:

O que vem primeiro, o alongamento ou o aquecimento?

Verónica Marques
Verónica Marques
2025-06-17 05:04:20
Count answers: 12
Twin explica que o aquecimento é obrigatório para quem faz musculação, independentemente de ser iniciante ou avançado. O aquecimento funciona liberando líquido sinovial para as articulações, o que funciona como uma espécie de ‘lubrificação’, impedindo lesões. É preciso aquecer os músculos que serão trabalhados no treino. Se for treinar bíceps e tríceps, por exemplo, faça 3 séries de 15 repetições de um exercício de bíceps e de tríceps com a metade do peso que costuma usar. Twin afirma que treinos de alongamento pesados, que preveem vários exercícios para um mesmo grupo de músculos, devem ser evitados antes da musculação, porque vão levar à fadiga e reduzir o rendimento. Agora se for um alongamento leve e rápido, sem forçar muito os músculos, não faz diferença entre antes ou depois.
Bianca Martins
Bianca Martins
2025-06-13 17:25:11
Count answers: 11
O aquecimento deve ser feito antes de qualquer prática esportiva e serve para elevar a temperatura do corpo, a frequência cardíaca, a respiração e a pressão arterial, além de provocar uma vasodilatação que vai levar mais oxigênio para os músculos e promover um metabolismo aeróbico. Uma rotina de aquecimento de 10 minutos é bastante eficiente. O recomendado é sempre executar uma sessão de aquecimento muscular antes de alongar. Esse alongamento rápido e de curtíssima duração, chamado de pré-participação pode gerar até uma distensão muscular, já que o músculo não está aquecido. Você pode programar sessões de alongamento em períodos distantes do seu treino, ou então em dias alternados. É possível realizar alongamentos após o exercício, porém, recomenda-se que a intensidade seja menor, com caráter de relaxamento muscular. Mas atenção, para potencializar o ganho de flexibilidade a recomendação é que a fibra muscular não esteja estressada. Dessa forma, caso a proposta do alongamento seja aumentar a amplitude de movimento, o ideal é que não seja feito após atividades físicas intensas.
José Miranda
José Miranda
2025-06-01 18:05:07
Count answers: 10
Se você pratica atividades físicas, provavelmente já experimentou aquecer e/ou alongar antes de começar o exercício. O aquecimento é uma realização prévia de alguns exercícios leves, preparando a musculatura para o exercício de alta intensidade que vem em seguida. Antes do exercício, a minha indicação é fazer aquecimentos ou alongamentos dinâmicos. Associar alongamentos dinâmicos e exercícios de aquecimento pode ser a melhor estratégia para prevenir lesões. Alguns estudos mostram que fazer alongamentos estáticos antes de atividades físicas diminuem em até 30% a produção de força por até 30 minutos. Portanto, antes do exercício, deve-se fazer aquecimentos ou alongamentos dinâmicos, pois alongamentos estáticos podem ser uma ótima opção para o fim do treino.
Yasmin Monteiro
Yasmin Monteiro
2025-06-01 17:47:49
Count answers: 10
Antes de começar um treino, o melhor é aquecer. O alongamento dinâmico ou ativo deve ser feito antes do treino. Ele aumenta a flexibilidade, potência e amplitude de movimentos. A instrutora comenta que muitos estudos debatem sobre a prática do alongamento antes e depois dos treinos, mas o melhor é evitar alongar antes. O argumento é que as articulações ficam mais flexíveis, enquanto deveriam estar firmes para suportar a carga dos exercícios, ou seja, alongar-se antes da musculação pode acabar causando lesões. A profissional de Educação Física e Instrutora de Pilates, Joselaine Coelho, explica que o ideal é realizar aquecimento antes do treino e alongamento depois. Já ao acordar, de manhã, os movimentos de alongamento não devem ultrapassar 30 segundos. Quando se pensa em flexibilidade e amplitude de movimentos, o melhor momento de alongar é depois de treinar.
Eva Fonseca
Eva Fonseca
2025-06-01 15:51:47
Count answers: 6
Aqui vai o segredo do sucesso: sempre comece com o aquecimento. É sério, começar direto com alongamento (com os músculos frios) pode ser cilada, porque você acaba forçando as fibras musculares antes de elas estarem devidamente preparadas. A ordem certa é aquecer primeiro e alongar depois. Assim, durante o aquecimento, o corpo já vai entrando no “modo treino” e você reduz aquele risco indesejado de lesão – ninguém quer isso, né? Então, resumindo: parte para o alongamento só depois de já ter dado uma boa esquentada no corpo. O aquecimento é focado em preparar o corpo para o que vem pela frente. Ele aumenta a circulação sanguínea, aquece os músculos e literalmente deixa seu físico “no ponto” para o esforço.