:

O suco de laranja aumenta a glicose?

Dinis Leite
Dinis Leite
2025-08-18 10:43:08
Count answers : 24
0
Se a ingestão de suco de laranja não difere da ingestão de água, podemos concluir que os carboidratos do suco não promoveram aumento significativo da glicemia em nosso modelo experimental, diferentemente do que ocorreu com a bebida à base de glicose. Tal resultado sugere que outros componentes presentes no suco, como fibras e compostos bioativos, podem ter contribuído para conter a elevação da taxa glicêmica. Os valores de glicemia e insulinemia do grupo que tomou suco de laranja não diferiram significativamente daqueles observados no grupo da água em todas as avaliações. O suco de laranja pode ter uma ação benéfica sobre a produção de insulina e, por tabela, sobre a modulação da glicemia. Nossos resultados apontam o miR-375 como possível responsável por essa ação, mas é algo que ainda precisa ser confirmado.
Nicole Pereira
Nicole Pereira
2025-08-07 20:06:41
Count answers : 19
0
Quando transformada em suco, perde-se parte das fibras que ajudam a retardar a absorção do açúcar, fazendo com que a glicose no sangue aumente rapidamente. Um copo de 400 ml de suco de laranja requer pelo menos três ou quatro laranjas, resultando em uma quantidade significativa de carboidratos. Embora o suco de laranja seja indicado para corrigir hipoglicemias devido ao seu alto índice glicêmico, é importante que o consumo seja moderado e acompanhado de monitoramento constante da glicose. No entanto, os níveis de glicose e insulina no sangue dos que tomaram suco de laranja não diferiram significativamente daqueles que beberam apenas água, enquanto o grupo que consumiu a bebida à base de glicose teve um aumento mais acentuado na glicemia. Uma dica útil é diluir o suco com água, reduzindo assim a concentração de açúcar por porção consumida. Essa prática ajuda a minimizar o impacto na glicemia, tornando o consumo menos prejudicial. Além disso, optar por consumir a fruta inteira, em vez do suco, pode ser uma alternativa mais vantajosa devido à presença das fibras que ajudam a regular a absorção de açúcar. Portanto, enquanto o suco de laranja pode ser uma solução rápida para elevar a glicose em casos de emergência, sua ingestão regular deve ser ponderada e ajustada conforme a orientação de profissionais da saúde. A laranja possui um alto índice glicêmico devido ao seu teor de açúcar.
Marta Campos
Marta Campos
2025-08-04 03:25:05
Count answers : 14
0
O suco de laranja pode ter um impacto positivo em indivíduos com glicemia alta. Após uma noite em jejum, os participantes consumiram uma refeição rica em gorduras e carboidratos, totalizando 1.037 kcal. Os pesquisadores avaliaram os níveis de glicose no sangue dos participantes de três a cinco horas após o término da refeição. Na primeira análise, observou-se um aumento nos níveis de glicose nos três grupos. No entanto, os participantes que consumiram suco de laranja apresentaram mudanças equiparadas aos níveis de glicose e insulina daqueles que consumiram água. As fibras da laranja retardam o aumento da glicemia, contribuindo para o controle dos níveis de açúcar no sangue, uma vez que a absorção é atrasada.
Xavier Amorim
Xavier Amorim
2025-07-23 10:08:39
Count answers : 16
0
Um estudo conduzido pelo Centro de Pesquisas em Alimentos (Food Research Center - FoRc) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) analisou os impactos do consumo da laranja na glicemia, que é a taxa de glicose no sangue. A pesquisa concluiu que o suco de laranja não altera a glicemia, pois os compostos bioativos presentes na fruta impedem a elevação da taxa de açúcar no sangue. Para a realização do estudo, voluntários saudáveis foram divididos em três grupos: o primeiro ingeriu água após as refeições; o segundo, suco de laranja; e o terceiro, água com uma quantidade de açúcar equivalente a presente no suco de laranja. Os três grupos apresentaram alteração, porém os voluntários que consumiram água com açúcar apresentaram a taxa mais alta de glicemia (+/- 135 mg/dl), diferentemente dos voluntários que tomaram suco de laranja ou água. O que explica os resultados positivos deste estudo, são os flavonoides que apresentam ação antioxidante e anti-inflamatória, o que demonstrou ser uma ação benéfica sobre a produção de insulina e modulação da glicemia.
Lourenço Amorim
Lourenço Amorim
2025-07-23 09:08:00
Count answers : 23
0
Isso explica porque depois de ingerir uma fruta, minutos depois a glicose no sangue já aumenta. A glicose pura tem índice glicêmico de 100, que é o nível máximo. A laranja tem 43 de índice glicêmico e a melancia, 80. Ela fornece um dado muito mais preciso sobre quanto a glicose no sangue vai subir, porque também considera o tamanho da porção que você come e a quantidade de carboidratos que essa porção contém. A carga glicêmica da unidade da fruta é de 5,6 e de um copo de suco de 100ml é de 16,7. O impacto do suco na glicemia é três vezes maior que o da fruta, porque concentra o suco de três laranjas em um copo. Desta forma, ao usar três ou mais laranjas para preparar um suco, o impacto na glicemia será maior. E se o suco for coado, as fibras vão diminuir ainda mais e a velocidade de absorção dos açúcares vai aumentar. Já que uma alta carga glicêmica vai elevar mais rápido seu nível de glicose no sangue.
Eduardo Silva
Eduardo Silva
2025-07-23 08:54:12
Count answers : 28
0
A primeira análise detectou que os três grupos mostraram acréscimo da glicemia. E, principalmente, que a glicemia e insulinemia da equipe que bebeu suco de laranja não mudaram drasticamente dos monitorados do grupo da água nas análises. Os cientistas concluíram que os resultados sinalizam que o suco de laranja exerce ação benéfica na produção de insulina. E, paralelamente, na modulação da glicemia. É um estudo interessante mostrando que não teve diferença no controle da glicemia em quem tomou água durante a refeição e quem tomou o suco de laranja. Uma das coisas que a laranja tem que são as fibras. Então, a fibra retarda esse aumento da glicemia e tanto é que a gente indica fibra para paciente pré-diabético. Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue do paciente porque retarda a absorção. Então, o paciente quando toma fibra retarda a absorção de glicose e com isso não dá tanta diferença nos exames.
Matias Barbosa
Matias Barbosa
2025-07-23 06:14:11
Count answers : 25
0
A laranja e seu suco podem ter ação benéfica sobre a produção de insulina e sobre a modulação da glicemia. Se a ingestão de suco de laranja não difere da ingestão de água, podemos concluir que os carboidratos do suco não promoveram aumento significativo da glicemia em nosso modelo experimental, diferentemente do que ocorreu com a bebida à base de glicose. Os valores de glicemia e insulinemia do grupo que tomou suco de laranja não diferiram significativamente daqueles observados no grupo da água em todas as avaliações. Tal resultado sugere que outros componentes presentes no suco, como fibras e compostos bioativos, podem ter contribuído para conter a elevação da taxa glicêmica. O suco de laranja pode ter uma ação benéfica sobre a produção de insulina e, por tabela, sobre a modulação da glicemia.