:

O ovo é bom para a visão?

Matheus Torres
Matheus Torres
2025-08-10 06:30:06
Count answers : 19
0
O ovo é um alimento que pode fazer bem para a visão, cérebro e recuperação muscular. Rico em carotenoides, antioxidantes bons para a visão, o milho está mais presente no ovo caipira, e por isso, esse tipo de ovo pode ajudar a evitar problemas nos olhos, especialmente em pessoas mais velhas. O ovo caipira pode ajudar a evitar problemas nos olhos, especialmente em pessoas mais velhas.
Wilson Pinto
Wilson Pinto
2025-08-06 07:44:07
Count answers : 23
0
E quando se pensa em saúde ocular, o destaque fica por conta dos nutrientes denominados de carotenoides, como a luteína e a zeaxantina presentes nos ovos, que possuem funções antioxidantes. A luteína e a zeaxantina são pigmentos amarelos que se localizam na mácula, região central da retina dos olhos, e que, por isso, também são chamados de pigmentos maculares. Os pigmentos maculares atuam como um filtro que protege a mácula, por reduzir a quantidade de luz de comprimento de onda curta, além de neutralizar espécies reativas de oxigênio liberadas tanto por dano luminoso como pelo metabolismo retiniano interno. Nosso organismo não sintetiza estes pigmentos e, por isso, precisamos obtê-los através da alimentação ou suplementação, sendo a gema do ovo uma potente fonte alimentar contra a degeneração das células e redução da acuidade visual, reduzindo, inclusive, os riscos de doenças oftalmológicas, como degeneração macular e catarata. De acordo com a Dra. Milena, atualmente, não há pesquisas suficientes para indicar um nível ou quantidade ideal exato de ingestão de luteína e zeaxantina para proteção contra doenças oculares, mas estudos já realizados indicam que o consumo de 1 a 4 ovos por dia é capaz de promover e garantir a saúde ocular, pois aumenta os níveis de carotenoides no sangue e a densidade óptica do pigmento macular. As evidências encontradas pelos pesquisadores até o momento sugerem uma associação significativa entre a ingestão de luteína / zeaxantina e redução de risco para DMRI avançada.
Yara Lopes
Yara Lopes
2025-07-30 05:43:55
Count answers : 17
0
As vitaminas e nutrientes nos ovos, incluindo a luteína e a vitamina A, promovem a saúde e o bom funcionamento dos seus olhos. Os ovos podem prevenir olho seco. Os ovos são fontes de luteína e zeaxantina, que podem ajudar a estabilizar a progressão da degeneracao macular relacionada a idade e catarata.
Mauro Nogueira
Mauro Nogueira
2025-07-22 20:40:57
Count answers : 20
0
Rico em carotenoides, antioxidantes bons para a visão, o milho está mais presente no ovo caipira, como explicou a nutricionista Lara Natacci. O ovo é um alimento que pode fazer bem para a visão, cérebro e recuperação muscular, como explicaram a pediatra Ana Escobar, a nutricionista Lara Natacci e o veterinário especialista em ovo José Roberto Bottura. E por isso, esse tipo de ovo pode ajudar a evitar problemas nos olhos, especialmente em pessoas mais velhas.
Mafalda Marques
Mafalda Marques
2025-07-14 06:52:38
Count answers : 11
0
O ovo é uma excelente fonte de nutrientes. Contém proteína de alto valor biológico, vitaminas, minerais, ômega 3 e compostos ativos, como a luteína e a zeaxantina. E quando se pensa em saúde ocular, o destaque fica por conta dos nutrientes denominados de carotenoides, como a luteína e a zeaxantina presentes nos ovos, que possuem funções antioxidantes. A luteína e a zeaxantina são pigmentos amarelos que se localizam na mácula, região central da retina dos olhos, e que, por isso, também são chamados de pigmentos maculares. Os pigmentos maculares atuam como um filtro que protege a mácula, por reduzir a quantidade de luz de comprimento de onda curta, além de neutralizar espécies reativas de oxigênio liberadas tanto por dano luminoso como pelo metabolismo retiniano interno. Nosso organismo não sintetiza estes pigmentos e, por isso, precisamos obtê-los através da alimentação ou suplementação, sendo a gema do ovo uma potente fonte alimentar contra a degeneração das células e redução da acuidade visual, reduzindo, inclusive, os riscos de doenças oftalmológicas, como degeneração macular e catarata. De acordo com a Dra. Milena, atualmente, não há pesquisas suficientes para indicar um nível ou quantidade ideal exato de ingestão de luteína e zeaxantina para proteção contra doenças oculares, mas estudos já realizados indicam que o consumo de 1 a 4 ovos por dia é capaz de promover e garantir a saúde ocular, pois aumenta os níveis de carotenoides no sangue e a densidade óptica do pigmento macular. As evidências encontradas pelos pesquisadores até o momento sugerem uma associação significativa entre a ingestão de luteína / zeaxantina e redução de risco para DMRI avançada.
Alice Guerreiro
Alice Guerreiro
2025-07-06 01:23:00
Count answers : 15
0
Vitamina A: tem efeito antioxidante e é essencial para a visão. A gema do ovo contem colina, cálcio, ferro, fósforo, zinco, tiamina, B6, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B12, vitaminas A, D e E e ácidos graxos e ômega-3. Possui várias vitaminas essenciais para a saúde como as dos complexos B, A e D, encontradas somente na gema. O ovo possui nutrientes com ação antioxidante como os carotenoides, a vitamina A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio. Estes componentes ajudam a proteger as células da ação danosa dos radicais livres, o que auxilia a retardar o envelhecimento celular precoce.