:

Quais adoçantes devo evitar?

Fábio Andrade
Fábio Andrade
2025-07-26 23:30:26
Count answers : 17
0
Entre os desaconselhados estão: acesulfame Kaspartame advantame ciclamato sodio neotame sacarina sucralose estévia e seus derivados. NSS (sigla em inglês para adoçantes artificiais livres de açúcar) não são fatores dietéticos essenciais e não têm valor nutricional. O estudo chama a atenção de que a gente deve reduzir ao máximo tanto a quantidade de açúcar quanto de alimentos artificiais, como os adoçantes, no dia a dia, utilizando-os o mínimo possível. O que a gente vê por aí são pessoas que substituem o açúcar pelo adoçante, mas continuam consumindo alimentos extremamente açucarados, com excesso de adoçante que, por ser um produto químico, também faz mal à saúde quando usado em excesso. O popular adoçante artificial eritritol, que é usado como substituto do açúcar em muitos produtos cetogênicos, de baixa caloria e baixo teor de carboidratos, tem sido associado a um risco aumentado de ataque cardíaco, derrame e morte, de acordo com um estudo publicado na Nature Medicine. E os méritos e deficiências de adoçantes alternativos, como aspartame, sucralose, estévia e sacarina, são debatidos há anos. Falta consenso, mas um estudo de 2019 sugeriu que beber refrigerantes adoçados artificialmente estava associado ao aumento de mortes por doenças circulatórias.
Bárbara Sá
Bárbara Sá
2025-07-19 04:21:21
Count answers : 15
0
Quando analisamos os estudos sobre a sucralose, por exemplo, fica evidente que não se trata de uma boa opção pelo aumento do risco de tumores cancerígenos. Outro adoçante artificial bem conhecido é o aspartame, ele é usado com o objetivo de ajudar a perder peso, mas na verdade causa o oposto: aumento de peso, do risco de diabetes, pressão alta e doenças cardíacas. Agora o adoçante artificial da moda é o eritritol, apesar de ser um derivado natural encontrado em várias frutas e vegetais, é feito através de vários processos químicos que alteram sua composição para uso como adoçante. Outros exemplos desses adoçantes derivados de álcoois de açúcar são o sorbitol, manitol, xilitol, isomalte, maltitol, lactitol e hidrolisados de amido hidrogenados (HSH). É recomendável que você evite os adoçantes artificiais e use substitutos naturais e saudáveis.
Valentim Maia
Valentim Maia
2025-07-14 16:16:02
Count answers : 8
0
Entre os desaconselhados estão: acesulfame K aspartame advantame ciclamatos neotame sacarina sucralose estévia e seus derivados NSS não são fatores dietéticos essenciais e não têm valor nutricional. O estudo chama a atenção de que a gente deve reduzir ao máximo tanto a quantidade de açúcar quanto de alimentos artificiais, como os adoçantes, no dia a dia, utilizando-os o mínimo possível. O popular adoçante artificial eritritol, que é usado como substituto do açúcar em muitos produtos cetogênicos, de baixa caloria e baixo teor de carboidratos, tem sido associado a um risco aumentado de ataque cardíaco, derrame e morte, de acordo com um estudo publicado na Nature Medicine. E os méritos e deficiências de adoçantes alternativos, como aspartame, sucralose, estévia e sacarina, são debatidos há anos. Falta consenso, mas um estudo de 2019 sugeriu que beber refrigerantes adoçados artificialmente estava associado ao aumento de mortes por doenças circulatórias. As pessoas devem reduzir completamente a doçura da dieta, começando cedo na vida, para melhorar sua saúde O que a gente vê por aí são pessoas que substituem o açúcar pelo adoçante, mas continuam consumindo alimentos extremamente açucarados, com excesso de adoçante que, por ser um produto químico, também faz mal à saúde quando usado em excesso.
Leonardo Leal
Leonardo Leal
2025-07-04 02:47:19
Count answers : 15
0
Entre os desaconselhados estão acesulfame K, aspartame, advantame, ciclamatos, neotame, sacarina, sucralose, estévia e seus derivados. NSS não são fatores dietéticos essenciais e não têm valor nutricional. O estudo chama a atenção de que a gente deve reduzir ao máximo tanto a quantidade de açúcar quanto de alimentos artificiais, como os adoçantes, no dia a dia, utilizando-os o mínimo possível. O que a gente vê por aí são pessoas que substituem o açúcar pelo adoçante, mas continuam consumindo alimentos extremamente açucarados, com excesso de adoçante que, por ser um produto químico, também faz mal à saúde quando usado em excesso. Podem aumentar o risco de desenvolver diabete tipo 2 e doenças cardiovasculares, colaborando para uma maior taxa de mortalidade em adultos. O popular adoçante artificial eritritol, que é usado como substituto do açúcar em muitos produtos cetogênicos, de baixa caloria e baixo teor de carboidratos, tem sido associado a um risco aumentado de ataque cardíaco, derrame e morte, de acordo com um estudo publicado na Nature Medicine. Falta consenso, mas um estudo de 2019 sugeriu que beber refrigerantes adoçados artificialmente estava associado ao aumento de mortes por doenças circulatórias. As pessoas precisam considerar outras maneiras de reduzir a ingestão de açúcares livres, como consumir alimentos com açúcares naturais, como frutas, ou alimentos e bebidas sem açúcar. As pessoas devem reduzir completamente a doçura da dieta, começando cedo na vida, para melhorar sua saúde.
William Neto
William Neto
2025-07-04 01:42:02
Count answers : 20
0
O Inca não recomenda o consumo de qualquer tipo de adoçante artificial, como o aspartame. O instituto explica que a análise da agência resulta em uma classificação de níveis de evidências científicas do risco, após avaliação cuidadosa e criteriosa da qualidade dos estudos em humanos, animais experimentais e dos mecanismos envolvidos. Considerando a avaliação da Iarc em conjunto com evidências como a de que os adoçantes não colaboram no controle de peso, a indicação é de que esse tipo de produto seja evitado. O conselho do instituto é de que a população adote uma alimentação saudável, ou seja, baseada em alimentos in natura e minimamente processados e limitada em alimentos ultraprocessados.