:

O que fazer quando consumir muita gordura?

Diogo Magalhães
Diogo Magalhães
2025-07-22 12:17:53
Count answers : 19
0
O excesso de gorduras saturadas também aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas, entupimento das veias do coração e obesidade. É preciso lembrar que, a não ser por expressa recomendação médica, não devemos deixar de ingerir sal, açúcar e gorduras, que são essenciais à vida. A palavra mágica é moderação, sempre, o que muitas vezes envolve mudança de hábitos.
Filipa Valente
Filipa Valente
2025-07-22 11:37:34
Count answers : 19
0
A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de que o consumo de gorduras seja de no máximo 30% da ingestão diária de calorias. É importante nos atentarmos à quantidade e tipo de gorduras consumidas, dando preferências às gorduras boas. As gorduras saturadas, em excesso, aumentam o risco de desenvolver dislipidemia, sendo assim, seu consumo deve ser bem restrito. Também, as gorduras trans fazem parte dos tipos de gordura que devem ser evitadas, pois elevam os níveis de colesterol ruim e reduzem os níveis de colesterol bom. As gorduras de origem vegetal são muito mais saudáveis que as de origem animal. Além disso, as gorduras têm o dobro de calorias que os carboidratos e as proteínas e essa conta é importante nas dietas de baixas calorias para promover o emagrecimento saudável.
Yasmin Soares
Yasmin Soares
2025-07-22 10:59:46
Count answers : 22
0
De modo geral, abusar das gorduras, principalmente as saturadas, está associado a doenças cardiovasculares e a inflamações. Uma pessoa que consome 2000 calorias por dia, por exemplo, não deve ultrapassar 66 gramas de gorduras totais, o que representa 30% do valor energético total da dieta. Os valores podem variar entre as pessoas, de acordo com idade, gênero, peso e índice de massa corporal. O mais fácil é procurar a ajuda de um profissional, ele levará em conta a distribuição dos demais nutrientes, como carboidratos e proteínas, antes de indicar o total de gordura, e o tipo, que cada um necessita. Com bom senso e equilíbrio na escolha, azeite de oliva, óleo de canola, nozes, amêndoas, castanhas e abacate, óleo de girassol, milho e soja, salmão, atum, sardinha e linhaça são ótimas fontes de gorduras do bem e consideradas essenciais para a saúde. Insaturadas: divididas em monoinsaturadas e poli-insaturadas, esses dois tipos de gordura têm efeito positivo para a saúde. Embora sejam consideradas do bem, devem ser consumidas moderadamente, pois, como todas as gorduras, são ricas em calorias.
Hélder Castro
Hélder Castro
2025-07-22 08:34:47
Count answers : 18
0
Para evitar o consumo excessivo de gordura saturada é preciso adotar hábitos saudáveis, como se alimentar bem, substituir gorduras saturadas pelas insaturadas, controlar as porções, falar com um profissional qualificado e praticar exercícios físicos regularmente. Além disso, a prática de exercícios físicos, aliada a uma boa alimentação, é fundamental para manter o equilíbrio entre a energia consumida e a energia gasta. É importante saber ler os rótulos para identificar se os alimentos contêm ou não gordura saturada e qual sua quantidade, procurando pelo nome de lípidos, devendo ter até 1 grama para ser considerado um alimento pobre nesse tipo de gordura. Segundo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a recomendação é que sejam consumidos apenas 10% do total de calorias do dia, que pode mudar dependendo do caso, como problemas cardíacos, onde a recomendação máxima é de 7% do valor total de calorias do dia.