:

É melhor comer brócolis cru ou cozido?

Telmo Morais
Telmo Morais
2025-08-16 07:43:54
Count answers : 17
0
A maior quantidade de sulforafano que você pode obter do brócolis está no consumo do vegetal cru, podendo não ser tão gostoso para algumas pessoas. Estudos mostram que métodos comuns de cozimento do vegetal, como ferver e aquecer no micro-ondas, mesmo que por poucos minutos, podem reduzir significativamente a quantidade de nutrientes encontrados no brócolis. A mirosinase também é extremamente sensível ao calor, o que pode acabar afetando na produção do sulforafano. Os nossos resultados sugerem que, após cortar os floretes de brócolis em pequenos pedaços, eles devem ser deixados por cerca de 90 minutos antes de cozinhar. O período de espera deu mais tempo para o desenvolvimento dos compostos benéficos antes deles serem levemente cozidos. O brócolis que foi refogado imediatamente tinha 2,8 vezes menos sulforafano do que o que foi deixado para “desenvolver” por mais tempo. Não é possível prever quantos teriam o tempo disponível para cozinhar seus brócolis dessa maneira. A equipe diz que está investigando maneiras de reduzir o corte necessário, então fique atento — ou simplesmente coma um pouco de brócolis cru.
Bianca Esteves
Bianca Esteves
2025-08-05 18:58:35
Count answers : 19
0
Comer brócolis cru é uma ótima maneira de absorver todos os nutrientes que ele tem para oferecer. Spoiler: não é cozido. A estrutura do brócolis é um pouco mais complexa, e o sulforafano não está simplesmente disponível, pronto para o consumo. Alguns estudos mostram que ferver o brócolis, por exemplo, tem o efeito reverso, reduzindo a quantidade de glucosinolatos e mirosinase no vegetal. O brócolis que passou um tempo descansando tinha 2,8 vezes mais sulforafano do que aquele que foi para a frigideira logo após o corte. O processo é longo e levemente cansativo para quem está morto de fome. Por isso, o time sugere que 30 minutos de descanso já podem ajudar na elevação dos níveis do composto – ou, então, que se opte pela árvore crua.
Xavier Freitas
Xavier Freitas
2025-07-30 20:51:09
Count answers : 20
0
Brócolis cozido ou cru? Proporciona maiores benefícios à saúde quando ingerido cru. Um estudo descobriu que os níveis sanguíneos do composto sulforafano, que pode ajudar a reduzir o risco de câncer, foram cerca de 30% mais altos nos indivíduos quando eles comeram brócolis cru em comparação ao cozido. Cozinhar brócolis também leva à perda de vitamina C.
Carlota Magalhães
Carlota Magalhães
2025-07-20 03:41:37
Count answers : 15
0
A técnica funciona, mas pode dar trabalho. Durante o cozimento do brócolis, especialmente por métodos como fervura e cozimento no micro-ondas, ocorre uma redução significativa na quantidade de glucosinolatos presentes no vegetal. Além disso, a enzima mirosinase também é muito sensível ao calor, o que resulta na perda da sua capacidade de conversão dos glucosinolatos em sulforafano. Também há a opção de pílulas suplementares, mas segundo uma pesquisa de 2011, a maior quantidade de sulforafano disponível no brócolis é obtida ao consumi-lo cru – aí já é por sua conta em risco! Para que o seu brócolis fique mais saudável, você precisa picá-lo milimetricamente, deixá-lo descansando por 90 minutos e depois fritá-lo por quatro minutos. Mas, se não quiser todo esse trabalho, pode comer seu vegetal do jeito que sempre fez. Mesmo com menos do composto especial, ele ainda te fará bem.
Helena Pires
Helena Pires
2025-07-19 23:26:15
Count answers : 26
0
Um copo de brócolis cru tem somente 30 calorias. O brócolis é permitido em diversas dietas balanceadas, seu consumo, seja cru ou cozido, rende mais do que toda a quantidade diária recomendada de vitamina C e vitamina K, por exemplo. Para manter seus componentes nutricionais e todas as propriedades benéficas à saúde, o ideal é que o brócolis seja cozido sempre no vapor. A mesma porção do vegetal cozido tem 54 calorias. O brócolis pode ser incluído na sua alimentação de diversas maneiras. Cru, em saladas, cozido ou grelhado como acompanhamento, misturado com arroz, massas, sopas ou folhados, refogado.
Daniela Tavares
Daniela Tavares
2025-07-19 23:09:45
Count answers : 17
0
Desta forma, para evitar esse risco, não é aconselhável comê-los crus em excesso. Os especialistas recomendam os métodos de cozimento que reduzam esses compostos, como é o caso do vapor. Opte por cozinhar o brócolis no vapor ou levemente escaldado para obter o máximo dos seus benefícios. Ao cozinhar no vapor, você tera as propriedades nutricionais mais preservadas, reduzindo a perda de nutrientes sensíveis ao calor, como a vitamina C. Comer brócolis cozido: ao cozinhar o vegetal, a quantidade de isotiocianatos são reduzidas e você também terá uma melhor digestão das fibras.