:

O que alivia intolerância a glúten?

Dinis Leite
Dinis Leite
2025-07-06 04:20:16
Count answers : 22
0
A intolerância ao glúten pode gerar sintomas desconfortáveis, como dores abdominais, gases, diarreia, fadiga e dores de cabeça, que podem surgir horas após o consumo de alimentos que contenham glúten. Pessoas com intolerância ao glúten muitas vezes precisam ajustar sua dieta, evitando alimentos que contenham glúten, o que pode limitar a variedade de opções alimentares e criar dificuldades em eventos sociais ou ao comer fora de casa. No entanto, ao contrário da doença celíaca, onde a eliminação total do glúten é necessária para prevenir danos ao intestino, as pessoas com intolerância ao glúten podem beneficiar de algumas estratégias que auxiliam na digestão do glúten, como o uso de enzimas específicas. Suplementos que ajudam a quebrar o glúten, como os que contêm a enzima Tolerase G, são uma opção promissora para melhorar a digestão e reduzir o desconforto, permitindo uma maior flexibilidade na alimentação.
Bruno Pires
Bruno Pires
2025-06-25 09:14:52
Count answers : 16
0
O paciente pode apresentar sintomas como diarreia crônica, desnutrição com déficit do crescimento, anemia ferropriva não curável, emagrecimento e falta de apetite, distensão e dor abdominal, vômitos, glúteos atrofiados, pernas e braços finos, apatia, desnutrição aguda. A doença pode ser caracterizada por anemia resistente a ferroterapia, irritabilidade, fadiga, baixo ganho de peso e estatura, prisão de ventre, constipação intestinal crônica, manchas e alteração do esmalte dental, esterilidade e osteoporose antes da menopausa. Se não tratada a doença, podem surgir complicações como o câncer do intestino, anemia, osteoporose, abortos de repetição e esterilidade. Além disso, os pacientes com intolerância ao glúten podem apresentar sintomas como diarreia crônica, desnutrição com déficit do crescimento, anemia ferropriva não curável, emagrecimento e falta de apetite, distensão e dor abdominal, vômitos, glúteos atrofiados, pernas e braços finos, apatia, desnutrição aguda que podem levar o paciente à morte na falta de diagnóstico e tratamento. Pode ser, por exemplo, anemia resistente a ferroterapia, irritabilidade, fadiga, baixo ganho de peso e estatura, prisão de ventre, constipação intestinal crônica, manchas e alteração do esmalte dental, esterilidade e osteoporose antes da menopausa.
Mónica Valente
Mónica Valente
2025-06-25 08:45:54
Count answers : 19
0
Não existe tratamento específico para a doença celíaca, restando apenas a dieta sem glúten como tratamento para esta enfermidade. Como o glúten é o que desencadeia o processo inflamatório envolvendo nossas células de defesa numa agressão contra o nosso intestino, a simples remoção desta proteína é capaz de parar a inflamação e devolver a condição normal das vilosidades intestinais. Medicamentos não encontram lugar habitualmente no tratamento da doença celíaca.
Álvaro Antunes
Álvaro Antunes
2025-06-25 07:55:10
Count answers : 22
0
A intolerância ao glúten não tem cura, sendo necessário, assim, retirar completamente o glúten da alimentação para que os sintomas melhorem. O tratamento da intolerância ao glúten é feito excluindo-se essa proteína da dieta. Assim, é recomendado evitar trigo, centeio, cevada e malte, que estão presentes em alimentos como pizza, pão, biscoito e bolo, por exemplo. O médico ou nutricionista também podem recomendar o uso de probióticos, que são bactérias benéficas que ajudam a equilibrar a flora intestinal, aliviando sintomas como inchaço, gases, diarreia ou prisão de ventre.
Álvaro Lourenço
Álvaro Lourenço
2025-06-25 06:15:26
Count answers : 11
0
Pois a marca DSM acaba de lançar por aqui a Tolerase G, uma enzima que atua na quebra da prolina. A ideia é tomar a cápsula antes de um prato de macarrão, por exemplo. A enzima ajudará na quebra da prolina, molécula que atravanca a digestão e dispara sintomas abdominais. Quem tem intolerância ao glúten deve ingerir a Tolerase G imediatamente antes da refeição com a proteína. A sugestão é de duas cápsulas — mas a quantidade pode ser ajustada com o apoio de um especialista.
Artur Jesus
Artur Jesus
2025-06-25 06:04:21
Count answers : 19
0
O primeiro passo para aprender como aliviar os sintomas da intolerância ao glúten é escutar e respeitar tudo que você está sentindo. Uma dica que damos para você é manter um diário alimentar detalhado pode ajudar a estabelecer ligações claras entre a ingestão de glúten e os sintomas que se seguem. A solução para esse problema está em uma alimentação sem glúten cuidadosamente planejada, repleta de ferro, fibras, cálcio e vitaminas B, ou seja, ricas em nutrientes essenciais que podem ser insuficientes em pessoas com essa condição. Grãos como quinoa, amaranto e teff são seguros para aqueles com sensibilidade ao glúten e repletos de proteínas, fibras e uma série de minerais essenciais que promovem a saúde geral. Outra dica de como aliviar os sintomas da intolerância ao glúten é por meio dos probióticos, incluir probióticos em sua dieta, como os encontrados em iogurtes sem lactose, kefir e alimentos fermentados, pode ajudar a fortalecer seu sistema digestivo e melhorar sua qualidade de vida. Cozinhe bastante em casa e experimente coisas novas. Aprender a identificar disfarces de glúten nos rótulos pode ser transformador, garantindo que você evite um desconforto indesejado. Trabalhar com profissionais de saúde que entendem de sensibilidades alimentares pode fazer uma grande diferença. Cada dia sem sintomas é uma vitória. Reconheça e comemore esses momentos, afinal, adotar a uma vida sem glúten não significa renunciar ao prazer de comer, mas aprender a encontrar alegria e saúde em novas formas.