativar o sistema de dopamina com potência próxima a de drogas viciosas. Mas a revista também afirma que outros cientistas argumentam que não há provas conclusivas de alimentos ricos em gordura e açúcar possam levar ao vício.

Helena Pires
2025-07-22 09:38:56
Count answers
: 14
Sabia que o fast food é tão viciante quanto a cocaína ou a heroína?
Um estudo publicado na semana passada na revista “Nature Neuroscience” refere que a comida hipercalórica pode ser tão viciante como as drogas ou o tabaco, dado que desperta os mesmos sistemas cerebrais de recompensa que são activados, por exemplo, na dependência da cocaína, heroína e nicotina.
No estudo, os animais perderam completamente o controlo sobre os seus hábitos de alimentação, o primeiro sinal de vício.
Outro sinal inquietante do poder de viciação da comida hipercalórica foi o facto de, quando lhes foi interrompida a dieta hipercalórica e lhes foi apresentado um menu saudável, os animais se terem negado a comer quase por completo, tendo feito uma espécie de greve de fome durante duas semanas.
Tal como com as drogas, a comida hipercalórica “inunda” o cérebro com dopamina, aumentando a sensação de prazer, mas, à medida que os ratinhos iam comendo cada vez mais, o cérebro ia respondendo cada vez menos aos estímulos, criando-se um ciclo vicioso que conduz à dependência.
Os dados desta investigação também nos dão motivos para pensar que é bastante fácil ficar viciado em comida gordurosa e que, por isso, o melhor é mesmo evitar consumir alimentos desse tipo com regularidade.

Valentim Fonseca
2025-07-22 08:39:42
Count answers
: 11
O fast-food faz mal, considerando que geralmente é processado, rico em calorias e, muitas vezes, frito. Michael Moss, um jornalista vencedor do Prémio Pulitzer, revela no seu livro 'Hooked: Food, Free Will, and How the Food Giants Exploit Our Addictions' que o fast-food também pode ser tão viciante quanto a heroína. De acordo com o jornalista, enquanto a heroína depende da morfina para prolongar a natureza viciante da droga, o fast-food transforma-se em elementos mais simples como gordura, sal e açúcar, todos os quais têm o mesmo impacto sobre nós. A razão para isso é que esses componentes - gordura, açúcar e sal - desencadeiam a mesma libertação de dopamina no nosso cérebro que a morfina.

Beatriz Domingues
2025-07-22 08:25:16
Count answers
: 13
Mesmo assim uma grande parcela da população os consome várias vezes por semana e poucas sabem que esse tipo de alimentação pode se transformar em um vício. De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, e divulgada pelo jornal Daily Mail, os altos índices de gordura, açúcar e sal presentes na composição desses alimentos podem provocar dependência. Os cientistas afirmaram que o cérebro produz uma sensação de prazer após o consumo dessas comidas e é preciso cada vez mais dessas substâncias para que a sensação de saciedade apareça. Os cientistas ainda explicam que esse tipo de comportamento do cérebro é exatamente o mesmo que ocorre nas pessoas que fazem uso de substâncias entorpecentes.

Rafael Lima
2025-07-22 07:32:14
Count answers
: 11
Além disso, o autor do estudo informou que os fast foods são capazes de proporcionar um efeito viciante, bem parecido com o causado pelas drogas no cérebro.
De acordo com eles, uma rotina de atividades físicas intensas pode não só ajudar a eliminar as calorias, como também matar aquela vontade de comer alimentos mais gordurosos, popularmente conhecidos como fast foods.
“Uma parte muito importante em manter uma dieta é ter algum poder mental – a capacidade de dizer ‘não, posso estar desejando isso, mas vou me abster’.
Assim, o exercício pode não apenas ser benéfico fisicamente para a perda de peso, mas também mentalmente para obter controle sobre esses desejos por alimentos não saudáveis”’, explicou o pesquisador de fisiologia e neurociência da universidade, Travis Brown.
Eles acreditam que os resultados valem também para os humanos.
Tanto que Brown descreveu que a lógica foi baseada em estudos anteriores.
Por exemplo, a rotina de atividades físicas já foi relacionada a uma busca menor por cocaína entre pessoas com vício que passava por abstinência.
O exercício é benéfico de várias perspectivas: ajuda com doenças cardíacas, obesidade e diabetes; também pode ajudar na capacidade de evitar alguns desses alimentos desadaptativos.
Estamos sempre procurando essa pílula mágica de alguma forma, e o exercício está bem na nossa frente com todos esses benefícios”, complementou Brown.
Na próxima etapa, a equipe voltou a oferecer a alavanca que disponibiliza as pastilhas gordurosas, nisso, aqueles que se exercitaram de maneira mais intensa buscaram menos a recompensa.

Duarte Nogueira
2025-07-22 06:45:08
Count answers
: 9
Os fast-foods são alimentos processados, ricos em gordura, açúcar e sal, que estimulam o nosso cérebro a liberar substâncias químicas, como a dopamina, que nos dão uma sensação de prazer e recompensa. Essa sensação é tão forte que nos faz querer repetir a experiência, criando um ciclo vicioso. Os fast-foods podem até ser irresistíveis, mas não são insubstituíveis. Ingerir esse tipo de alimento ocasionalmente pode até não causar nenhum mal, mas lembre-se de que cair no ciclo vicioso é perigoso e prejudicial.
Read also
- Como controlar a vontade de comer fast food?
- Como posso evitar comer fast food?
- Como posso parar de gastar com fast food?
- O que acontece se parar de comer fast food?
- O que realmente tira a vontade de comer?
- O fast-food é viciante?
- Qual o fast-food menos prejudicial?
- Quantas vezes por mês pode comer fast food?
- Como desintoxicar o corpo de fast food?