Segundo a nutricionista Ana Paula Arantes Pires, o ideal é consumir ao menos três porções diárias de frutas, como sobremesas, lanches e em saladas, por exemplo. Pensando em uma dieta para emagrecimento, o ideal é sempre optar por frutas que ajudam a aumentar a saciedade. As frutas mais ricas em água e fibras e baixas em calorias irão auxiliar nesse processo.
Outra dica da nutricionista é sempre opte por consumi-las inteiras, preservando o máximo de nutrientes e fibras. Para isso existem diversas opções ricas em nutrientes e pouco açúcar, como por exemplo a ameixa, que é fonte de fibras, auxiliando na saciedade, vitaminas do Complexo B, Vitamina C, potássio, riboflavina e fósforo, além disso, possui um alto poder laxativo, regulando a função intestinal, 53 kcal, 13,9g de carboidratos, 2,4g de fibras e 2,8g de frutose.
Outra opção é o limão, que é fruta com alto conteúdo de Vitamina C, auxiliando na melhor absorção de ferro, fortalecendo o sistema imunológico, combatendo radicais livres no corpo e prevenindo envelhecimento precoce, com 22 kcal, 7,3g de carboidratos, 0,3g de fibras e 0,6g de frutose. O abacaxi é outra boa pedida, que é rico em sais minerais e vitaminas A, B1, B2 e C, apresentando quantidade considerável de potássio, ferro, cálcio, manganês e magnésio, e ainda possui uma enzima chamada bromelina, uma enzima proteolítica muito usada para auxiliar na digestão, é diurética, ajudando na retenção de líquidos, e ainda possui ação anti-inflamatória, com 42 kcal, 12,3g de carboidratos, 1g de fibras e 1,8g de frutose.
Por fim as opções também incluem o morango, que é rico em potássio e Vitamina C, ajudando a controlar a pressão sanguínea, permitindo a excreção do sódio do corpo, com 30 kcal, 6,8g de carboidratos, 1,7g de fibras e 2,1g de frutose, a nectarina, que tem potencial antioxidante, sendo rica em compostos fenólicos, Vitamina C e carotenóides, com 49 kcal, 11,8g de carboidratos, 1,6g de fibras e 1,3g de frutose, o melão, que é fonte de potássio, cálcio, fósforo, ferro, zinco e vitaminas A, C e do Complexo B, com 29 kcal, 7,5g de carboidratos, 0,3g de fibras e 2,7g de frutose, a melancia, que é rica em água, auxiliando na hidratação, com 33 kcal, 8,1g de carboidratos, 0,1g de fibras e 2,2g de frutose, o mamão, que é rico em fibras e possui baixo índice glicêmico, com 40 kcal, 10,4g de carboidratos, 1g de fibras e 3,3g de frutose, a mexerica, que faz parte do grupo de frutas cítricas, riquíssima em vitamina C, com 37 kcal, 9,3g de carboidratos, 2,7g de fibras e 1,9g de frutose e o maracujá, que é rico em vitaminas C e A, com 73 kcal, 12,3g de carboidratos, 1,1g de fibras e 1,9g de frutose.