Como fazer modulação glicêmica?

Margarida Carneiro
2025-07-13 15:35:25
Count answers
: 18
Uma alimentação rica em açúcares e produtos industrializados é umas das grandes razões para o desequilíbrio glicêmico na saúde.
É comprovado que algumas plantas possuem fitoquímicos que ajudam no controle da glicemia.
Uma alimentação anti-inflamatória também é indicada com esse objetivo, uma vez que reduzir a inflamação ajuda a melhorar a sensibilidade das células à insulina.
Incluir canela nas preparações é uma boa estratégia para auxiliar no controle da glicemia.
É preciso ressaltar que todos esses alimentos devem ser fazer parte de uma alimentação equilibrada associada a um estilo de vida saudável, para atuarem com esses efeitos sobre a glicemia.
Nenhum alimento deve ser considerado “herói” isoladamente na dieta!

Nádia Andrade
2025-07-06 22:57:14
Count answers
: 10
Seus resultados positivos, conjuntamente à suplementação de magnésio em pessoas com diabetes, com resistência à insulina ou público em geral, forneceram benefícios significativamente maiores na modulação da insulina e nos níveis de concentração glicêmica em jejum.
Além disso, mesmo que as fontes principais deste mineral, entre elas, os vegetais de folhas verde-escuras, as nozes, o feijão e o cacau, contenham quantidade significativa, a exigência diária nutricional, comumente, não é alcançada, assim, levantando a importância de sua suplementação.
A dose diária recomendada deste nutriente é de 300 a 350mg/dia para um adulto saudável, com um adicional de 150mg/dia durante a gravidez e a lactação.
Uma causa importante dessa escassez pode ser atribuída à dieta inadequadamente equilibrada ou absorção intestinal reduzida.
A análise dose-resposta, com acompanhamento de 4 a 30 anos, revelou que um aumento de 100mg/dia de magnésio na dieta está significativamente associado a uma diminuição de 7% no risco de acidente vascular cerebral, 22% no risco de insuficiência cardíaca, 19% no risco de diabetes tipo 2 e 8% no de doença arterial coronariana.

Rui Neto
2025-06-23 04:18:44
Count answers
: 20
Para fazer modulação glicêmica, é importante considerar o papel do cromo no metabolismo da insulina. A deficiência desse mineral parece agravar ou predispor o indivíduo ao diabetes mellitus tipo II. A literatura aponta que pessoas com DM2 tendem a apresentar concentrações séricas de cromo expressivamente menores em comparação aos indivíduos normoglicêmicos.
Além disso, estudos sugerem que a suplementação com cromo em indivíduos sadios tende a diminuir a resistência à insulina. A suplementação com cromo pode auxiliar na melhora do perfil glicêmico de pacientes diabéticos, não sendo recomendada sua utilização na redução do peso corporal e na alteração do perfil lipídico.
Um estudo controlado, simples-cego e randomizado avaliou os efeitos da suplementação com picolinato de cromo em pacientes com DM2 descontrolado, e os resultados apontaram que os pacientes que receberam a suplementação tiveram uma redução tanto da concentração de glicose em jejum quanto no período pós-prandial.
A hemoglobina glicada dos pacientes suplementados também se mostrou inferior à do grupo controle.
Portanto, a suplementação com cromo parece ser uma forma de fazer modulação glicêmica, especialmente para pacientes com diabetes tipo 2.
Read also
- Como evitar alto índice glicêmico?
- O que fazer para diminuir o índice glicêmico dos alimentos?
- Como posso reduzir a carga glicêmica dos alimentos?
- O que é bom para baixar o índice glicêmico?
- Quais alimentos têm alta carga glicêmica?
- O que comer no café da manhã com baixo índice glicêmico?
- Como diminuir a taxa glicêmica?
- Quais alimentos não dão pico glicêmico?
- Qual alimento tem maior índice glicêmico?