Como saber se o meu filho é hiperativo?

David Machado
2025-09-14 03:40:58
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A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento infantil que afeta 5-7% das crianças e adolescentes no mundo.
Problemas com a organização de tarefas (dificuldades na organização do tempo, falha de compromissos, trabalhos frequentemente atrasados ou inacabados).
Desempenho escolar muitas vezes errático, frequentemente abaixo do potencial cognitivo.
Fala em excesso e interrompe a conversa dos outros.
Não consegue esperar pela sua vez numa conversa ou num jogo.
Está frequentemente em movimento, como “se estivesse ligado a um motor”.
Além destes, há variadíssimos outros sintomas que podem ou não estar presentes e é importante lembrar que há uma grande heterogeneidade nesta patologia.
Assim, da diversidade de manifestações da PHDA podem ser diferenciadas três apresentações: Apresentação predominantemente de desatenção (mais frequente nas meninas) Apresentação predominantemente de hiperatividade/impulsividade Apresentação combinada de hiperatividade/impulsividade e défice de atenção.

Patrícia Antunes
2025-09-13 23:24:10
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Se a sua criança apresenta vários desses sintomas, procure ajuda:
Mexer-se na cadeira por não conseguir ficar sentada por um longo período de tempo;
Se contorcer ou ficar agitada;
Aparentar que está desatenta ao que está lhe sendo dito;
Ter dificuldade para seguir uma instrução ou ordem mesmo que tenha entendido as regras;
Falar muito, de maneira excessiva, a ponto de interromper as conversas ou de querer falar em momentos inoportunos;
Apresentar dificuldade para se concentrar e prestar atenção tanto em casa quanto na escola ou em qualquer outro ambiente em que esteja inserida;
Distrair-se com facilidade;
Agir de forma inconsequente, como querer brincar em momentos inoportunos após ser avisada ou tomar alguma atitude perigosa;
Ficar andando por todo o espaço e ainda agitar as pessoas que estão ao redor;
Perder objetos com facilidade e frequentemente;
Ter dificuldade para brincar tranquilamente e com apenas um tipo de objeto por vez;
Mudar de tarefa sem antes ter concluído a anterior;
Dizer coisas sem pensar e até mesmo inapropriadas para a sua idade ou ambiente;
Apresentar dificuldade ou achar difícil jogar ou participar de atividades em silêncio;
Ser impaciente e rude em momentos que vão desde não aguentar esperar a sua vez em uma fila a falar antes do permitido, ou até responder uma questão antes de concluírem a pergunta, por exemplo;
Ter pouca ou nenhuma sensação de perigo;
Agir por impulso;
Dentre outros.
E para o diagnóstico, o profissional avalia o histórico detalhado do comportamento que é relatado pela própria criança e pelos pais, responsáveis e professores.
Em seguida, analisa os resultados dos testes psicoeducacionais, físicos, neurológicos e psicológicos aplicados também para descartar as demais condições.
O médico também pode solicitar:
Exames de laboratório para verificar a saúde geral da criança;
Testes de visão e audição;
Verificações de: desenvolvimento, aprendizagem, educacionais ou de QI;
linguagem, fala e movimento.