:

O que a falta de iodo pode causar?

Daniela Cunha
Daniela Cunha
2025-09-11 08:34:43
Count answers : 17
0
A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças, retardo mental grave e irreversível, surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível – bócio. Além disso, a má nutrição de iodo está relacionada com altas taxas de natimortos e nascimento de crianças com baixo peso, problemas no período gestacional, e aumento do risco de abortos e mortalidade materna. Os distúrbios por deficiência de iodo são fenômenos naturais e permanentes amplamente distribuídos em várias regiões do mundo. Populações que vivem em áreas deficientes em iodo sempre terão o risco de apresentar os distúrbios causados por esta deficiência, cujo impacto sobre os níveis de desenvolvimento humano, social e econômico são muito graves.
Rui Araújo
Rui Araújo
2025-09-03 17:49:38
Count answers : 15
0
A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças, retardo mental grave e irreversível, surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível, o bócio. Além disso, a má nutrição de iodo está relacionada com altas taxas de natimortos e nascimento de crianças com baixo peso, problemas no período gestacional, e aumento do risco de abortos e mortalidade materna. A deficiência de iodo contribui para o aumento do gasto com atendimento em saúde e em educação, uma vez que incrementa as taxas de repetência e evasão escolar, e ainda proporciona a redução da capacidade para o trabalho. Todas essas consequências indicam que a falta de iodo pode ter impactos graves na saúde e no desenvolvimento humano. Portanto, é fundamental manter a iodação universal do sal para consumo humano sem exceção, para prevenir os distúrbios causados pela deficiência de iodo. A iodação do sal é essencial para garantir o consumo adequado de iodo, necessário para a produção de hormônios tireoidianos, que desempenham papéis importantes no crescimento físico e neurológico, manutenção do fluxo normal de energia e funcionamento de vários órgãos.
Catarina Barbosa
Catarina Barbosa
2025-09-02 13:52:20
Count answers : 14
0
A falta de iodo pode causar doenças como aumento da glândula com ou sem formação de nódulos, hipotiroidismo e deficiência mental. Pode haver ainda diminuição da fertilidade, aumento da mortalidade perinatal, retardo do crescimento. A deficiência de iodo no organismo é associada a uma grande quantidade de doenças da tireóide. As alterações podem ser corrigidas eficientemente com a adição de iodo ao sal da cozinha, sendo esta uma recomendação da Organização Mundial de Saúde. O hipotiroidismo apresenta sintomas opostos aos do hipertiroidismo, como sonolência, queda de cabelo, intestino preso, pele ressecada, dificuldades de perder peso, dificuldade de memorização e raciocínio lento.
Jéssica Vaz
Jéssica Vaz
2025-08-20 16:30:00
Count answers : 20
0
A falta de iodo pode causar deficiência leve, moderada ou grave, dependendo da concentração urinária de iodo. Em adultos, a deficiência crônica de iodo pode acarretar Bócio, que pode evoluir para bócio multinodular. Em pessoas mais idosas que tenham deficiência crônica de iodo, o volume da tireoide pode ficar bastante aumentado, podendo levar a compressão da traqueia e/ou do esôfago, com engasgos ou dificuldade respiratória. A deficiência crônica de iodo também pode acarretar Hipertireoidismo e Hipotireoidismo. Na gestante, deficiência importante de iodo pode causar Hipotireoidismo fetal, Retardo mental, Baixa estatura e Aumento de mortalidade, tanto neonatal quanto infantil.
Lia Pires
Lia Pires
2025-08-13 07:03:18
Count answers : 22
0
Quando existe deficiência de iodo, ocorre um aumento da tireoide, formando um bócio, na tentativa de captar uma quantidade maior de iodo para a produção de hormônios tireoidianos. A tireoide se torna hipoativa e produz uma quantidade muito pequena de hormônios tireoidianos. A fertilidade é reduzida. Em adultos, o hipotireoidismo pode causar inchaço na pele, rouquidão, função mental prejudicada, pele seca e escamosa, cabelos esparsos e grossos, intolerância ao frio e ganho de peso. Se gestantes apresentarem deficiência de iodo, o risco de aborto espontâneo e morte fetal é aumentado. O feto pode crescer lentamente, e o cérebro pode se desenvolver de modo anormal. O bebê afetado desenvolve uma doença que provoca deficiência intelectual e baixa estatura, a menos que seja tratado logo após o nascimento. Bebês com cretinismo podem ser surdos e mudos. Eles podem apresentar defeitos congênitos e/ou hipotireoidismo. A falta de iodo durante a gravidez aumenta o risco de aborto espontâneo, morte fetal e deficiência intelectual e defeitos congênitos no bebê.
Salomé Vieira
Salomé Vieira
2025-08-11 08:15:24
Count answers : 17
0
A falta de iodo pode trazer outros problemas para o organismo. A falta de iodo pode causar nódulos e cistos na tireoide, mamas e próstata, porque são tecidos que necessitam de grandes quantidades do nutriente. Os principais sintomas da falta de iodo são: Hipotireoidismo – causa fraqueza, desânimo, intolerância ao frio, ganho de peso, aumento do tamanho da tireoide, voz rouca, ressecamento da pele, entre outros sintomas; Aumento do tamanho da tireoide (Bócio); Mau desenvolvimento físico e neurológico em crianças; Infertilidade. Sem a quantidade de iodo necessária, haverá impactos nessa produção, trazendo danos para a saúde. Além disso, a falta de iodo pode levar a doenças como o hipotireoidismo, que afeta 10% das mulheres brasileiras, segundo a pesquisa Hipotireoidismo em Foco. A estimativa é de que a doença afete em torno de 4,7 milhões de pessoas no País, ainda não diagnosticadas.
Xavier Barros
Xavier Barros
2025-08-04 07:01:42
Count answers : 19
0
A deficiência de iodo é um problema comum e prevalente em alguns países, afetando cerca de 2 bilhões de pessoas. Os distúrbios mais comuns relacionados à DDI são o bócio endêmico, cretinismo endêmico e o hipertireoidismo. O bócio endêmico é caracterizado pelo aumento da glândula da tireoide, sendo a manifestação mais comum encontrada na DDI. O cretinismo endêmico se caracteriza pela DDI e a baixa concentração dos hormônios da tireoide no período fetal e primeira infância, ocasionando a danos cerebrais irreversíveis, como retardo metal e anomalias neurológicas que afetam a mobilidade, audição e visão de crianças. Além dessas manifestações mais conhecidas, alguns estudos demonstram que a deficiência de iodo e o hipertireoidismo pode ter uma ligação com o câncer de mama, porém os dados ainda são controversos, necessitando de mais pesquisas para entendimento da relação iodo e câncer.
Paulo Carneiro
Paulo Carneiro
2025-07-23 03:19:34
Count answers : 16
0
A falta de iodo no organismo tem se tornado algo realmente preocupante na população mundial. As consequências da carência de iodo podem ser desastrosas para a saúde. Falta de iodo causa danos diversos ao organismo. Um estudo publicado na Revista Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, afirma que as gestantes que apresentam deficiência de iodo têm um risco de aborto espontâneo e morte fetal aumentado. Além disso, os transtornos por deficiência de iodo, que podem começar antes do nascimento, colocam em risco a saúde mental das crianças e, muitas vezes, sua própria sobrevivência. A deficiência crônica de iodo pode acarretar inúmeras consequências. Uma delas, por exemplo, é o aumento do tamanho da tireóide, que pode evoluir para bócio multinodular. Em pessoas mais idosas que tenham deficiência crônica de iodo, o volume da tireoide pode ter aumento significativo, levando a compressão da traqueia e do esôfago, ocasionando engasgos ou dificuldade respiratória em casos avançados. Além disso, a falta de iodo também pode ocasionar a diminuição da produção dos hormônios tireoidianos e, consequentemente, hipotireoidismo. Porém, muito além do hipotireoidismo, a falta de iodo atinge os tecidos da pele, da retina, da próstata, a mucosa gástrica, o sistema imunológico, entre outras funções. A deficiência do mineral pode ocasionar nódulos e cistos na tireóide, nas mamas, útero, ovário e na próstata, além de doença cardíaca e distúrbios relacionados, como coração dilatado e insuficiência cardíaca e dano aos nervos periféricos do corpo, conhecido como neuropatia periférica. Atualmente, a deficiência do mineral é a causa evitável mais comum de problemas intelectuais no mundo.