Um bom exemplo de plano é: Após ter trabalhado no turno da noite, é normal que mesmo tendo dormido as 8h recomendadas, a pessoa acorde ainda com sono e permaneça um pouco mais cansado no dia seguinte, mas essa sensação vai desaparecendo ao longo do dia.
O suplemento de melatonina é uma boa opção para ajudar a manter um sono reparador, este suplemento atua melhorando a qualidade do sono, mas não provoca o sono.
Geralmente um comprimido de 3 ou 5 mg antes de deitar é suficiente para atingir um sono de boa qualidade, no entanto é importante que seja indicado pelo médico, pois pode interagir com outro medicamento que possa estar sendo feito uso.
A melatonina é uma boa opção para quem sofre com insônia mas não deseja ou não pode tomar medicamentos contra insônia porque estes podem causar dependência.
Comer bem e uma alimentação adequada também é importante para manter-se acordado quando precisa trabalhar.
As refeições devem ser bem distribuídas, sendo prejudicial ficar beliscando o tempo todo.
A última refeição antes de deitar deve ser leve para evitar a má digestão e a sensação de estômago cheio.
A primeira refeição após acordar deve conter alimentos estimulantes, como chocolate ou café e pão ou tapioca, por exemplo.
Tomar um banho relaxante ou tomar um suco ou chá que tenha propriedades calmantes pode ajudar.
Boas opções são suco de maracujá, chá de camomila, lavanda ou valeriana, por exemplo.
Se não gosta ou não tem tempo para preparar estes sucos e chás, pode optar por tomar um remédio natural em cápsulas que contenha estes ingredientes.