O que podemos fazer para diminuir a quantidade de sódio?

Ricardo Assunção
2025-07-19 01:42:45
Count answers
: 13
Para diminuir a quantidade de sódio, é importante evitar a ingestão de alimentos processados industrialmente, tais como enlatados, conservas, embutidos, defumados.
Além disso, a utilização de menos sal no preparo dos alimentos pode ser uma medida benéfica.
A redução do peso corporal, do consumo de bebidas alcoólicas, prática de exercícios físicos com regularidade, também contribuem para a melhor qualidade de vida e redução da pressão arterial.
O segredo para manter a alimentação prazerosa está nos temperos, ervas e condimentos que devem estar lado a lado do sal no preparo dos alimentos, como por exemplo, o açafrão da terra, alecrim, alho, canela, cebolinha, coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica e tomilho.
Experimentar esses e outros temperos pode ajudar a reduzir o consumo de sal e tornar a alimentação mais saudável e saborosa.

Juliana Barros
2025-07-09 11:10:33
Count answers
: 20
A regra número 1 para diminuir o consumo de sódio é ficar atento aos rótulos e tabelas nutricionais dos alimentos. Além disso, prefira alimentos in natura, que tenham sido minimamente processados. Cozinhar em casa também requer atenção — não exagere no sal de cozinha enquanto você tempera os alimentos. De acordo com o Ministério da Saúde, os brasileiros consomem o dobro da quantidade diária de sal recomendada pela Organização Mundial da Saúde, que é de 2000 miligramas (ou 2 gramas de sódio por pessoa ao dia), o que equivale a 5g de sal. A Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda fazer exercícios regularmente, limitar consumo de álcool, não fumar e, é claro, ter uma alimentação saudável, com uma quantidade de sal moderada. Alguns alimentos também podem ajudar no combate à hipertensão, como alimentos que são fonte de magnésio, como o alho, que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, a aveia é rica em fibra e controla a glicose sanguínea, e o leite e derivados têm hipotensores que estimulam a eliminação do sódio. Também dê atenção aos alimentos ricos em potássio, como banana, feijão, espinafre e cenoura, que ajudam na eliminação do sódio. Por fim, não se esqueça de beber muita água.

Irina Figueiredo
2025-07-09 09:03:14
Count answers
: 18
Cozinhe mais, compre menos.
Comer fora pode até ser gostoso, mas para quem precisa controlar a ingestão de sal, esse hábito se torna um risco.
Evite fast food e alimentos industrializados.
Alimentos industrializados e fast foods são grandes vilões da saúde renal.
Faça receitas com ervas aromáticas e outros temperos.
É possível condimentar os alimentos sem exagerar no sal, e se você procurar, há diversas receitas de misturas de temperos que são simples, rápidas e práticas de preparar.
Não use temperos prontos.
Os temperos prontos, são ricos em sódio e substâncias prejudiciais à nossa saúde, evite ao máximo utilizá-los no preparo das suas refeições.
Prepare sal de ervas.
É possível acrescentar alguns temperos ao sal comum, fazendo com que uma quantidade menor deixe ainda mais sabor nos alimentos, reduzindo a quantidade de sódio ingerida em cada refeição.
Lembre-se, o paladar humano é adaptável, no início, reduzir o sódio dos alimentos poderá deixar a comida insossa mas, após o período de adaptação, seu paladar estará mais “limpo” e você conseguirá sentir melhor o gosto dos alimentos.

Carlota Nogueira
2025-07-09 08:33:36
Count answers
: 26
Prefira alimentos in natura e minimamente processados e evite o consumo de alimentos ultraprocessados.
Utilize sal em pequenas quantidades nas preparações culinárias.
Abuse de temperos naturais como salsa, cebolinha, manjericão, coentro, alho, cebola, entre outros.
Limite o consumo de alimentos processados conservados em sal, como azeitonas, legumes, peixes e carnes em conserva, consumindo em pequenas quantidades como parte de preparações baseadas em alimentos in natura e minimamente processados.
Fique atento aos rótulos dos alimentos processados e dê preferência àqueles com menor quantidade de sal em sua composição.

Davi Tavares
2025-07-09 06:39:40
Count answers
: 23
Reduza o consumo de sal de cozinha no preparo dos alimentos utilizando alho, cebola, manjericão, coentro, salsinha, alecrim, tomilho, orégano, pimenta, estragão, hortelã, louro, gengibre, mostarda em grão, açafrão, suco de limão e vinagre balsâmico.
Prefira alimentos frescos, in natura ou minimamente processados.
Priorize dieta à base de frutas, verduras, legumes, cereais integrais e leguminosas.
Evite embutidos como salsicha, peito de peru, presunto, salsichão, mortadela e salame.
Tenha atenção ao consumo de alimentos congelados, enlatados, conservas, molhos prontos, snacks e adoçantes.
Retire o saleiro da mesa.
Treine o seu paladar ao menor consumo de sal.
Mantenha boa hidratação - 35 a 40ml de água por quilo de peso por dia.
Equilibre com a ingestão de alimentos ricos em potássio: Frutas: água de coco, banana, abacate, melancia, laranja, abacaxi, figo, ameixa, damasco, mamão, maracujá e melão.
Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico e ervilha.
Tubérculos: batatas, aipim e mandioca.
Verduras e legumes: brócolis, espinafre, tomate, rabanete, cenoura, couve-flor, beterraba, acelga, couve e aipo.
Read also
- Como posso evitar o consumo de sódio?
- Como posso reduzir o consumo de sódio?
- Como combater o excesso de sódio?
- Como evitar o excesso de sal?
- O que é bom para controlar o sódio?
- O que diminui o sódio?
- Como diminuir o excesso de sal?
- Como posso eliminar o excesso de sódio do meu corpo?
- Como posso reduzir o consumo de sal?