:

Como saber se o meu filho é hiperativo?

David Machado
David Machado
2025-09-14 03:40:58
Count answers : 17
0
A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento infantil que afeta 5-7% das crianças e adolescentes no mundo. Problemas com a organização de tarefas (dificuldades na organização do tempo, falha de compromissos, trabalhos frequentemente atrasados ou inacabados). Desempenho escolar muitas vezes errático, frequentemente abaixo do potencial cognitivo. Fala em excesso e interrompe a conversa dos outros. Não consegue esperar pela sua vez numa conversa ou num jogo. Está frequentemente em movimento, como “se estivesse ligado a um motor”. Além destes, há variadíssimos outros sintomas que podem ou não estar presentes e é importante lembrar que há uma grande heterogeneidade nesta patologia. Assim, da diversidade de manifestações da PHDA podem ser diferenciadas três apresentações: Apresentação predominantemente de desatenção (mais frequente nas meninas) Apresentação predominantemente de hiperatividade/impulsividade Apresentação combinada de hiperatividade/impulsividade e défice de atenção.
Patrícia Antunes
Patrícia Antunes
2025-09-13 23:24:10
Count answers : 16
0
Se a sua criança apresenta vários desses sintomas, procure ajuda: Mexer-se na cadeira por não conseguir ficar sentada por um longo período de tempo; Se contorcer ou ficar agitada; Aparentar que está desatenta ao que está lhe sendo dito; Ter dificuldade para seguir uma instrução ou ordem mesmo que tenha entendido as regras; Falar muito, de maneira excessiva, a ponto de interromper as conversas ou de querer falar em momentos inoportunos; Apresentar dificuldade para se concentrar e prestar atenção tanto em casa quanto na escola ou em qualquer outro ambiente em que esteja inserida; Distrair-se com facilidade; Agir de forma inconsequente, como querer brincar em momentos inoportunos após ser avisada ou tomar alguma atitude perigosa; Ficar andando por todo o espaço e ainda agitar as pessoas que estão ao redor; Perder objetos com facilidade e frequentemente; Ter dificuldade para brincar tranquilamente e com apenas um tipo de objeto por vez; Mudar de tarefa sem antes ter concluído a anterior; Dizer coisas sem pensar e até mesmo inapropriadas para a sua idade ou ambiente; Apresentar dificuldade ou achar difícil jogar ou participar de atividades em silêncio; Ser impaciente e rude em momentos que vão desde não aguentar esperar a sua vez em uma fila a falar antes do permitido, ou até responder uma questão antes de concluírem a pergunta, por exemplo; Ter pouca ou nenhuma sensação de perigo; Agir por impulso; Dentre outros. E para o diagnóstico, o profissional avalia o histórico detalhado do comportamento que é relatado pela própria criança e pelos pais, responsáveis e professores. Em seguida, analisa os resultados dos testes psicoeducacionais, físicos, neurológicos e psicológicos aplicados também para descartar as demais condições. O médico também pode solicitar: Exames de laboratório para verificar a saúde geral da criança; Testes de visão e audição; Verificações de: desenvolvimento, aprendizagem, educacionais ou de QI; linguagem, fala e movimento.