Como dividir as aulas de Pilates?

Kevin Paiva
2025-06-30 01:56:27
Count answers
: 17
Para dividir as aulas de Pilates, o primeiro passo é sentir cada aluno antes de colocá-lo numa turma.
Além de pensar nas características físicas e limitações da pessoa, é essencial considerar se fulano vai se dar bem com ciclano.
Isso pode ser feito prestando atenção nos detalhes das pessoas, das aulas, do ambiente, percebendo se é uma pessoa extrovertida, mais quieto, se é do tipo mais concentrado ou daqueles que adoram uma bagunça e uma conversa no meio da aula.
Desse jeito, é possível colocar as pessoas certas para fazer a aula juntos e, partindo dessa lógica, formar turmas.
Para otimizar as aulas e formar turmas de pessoas que se darão bem, é importante analisar o perfil do aluno, ir além da anamnese e ter a sensibilidade de perceber as entrelinhas.
Quando você tem um espaço com um equipamento de cada para cada aluno, o trabalho é muito mais tranquilo para ministrar aulas em grupo, mas se você tem apenas um equipamento de cada e atende pequenos grupos, utilize a sua criatividade para ministrar os mesmos exercícios em equipamentos diferentes.
Isso ajuda a melhorar a capacidade de adaptação dos movimentos e dos ambientes para seu cliente.
Pensando dessa forma, você consegue organizar melhor a agenda do seu Studio, pois irá otimizar as aulas para formar turmas de pessoas que se darão bem e, dessa forma, as aulas fluirão muito mais.

Ivo Faria
2025-06-30 01:51:22
Count answers
: 22
Para dividir as aulas de Pilates, é importante saber o que o cliente quer e para que ele procurou o instrutor, pois isso facilitará o planejamento das aulas de acordo com seus reais objetivos.
Não é necessário explorar todos os decúbitos na mesma sessão, mas é fundamental criar uma sequência lógica para evitar que a sessão fique monótona.
Se você iniciar em decúbito dorsal, faça todos os exercícios possíveis nesse decúbito e depois vá para o decúbito lateral ou ventral.
Outra opção é começar em pé e ir descendo até o decúbito dorsal, mantendo sempre uma sequência lógica.
Planejar cada sessão com antecedência ajuda a evitar a monotonia e garante uma variedade de exercícios.
É essencial destacar que o conteúdo da aula deve respeitar as necessidades e objetivos do cliente e não simplesmente reproduzir movimentos em sequência aleatória.
Desse modo, o uso de comando verbal é fundamental, evitando interrupções para demonstrações e mantendo fluidez durante a sessão.