A nutróloga elenca três hábitos que ajudam a perder a gordura da barriga.
1. Não exagerar nas bebidas alcoólicas
De acordo com a nutróloga, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas é uma questão de saúde pública com implicações diretas não somente no fígado, mas também na distribuição de gordura corporal, em particular na região abdominal.
Quando consumido em excesso, o álcool é metabolizado de maneira diferente em comparação com outros macronutrientes.
O etanol, presente nas bebidas alcoólicas, é priorizado pelo corpo para ser metabolizado, o que inibe a oxidação das gorduras e carboidratos.
Como resultado, o excesso de calorias da substância tende a ser armazenado como gordura, principalmente na região visceral, que envolve órgãos vitais como o fígado, pâncreas e intestinos.
Conforme afirma a nutróloga, o excesso de calorias do álcool tende a ser armazenado como gordura, principalmente na região visceral.
2. Comer fontes de probióticos
A nutróloga ressalta que os probióticos — micro-organismos benéficos que vivem no intestino — ganharam destaque pela capacidade de melhorar a saúde digestiva e imunológica.
A especialista enfatiza sobre esses organismos atuarem na modulação do peso corporal e na redução da gordura abdominal.
A ciência vem demonstrando que determinados tipos de probióticos, como o Lactobacillus fermentum e o Lactobacillus amylovorus, podem influenciar positivamente a composição corporal ao alterarem a flora intestinal.
Esses micro-organismos mudam positivamente a composição da microbiota intestinal por promover o crescimento de bactérias, que favorecem a digestão e a absorção de nutrientes.
Combinado com uma dieta equilibrada e a prática regular de atividade física, a inclusão de probióticos na alimentação pode ser uma estratégia eficaz para a redução da gordura abdominal, favorecendo não apenas a estética, mas, mais importante, a saúde metabólica.
3. Comer mais fibras solúveis
Presentes em alimentos como legumes, frutas, leguminosas e cereais integrais, as fibras solúveis desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e no controle do peso corporal.
De acordo com Danièla Mâtera, essas opções são especialmente valiosas na redução da gordura visceral, armazenada na região abdominal.
Quando consumidas, as fibras solúveis absorvem água e formam um gel viscoso no estômago.
Essa substância retarda o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade e, consequentemente, ajuda a controlar a ingestão calórica.
Ao se sentirem mais saciadas, as pessoas tendem a comer menos, o que contribui para a perda de peso e a redução da gordura corporal.
Com base em estudos, a nutróloga defende que aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras solúveis é uma abordagem eficaz e cientificamente respaldada para a redução da gordura visceral.
Aveia, maçãs, cenouras, feijões e lentilhas, couve, brócolis não só contribuem para a saciedade e o controle do peso, mas também promovem a saúde intestinal, o controle glicêmico e a redução do colesterol.