:

É possível ganhar massa muscular no funcional?

Margarida Miranda
Margarida Miranda
2025-06-20 00:27:39
Count answers : 9
0
Um ponto que gera polêmica até entre os treinadores é se o exercício funcional consegue ou não gerar hipertrofia muscular. O treinamento funcional é muito mais completo para garantir o condicionamento físico para as atividade diárias, e pode sim ser substituto da musculação. No funcional a hipertrofia se dá de maneira sistêmica e harmônica, tanto da parte superior quanto inferior do tronco. Você não vai ficar com corpo de fisiculturista fazendo treinamento funcional, mas certamente vai ter força em todo o corpo. O funcional até pode trazer definição, mas não trabalha o volume.
Matheus Gomes
Matheus Gomes
2025-06-11 10:42:04
Count answers : 15
0
Sim, é possível ganhar massa muscular com treinamento funcional, desde que você siga todo um programa especialmente elaborado para esta finalidade. O principal fator que leva ao ganho de massa muscular são os exercícios com carga, onde o nosso corpo necessita vencer resistências progressivas, conforme ele vai se adaptando ao estímulo da atividade. No treinamento funcional, o objetivo pode ser conquistado com o uso de fitas de suspensão, elásticos, bolas, cordas, cones, hastes, discos, dentre outros acessórios. Exercícios isométricos também é uma opção. Exatamente por este motivo que é possível ganhar massa muscular com treinamento funcional, pois ele nada mais é do que uma alternativa dos tradicionais exercícios de academia. Para trabalhar a região muscular e ganhar massa, é necessário fazer uso de acessórios como cordas, elásticos, cones, fitas de suspensão, discos, bolas e hastes. Este procedimento auxilia: – Na prevenção de lesões, além de trazer melhorias para o sistema cardiovascular; – Reduz a porcentagem de massa gorda do corpo; – O ganho de massa muscular; – O emagrecimento. No entanto, se a finalidade é adquirir massa muscular, o ambiente mais adequado é a academia, pois lá, você terá acesso a todos os acessórios necessários. Além disso, se você for um iniciante, é de extrema importância que você faça seu treinamento com a supervisão de um profissional, que poderá auxiliá-lo e fazer recomendações de melhorias.
César Torres
César Torres
2025-06-01 19:59:21
Count answers : 10
0
O treino funcional é composto por séries de exercícios multiarticulares que, ao contrário da musculação, trabalham diversas partes do corpo ao mesmo tempo. O treinamento funcional permite ganho de massa muscular porque alguns exercícios envolvem força. Claro que a hipertrofia não é o principal resultado dos exercícios funcionais, mas se há desempenho e constância, o volume de músculos aumenta. Veja exemplos de exercícios funcionais que promovem ganho de massa: Flexão de braço; Agachamento com uma perna e passada; Abdominal com e sem bola; Polichinelo; Burpee; Prancha. Exercícios que fortalecem os ossos e os músculos são essenciais para evitar doenças e demais problemas de saúde. Além de melhorar o equilíbrio, exercitar-se ao menos duas vezes por semana é um dos segredos para prolongar a expectativa de vida e envelhecer melhor. Entre 30 e 60 minutos de exercícios de fortalecimento muscular por semana é o suficiente. O risco de morte prematura entre as pessoas que se movimentam é entre 10% e 17% menor do que o verificado em pessoas sedentárias. Exercícios que utilizam o peso do próprio corpo, como a musculação e a prática de esportes, são algumas das recomendações. Manter o corpo ativo ajuda ainda a melhorar resultados da menopausa, de períodos pós-operatório e pode ajudar a prevenir fraturas nos ossos, por exemplo. Além disso, auxilia no aumento da energia, e melhora o humor e o sono. Pessoas que se exercitam por, ao menos, meia hora na semana demonstram redução do risco de morte, doenças cardíacas e câncer. Uma hora semanal de atividades de fortalecimento muscular também foi relacionada à diminuição do risco de diabetes. A massa muscular e óssea do corpo humano atinge o pico antes dos 30 anos. A partir dessa idade, começa um decaimento natural, ou seja, indivíduos que começam a se exercitar na juventude terão aumento da força óssea e muscular ao longo da vida. Pessoas que se exercitam depois dos 30 anos reduzem a queda natural do corpo, conseguem preservar a força óssea e muscular e vivem muito melhor.