:

Por que devemos evitar o consumo exagerado de gorduras?

Camila Cunha
Camila Cunha
2025-08-09 20:18:47
Count answers : 19
0
O consumo excessivo de gordura destrói os neurônios e faz a pessoa querer comer mais. Além disso, o excesso causa problemas cardiovasculares e nas artérias. O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade. Além disso, pesquisas mostram que o consumo excessivo da gordura saturada de origem animal provoca uma inflamação no hipotálamo, a região do cérebro que controla a fome e a saciedade. Isso destrói os neurônios e a pessoa não se sente mais saciada e come mais. Esse excesso provoca também um “estresse” metabólico das células, que ficam desorganizadas. Por isso, a gordura deixa de ser depositada apenas nas células adiposas e começa a se instalar também em alguns órgãos, como o fígado e o pâncreas. Outro problema do consumo de alimentos gordurosos é a digestão, que é mais lenta, ou seja, a gordura demora mais para ser eliminada do estômago.
Manuel Azevedo
Manuel Azevedo
2025-08-06 22:52:59
Count answers : 20
0
Óleos e gorduras têm seis vezes mais calorias por grama do que o arroz, o feijão e outros grãos e vinte vezes mais do que os legumes e as verduras. O excesso de gorduras saturadas também aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas, entupimento das veias do coração e obesidade. Sal, açúcar, óleos e gorduras contêm alto teor de alguns nutrientes que podem ser prejudiciais à saúde, como o sódio, o açúcar livre e as gorduras saturadas. Utilizados com moderação em preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados esses ingredientes contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação sem que fique nutricionalmente desbalanceada. Em geral, o excesso desses ingredientes tem origem muito menos nos pratos feitos na cozinha de casa do que nos alimentos processados e ultraprocessados.
Carlos Neto
Carlos Neto
2025-07-28 08:59:08
Count answers : 17
0
A perda de dentes causa danos sociais, psicológicos e impacta a mastigação, dificultando o consumo de alimentos rígidos. Alimentos macios tendem a ser mais ricos em gordura e açúcar, o que pode atrapalhar o alcance da meta glicêmica.
Marco Matos
Marco Matos
2025-07-21 10:59:24
Count answers : 17
0
Em excesso, as gorduras saturadas aumentam o risco de desenvolver dislipidemia. Assim, seu consumo deve ser bem restrito. As gorduras trans fazem parte dos tipos de gordura que devem ser evitadas, pois elevam os níveis de colesterol ruim e reduzem os níveis de colesterol bom. As gorduras trans são obtidas por um processo químico chamado de hidrogenação, em que óleos vegetais se transformam em gordura sólida. Isso traz mais sabor, crocância e baixo custo para o produto, mas causa sérios malefícios para nossa saúde por aumentar a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. Alimentos ricos em carboidratos e gorduras, como massas, pães e doces podem levar a uma maior concentração de triglicerídeos no sangue, assim como o álcool, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e gordura no fígado. A recomendação da Organização Mundial da Saúde, é de que o consumo de gorduras seja de no máximo 30% da ingestão diária de calorias. Além disso, as gorduras têm o dobro de calorias que os carboidratos e as proteínas e essa conta é importante nas dietas de baixas calorias para promover o emagrecimento saudável.
Mónica Borges
Mónica Borges
2025-07-12 09:50:50
Count answers : 22
0
O consumo excessivo de gordura saturada pode promover o aumento dos níveis de colesterol ruim, o LDL, no sangue — e também ganho de peso. Isso pode levar à aceleração de doenças como obesidade, diabetes, infarto, derrame, aterosclerose e pressão alta. O consumo excessivo desse tipo de gordura pode acarretar diversos problemas de saúde, como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e aterosclerose. A gordura saturada é um importante macronutriente para o funcionamento do nosso corpo, porém, quando consumida em grandes quantidades, passa a ser um problema. Pode acarretar, por exemplo, a doença aterosclerótica, facilitando o aumento do peso e os riscos de AVC e doenças do coração. É importante não exagerar, pois o excesso desse tipo de gordura pode ser um fator de risco para muitas doenças. Quando consumimos gordura saturada em grande quantidade, aumentam-se os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo, e isso pode levar ao entupimento das artérias (aterosclerose). Com isso, aumenta o risco de doenças cardíacas e AVC. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda que sejam consumidos apenas 10% do total de calorias do dia. Um adulto saudável, por exemplo, que consome 2.000 calorias por dia, pode obter, no máximo, 22 gramas de gordura saturada. Uma saiia pode mudar, dependendo do caso. Se houver algum problema cardíaco, por exemplo, a recomendação máxima é de 7% (14g) do valor total de calorias do dia.
Laura Garcia
Laura Garcia
2025-07-04 07:41:55
Count answers : 16
0
O consumo excessivo desse tipo de gordura pode acarretar diversos problemas de saúde, como doenças cardíacas, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e aterosclerose. O consumo excessivo de gordura saturada pode promover o aumento dos níveis de colesterol ruim, o LDL, no sangue e, também, ganho de peso. Isso pode levar à aceleração de doenças como obesidade, diabetes, infarto, derrame, aterosclerose e pressão alta. As gorduras saturadas tendem a ser sólidas em temperatura ambiente, e estão relacionadas com o aumento dos níveis de colesterol ruim no sangue e o entupimento de artérias. É importante não exagerar, pois o excesso desse tipo de gordura pode ser um fator de risco para muitas doenças. Quando consumimos gordura saturada em grande quantidade, aumentam-se os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo, e isso pode levar ao entupimento das artérias (aterosclerose). Com isso, aumenta o risco de doenças cardíacas e AVC. A gordura saturada é um importante macronutriente para o funcionamento do nosso organismo, porém, quando consumida em grandes quantidades, passa a ser um problema. Pode acarretar, por exemplo, a doença aterosclerótica, facilitando o aumento do peso e os riscos de AVC e doenças do coração. Por isso, para evitar e prevenir o aparecimento desses problemas, é preciso adotar hábitos saudáveis, como se alimentar bem, substituir gorduras saturadas pelas insaturadas, controlar as porções, falar com um profissional qualificado e praticar exercícios físicos regularmente.
Vanessa Ribeiro
Vanessa Ribeiro
2025-07-04 05:57:46
Count answers : 15
0
O consumo de gordura é o que faz ganhar uns quilinhos a mais, principalmente se for consumido de forma exagerada, como no caso de comer batata frita, hambúrguer ou outras guloseimas todos os dias. Uma dieta completamente isenta do nutriente pode trazer prejuízos à visão, ao metabolismo ósseo, à fertilidade, à coagulação sanguínea e à proteção contra radicais livres. Abusar das gorduras, principalmente as saturadas, está associado a doenças cardiovasculares e a inflamações, e ainda pode aumentar os níveis LDL. A ingestão excessiva de gordura trans pode transformar em gordura sólida, e aumentar os níveis LDL e diminuir o bom colesterol (HDL). Além de proporcionar energia, a gordura auxilia na produção de hormônios, na absorção de vitaminas (A, B, E e K) e no funcionamento do cérebro. Se você consome 2000 calorias por dia, por exemplo, não deve ultrapassar 66 gramas de gorduras totais, o que representa 30% do valor energético total da dieta. Mais informações podem ser dadas na alimentação sobre a gordura estão no final do texto.