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Como montar um plano de aula de Pilates?

Martim Gomes
Martim Gomes
2025-07-08 03:15:01
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A abordagem ao aluno que chega ao Studio de Pilates deve seguir um roteiro básico, a fim de que o profissional consiga extrair as informações necessárias para montar seu plano de aulas. É fundamental, nesse momento, buscar entender o que fez aquele aluno buscar o Pilates, o que ele espera do método, quais as suas demandas, as limitações e o seu nível de prática. Extraia o máximo de informações na abordagem inicial, quanto mais informações você conseguir reunir, mais elementos terá para montar a aula inicial ideal. Monte uma primeira personalizada, de acordo com cada aluno, para otimizar a rotina, muitos profissionais criam aulas iniciais padronizadas, mas se você quer ser um profissional diferenciado e quer que a aula de Pilates para iniciantes marque a experiência do seu aluno, não faça isso. Inclua exercícios que te ajudem a analisar o nível desse aluno, por mais que você tenha feito uma excelente abordagem, sempre existe a possibilidade de você identificar outras restrições na aula para iniciantes. Faça uma troca de feedbacks ao final da aula de Pilates para iniciantes, após a aula de Pilates para iniciantes, converse com o aluno, é uma ocasião propícia para extrair as impressões dele e passar a ele o feedback de suas observações.
Micael Ferreira
Micael Ferreira
2025-06-30 15:15:52
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O primeiro passo para a elaboração de uma aula de Pilates de sucesso é a definição de um ou mais objetivos. Para isso, convém usar verbos no infinitivo para responder a uma pergunta motriz do tipo: “Ao final da minha aula, quem estiver praticando Pilates deve…?”. A partir dos objetivos traçados de acordo com as necessidades dos seus alunos, é possível criar um conjunto de exercícios que atinjam os objetivos listados. Também é possível criar objetivos específicos, de acordo com as habilidades individuais de cada aluno, respeitando seus limites e seu potencial de evolução em cada exercício. Após pensar nos objetivos gerais e específicos da aula, considere o espaço onde as atividades serão realizadas e os equipamentos disponíveis. É imprescindível considerar o ajuste das molas e dos pesos que serão utilizados para cada aluno nos equipamentos escolhidos. Começar a aula com o aquecimento é importante para trazer os alunos para o momento presente, deixando as preocupações externas do lado de fora. Após o aquecimento, os exercícios devem ser elaborados de acordo com os objetivos, pensando em quais articulações precisam ganhar mais mobilidade e quais necessitam de mais estabilidade. É importante que a aula tenha um equilíbrio, com um número de exercícios por equipamento e outros com o mesmo objetivo que envolvam mobilidade, estabilidade e movimento. Após os exercícios, é importante planejar a diminuição do ritmo cardíaco, buscando uma redução do fluxo respiratório. O alongamento pode ser trabalhado nesse momento final para trazer mais relaxamento e deixar a lembrança de prazer e liberação de serotonina. Tenha em mente os objetivos da aula do começo ao fim, buscando uma finalização coerente com os exercícios aplicados. O fechamento pode conter uma mensagem positiva, música relaxante e exercícios de respiração. Observe que o planejamento da aula deve estar em consonância com o planejamento semanal e mensal, que deve estar de acordo com as expectativas de cada aluno. Cada profissional define o método que prefere trabalhar e a ordem dos equipamentos que irá utilizar durante o seu planejamento de aula. O importante é descobrir aquilo que faz os alunos sentirem prazer em estar na aula, aliado às suas necessidades, expectativas e limitações.