:

Como fazer seu filho comer comida saudável?

Cristiano Oliveira
Cristiano Oliveira
2025-07-10 08:38:27
Count answers : 20
0
Dê o exemplo. Crianças aprendem mais com o que observam diariamente do que com palavras. Não adianta sempre consumir doces, fritura e refrigerante e esperar que seu filho aceite frutas e verduras. Lembre-se: os filhos tendem a imitar os hábitos dos pais, logo, dê o exemplo. Disponibilize opções saudáveis. Sempre que seu filho tiver fome, ofereça opções saudáveis, como frutas, sucos naturais e alimentos integrais. Observe o que você coloca no prato e na lancheira, o que faz parte da rotina alimentar da criança, pois é no dia a dia que se adquirem bons hábitos. Quando for ao mercado, evite comprar alimentos que não fazem bem, geralmente ricos em gordura e açúcar e pobres em fibras e vitaminas. Elogie bons comportamentos e incentive a variedade. Elogie sempre que o seu filho experimentar novos alimentos, comer legumes, verduras e frutas. Transforme a hora de comer em um momento de prazer. Tente fazer com que a hora de comer seja sinônimo de tranquilidade e prazer. Crie estórias que envolvam os alimentos, as cores ou personagens que a criança gosta, converse, coloque uma música calma. Incentive a participação e a experimentação de alimentos de diferentes formas. Deixe que a criança participe do processo, como ir ao mercado ou à feira, ajudar na escolha do cardápio.
Kelly Jesus
Kelly Jesus
2025-07-10 08:23:42
Count answers : 12
0
Para ajudar a criança a comer alimentos mais saudáveis e ricos nutricionalmente, é importante que sejam adotadas estratégias que ajudem a educar o seu paladar, o que pode ser feito por meio da oferta de alimentos com sabores menos intensos, como frutas e legumes, por exemplo. Além disso, durante o processo é importante evitar que a criança coma muitos doces durante o dia e que a alimentação aconteça quando se está de fato com fome e em um ambiente calmo e agradável para a criança. Diminua a quantidade de doces na semana, é bom que a criança seja habituada a comer pouco doce, isso porque são ricos em calorias e não possuem nutrientes que ajudem a criança a crescer saudável. Dê o alimento mais que uma vez, mesmo que a criança diga que não gosta de determinado alimento, deve-se insistir com o consumo, pois uma pessoa pode provar um determinado alimento por até 15 vezes antes de decidir se gosta ou não gosta dele. Deixe comer sozinha, a partir de 1 ano de idade as crianças devem comer sozinhas, mesmo que inicialmente isso faça muita bagunça e sujeira. Varie a apresentação da comida, uma boa estratégia para que a criança aprenda a comer frutas e legumes é variar a forma como estes alimentos são apresentados. Tenha atenção ao ambiente, se o ambiente é de estresse e irritação, a criança tem maior probabilidade de fazer birras e rejeitar a comida. Certifique de que a criança está com fome, para garantir que a criança coma toda a refeição, é importante garantir que a criança tem fome, assim, uma opção é evitar dar comida para criança cerca de 2 horas antes da refeição.
Davi Tavares
Davi Tavares
2025-07-10 07:06:26
Count answers : 23
0
Concentre-se na dieta geral. As crianças deveriam comer mais alimentos inteiros e minimamente processados ​​- alimentos tão próximos de sua forma natural quanto possível – e menos alimentos embalados e processados. Seja um modelo, o impulso infantil de imitar é forte, então não peça a seu filho que coma vegetais enquanto você se empanturra de batatas fritas. Disfarce o sabor de alimentos mais saudáveis, adicione vegetais a um ensopado de carne, por exemplo, ou amasse cenouras com purê de batata, ou adicione um molho doce às fatias de maçã. Cozinhe mais refeições em casa, refeições em restaurantes e comida para viagem têm mais açúcar adicionado e gordura prejudicial à saúde, então cozinhar em casa pode ter um grande impacto na saúde de seus filhos. Envolva as crianças, envolva seus filhos nas compras de mantimentos e na preparação das refeições. Você pode ensiná-los sobre diferentes alimentos e como ler os rótulos dos alimentos.
Mia Baptista
Mia Baptista
2025-07-10 06:34:42
Count answers : 18
0
Uma boa saúde está diretamente ligada à uma alimentação saudável. Por isso, este tipo de cardápio deve ser incentivado desde os primeiros anos de vida. Seja o exemplo Crianças são como esponjas, sempre absorvendo o comportamento dos adultos – em especial, dos responsáveis – e repetindo no seu dia a dia. Portanto, uma das melhores formas de fazer com que o seu filho se alimente bem é fazer com que toda família tenha um cardápio saudável. Comida também é para brincar Especialmente quando os bebês estão iniciando a introdução alimentar, é interessante oferecer alimentos em pedaços grandes, ao invés das tradicionais papinhas. Desta forma, a criança demonstra mais interesse pelo ingrediente, conseguindo pegar, brincar e reconhecer ele. Além de estimular a alimentação, o neném desenvolve a coordenação motora ao mesmo tempo que come. Deixar o seu pequeno participar das compras e/ou preparo dos alimentos, o incentiva a experimentar novos alimentos e comer melhor. A gente quer que a criança desenvolva uma relação saudável com os alimentos. Ao forçar um ingrediente para o seu filho, só vai gerar nele angústia. É preciso ter paciência e ofertar o alimento recusado mais de uma vez. Rotina é extremamente necessária para o desenvolvimento da criança. Na medida do possível tente criar o hábito do café da manhã, almoço e jantar com horários determinados e com toda a família reunida. Se não tem como reunir todos nas principais refeições, escolha uma delas para ser a reunião familiar. Contudo, mantenha um horário específico para as refeições dos pequenos. Por exemplo: 08h – café da manhã; 10h – lanche da manhã; 12h – almoço; 15:30 – lanche da tarde; 19h – Jantar. Para ajudar ainda mais nessa missão que é ensinar o seu filho a se alimentar melhor, vamos dar algumas dicas práticas que podem ser adotadas na sua rotina hoje mesmo. É difícil, mas tolere um pouco de bagunça na mesa. Deixe o pequeno pegar os alimentos com a mão e brincar com eles. Como já dissemos, este comportamento estimula a criança a sentir o alimento e se conectar com ele. Varie o cardápio. Misture os alimentos favoritos da criança com outros que ela ainda não conhece. Invista em lanchinhos práticos e saudáveis. Invista em alimentos pequenos, como cenoura baby e tomate cereja. Evite bebidas durante a refeição. Líquidos dão uma sensação de saciedade antes do tempo. Deixe a água, suco e chá para depois do prato. Mantenha alimentos saudáveis, como legumes, frutas e cookies ao alcance das crianças. Você costuma preparar um cardápio semanal para a sua família? Chame o seu filho para fazer parte disso. É uma forma de você dar oportunidade ao pequeno de escolher aquilo que ele gosta de comer. Leve o seu filho para fazer compras com você, seja no mercado, feira ou online em sites. Assim, a criança se aproxima mais dos alimentos e aguça a curiosidade deles, fazendo com que eles comam e experimentem com mais facilidade.
Xavier Freitas
Xavier Freitas
2025-07-10 04:52:21
Count answers : 20
0
A família deve oferecer o alimento à criança e avaliar a sua reação, de maneira a identificar se ela gosta ou não. É aconselhado que após a primeira recusa, por exemplo, de legumes, não se deverá insistir de imediato, pois irá criar um ambiente negativo e tornar a aceitação ainda mais difícil. A American Society for Nutrition sugere aos pais que incentivem as crianças a provar 8 a 12 vezes o alimento que recusaram, para que se adaptem ao novo sabor. Envolva as crianças na escolha, na preparação e na apresentação dos alimentos. Deixe que a criança ajude a preparar as refeições, explicando-lhe quais os legumes que está a utilizar, porquê e como os deverá preparar. Procure escolher legumes de cores diferentes, evitando uma só cor, tentando fazer uma alimentação diversificada para despertar a curiosidade da criança. Experimente novas formas de confeção como legumes salteados, grelhados ou em estufados, entre outras. Na hora da refeição procure contar histórias e faça jogos para estimulá-las a consumir os legumes. Crie bonecos com os brócolos e cenouras ou corte os vegetais como o pepino em forma de estrela. Nunca se esqueça: a criança deve ser elogiada quando experimenta um alimento novo, porque ela reage positivamente aos elogios e interpreta-os como um excelente incentivo para continuar a agradar aos pais e à família. Dê sempre o exemplo, consumindo o mesmo prato que pretende que a criança ingira. Não desanime se a criança não comer os legumes que preparou, é apenas uma questão de tempo. E dê o exemplo, com toda a família envolvida.
Daniela Tavares
Daniela Tavares
2025-07-10 03:23:25
Count answers : 17
0
Seja o exemplo que seu filho precisa, mostre que você também aprecia esses alimentos. Torne a alimentação uma aventura divertida, forme animais com frutas ou crie uma "pizza" de pão integral com diferentes legumes. Envolver seu filho na preparação dos alimentos também é uma ótima estratégia, deixe-o escolher os ingredientes no mercado, lavar as frutas, ou até mesmo montar o próprio prato. Crie um ambiente positivo durante as refeições, evite forçar ou fazer chantagens para que seu filho coma algo, elogie as pequenas conquistas, como quando ele experimenta uma nova fruta ou termina seus vegetais. Faça do alimento saudável a única opção disponível, evite estocar a despensa com guloseimas, refrigerantes e snacks industrializados. Se a única opção disponível for frutas, vegetais e lanches saudáveis, seu filho terá maior probabilidade de consumi-los. Comece com pequenas porções e vá aumentando conforme o interesse do seu filho cresce, misture novos alimentos com aqueles que ele já gosta ou ofereça de diferentes formas. O mais importante é manter a persistência e continuar oferecendo uma variedade de alimentos saudáveis de maneira positiva e divertida.