:

O que acontece quando consumimos muita gordura?

Lourenço Ribeiro
Lourenço Ribeiro
2025-08-08 15:17:36
Count answers : 16
0
O excesso de gorduras saturadas também aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas, entupimento das veias do coração e obesidade. Óleos e gorduras têm seis vezes mais calorias por grama do que o arroz, o feijão e outros grãos e vinte vezes mais do que os legumes e as verduras. O excesso desses ingredientes tem origem muito menos nos pratos feitos na cozinha de casa do que nos alimentos processados e ultraprocessados. Nessa categoria estão salgadinhos industriais, batata frita de pacote, maionese, bolachas e biscoitos doces e salgados, pão branco, bolos prontos, doces, chocolate e muitos outros. A palavra mágica é moderação, sempre, o que muitas vezes envolve mudança de hábitos. É preciso lembrar que, a não ser por expressa recomendação médica, não devemos deixar de ingerir sal, açúcar e gorduras, que são essenciais à vida.
Lia Coelho
Lia Coelho
2025-08-01 09:19:35
Count answers : 18
0
Quando consumimos muita gordura, o excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade. As células de gordura estão localizadas sob a pele, abaixo da derme e entre as vísceras, e têm capacidade de armazenamento. Quando a pessoa consome mais do que gasta, a célula cresce até seu limite e depois se multiplica. Além disso, pesquisas mostram que o consumo excessivo da gordura saturada de origem animal provoca uma inflamação no hipotálamo, a região do cérebro que controla a fome e a saciedade. Isso destrói os neurônios e a pessoa não se sente mais saciada e come mais. Esse excesso provoca também um “estresse” metabólico das células, que ficam desorganizadas. Por isso, a gordura deixa de ser depositada apenas nas células adiposas e começa a se instalar também em alguns órgãos, como o fígado e o pâncreas. Outro problema do consumo de alimentos gordurosos é a digestão, que é mais lenta, ou seja, a gordura demora mais para ser eliminada do estômago.
Hugo Leite
Hugo Leite
2025-07-25 23:37:02
Count answers : 18
0
O consumo excessivo de gordura saturada pode promover o aumento dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue e, também, ganho de peso. Isso pode levar à aceleração de doenças como obesidade, diabetes, infarto, derrame, aterosclerose e pressão alta. Quando consumimos gordura saturada em grande quantidade, aumentam-se os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo, e isso pode levar ao entupimento das artérias (aterosclerose). Com isso, aumenta o risco de doenças cardíacas e AVC. Essa gordura fica em estado sólido quando está em temperatura ambiente, e o mesmo acontece quando está dentro do nosso organismo. Essa gordura fica pastosa e amarelada, criando barreiras nas veias e artérias, que impedem a boa circulação do sangue e causam vários tipos de problemas de saúde. A gordura saturada é um importante macronutriente para o funcionamento do nosso organismo, porém, quando consumida em grandes quantidades, passa a ser um problema. Pode acarretar, por exemplo, a doença aterosclerótica, facilitando o aumento do peso e os riscos de AVC e doenças do coração. Para evitar e prevenir o aparecimento desses problemas, é preciso adotar hábitos saudáveis, como se alimentar bem, substituir gorduras saturadas pelas insaturadas, controlar as porções, falar com um profissional qualificado e praticar exercícios físicos regularmente.
Fabiana Lopes
Fabiana Lopes
2025-07-15 01:43:55
Count answers : 13
0
O consumo excessivo de gordura saturada pode promover o aumento dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue — e também ganho de peso. Isso pode levar à aceleração de doenças como obesidade, diabetes, infarto, derrame, aterosclerose e pressão alta. Quando consumimos gordura saturada em grande quantidade, aumentam-se os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo, e isso pode levar ao entupimento das artérias (aterosclerose). Com isso, aumenta o risco de doenças cardíacas e AVC. Funciona da seguinte forma: essa gordura fica em estado sólido quando está em temperatura ambiente, e o mesmo acontece quando está dentro do nosso organismo. Essa gordura fica pastosa e amarelada, criando barreiras nas veias e artérias, que impedem a boa circulação do sangue e causam vários tipos de problemas de saúde. Pode acarretar, por exemplo, a doença aterosclerótica, facilitando o aumento do peso e os riscos de AVC e doenças do coração.
Rafaela Amorim
Rafaela Amorim
2025-07-15 01:30:12
Count answers : 13
0
Quando consumimos muita gordura, principalmente a gordura saturada, ocorre uma inflamação no organismo que interrompe a sinalização da saciedade, levando a uma perda neuronal. A estrutura da gordura saturada é semelhante à parede de alguns tipos de bactéria, fazendo com que o corpo reaja como se estivesse diante de uma bactéria, gerando inflamação. Essa inflamação destrói a sinalização da saciedade, que é regulada por sinais como a insulina e a leptina. Em uma dieta saudável, alimentos como carnes, lácteos, ovos e manteiga fornecem a quantidade de gordura necessária, mas alimentos ultraprocessados contêm quantidade excessiva de gordura saturada. O consumo excessivo dessa gordura pode levar à morte neuronal, afetando os neurônios responsáveis pela sensação de saciedade. Além disso, pesquisas mostram que a resposta do hipotálamo, região do cérebro responsável pela identificação dos sinais de saciedade, é alterada em indivíduos obesos, levando a uma menor percepção de saciedade. No entanto, estudos também indicam que essa condição pode ser reversível com a mudança dos hábitos alimentares, sugerindo que a obesidade tem um componente social.
Lisandro Freitas
Lisandro Freitas
2025-07-15 01:08:05
Count answers : 20
0
O excesso causa problemas cardiovasculares e nas artérias. O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade. Além disso, pesquisas mostram que o consumo excessivo da gordura saturada de origem animal provoca uma inflamação no hipotálamo, a região do cérebro que controla a fome e a saciedade. Isso destrói os neurônios e a pessoa não se sente mais saciada e come mais. Além disso, esse excesso provoca também um “estresse” metabólico das células, que ficam desorganizadas. Por isso, a gordura deixa de ser depositada apenas nas células adiposas e começa a se instalar também em alguns órgãos, como o fígado e o pâncreas. Outro problema do consumo de alimentos gordurosos é a digestão, que é mais lenta, ou seja, a gordura demora mais para ser eliminada do estômago. Consumo excessivo destrói os neurônios e faz a pessoa querer comer mais.
Kyara Amaral
Kyara Amaral
2025-07-15 00:36:22
Count answers : 18
0
De modo geral, abusar das gorduras, principalmente as saturadas, está associado a doenças cardiovasculares e a inflamações. Já as gorduras trans, obtidas por meio de um processo químico, são transformadas em gordura sólida e aumentam os níveis LDL e diminuem o bom colesterol (HDL). De fato, comer batata frita, hambúrguer ou outras guloseimas todos os dias não fará ninguém manter a boa forma, muito menos a saúde. Uma dieta completamente isenta do nutriente pode trazer prejuízos à visão, ao metabolismo ósseo, à fertilidade, à coagulação sanguínea e à proteção contra radicais livres – moléculas do organismo mediadoras de doenças. Sua deficiência pode causar perda de memória, prejuízos ao metabolismo ósseo e à absorção de vitaminas.