:

Uma criança de 10 anos pode malhar?

Raúl Cunha
Raúl Cunha
2025-10-21 09:19:06
Count answers : 15
0
É difícil dizer com que idade uma criança pode começar o treinamento de musculação devido às diferenças de desenvolvimento. Se uma criança é capaz de começar a participar de atividades esportivas aos cinco anos de idade, sendo capaz também de iniciar algum tipo de treinamento resistido com movimentos de peso corporal nessa idade, é aceitável. Isso porque os ganhos de força podem ser obtidos de outras maneiras além do levantamento de cargas externas. Com relação ao crescimento, programas de treinamento de resistência adequadamente elaborados não têm efeito negativo aparente no crescimento linear, na saúde física ou no sistema cardiovascular. Mas, lógico, a segurança do treinamento de musculação é muito maior quando professores, treinadores e instrutores garantem um treinamento seguro. Quanto aos riscos, as taxas de lesões em ambientes de treinamento de resistência para jovens que adotam a supervisão qualificada e possuem técnica adequada são mais baixas do que aquelas que ocorrem em outros esportes ou em jogos de recreio na escola, por exemplo. Com base em anos de pesquisa nesta área, há menos preocupação com lesões causadas quando há supervisão do profissional de educação física. O risco de lesões ocorre devido à má supervisão e progressão inadequada das cargas de treinamento em jovens que não estão preparados. Além de aumentar a força muscular, a potência muscular e a resistência muscular local, o treinamento de resistência demonstrou produzir muitos benefícios à saúde, incluindo melhorias na aptidão cardiovascular, composição corporal, densidade mineral óssea, no perfil de lipídios no sangue, sensibilidade à insulina em jovens com excesso de peso, aumento da resistência a lesões e melhora da saúde mental. É fundamental ressaltar a importância de entender a motivação da criança ou do adolescente para a prática do treinamento de força. No entanto, quando se trata de um jovem atleta ou existe a necessidade por uma condição de saúde, o treinamento deve ser aconselhado.
Kyara Leite
Kyara Leite
2025-10-21 08:32:52
Count answers : 17
0
Crianças podem fazer exercícios físicos? De acordo com Eduardo, os benefícios de praticar exercícios desde cedo são enormes para o desenvolvimento motor, redução de doenças, fortalecimento muscular, controle de peso, melhora da postura, entre outros. Porém, ele explica que há atividades apropriadas de acordo com a faixa etária. Em conjunto com recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), Eduardo explica como deve ser a frequência dos exercícios físicos nas pessoas mais jovens: Crianças de 3 a 5 anos: Ser fisicamente ativas durante o dia para promover o crescimento e o desenvolvimento; Incentivar brincadeiras e atividades que envolvam movimento. Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos: Fazer pelo menos 60 minutos diários de atividade física de moderada a vigorosa; Incluir atividades aeróbicas, como correr, nadar ou andar de bicicleta; Realizar atividades de fortalecimento muscular e ósseo, como escalar, fazer flexões, saltar ou correr, pelo menos três dias por semana. A partir dos 6 até os 12 anos já é recomendado fazer até 60 minutos de atividade física moderada por dia, como: futebol, basquete, ginástica, natação, entre outros exercícios que fortaleçam os músculos e os ossos. “Os pais podem e devem incentivar um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e jovens, desde que não forcem a barra e ofereçam opções de atividades variadas e divertidas, praticada de forma segura e adequada à idade. A atividade física é extremamente importante para esses jovens, mas que deve ser feita de forma segura, com acompanhamento profissional, nutricional e de forma prazerosa, respeitando os limites e necessidades dos jovens.
Gonçalo Faria
Gonçalo Faria
2025-10-21 07:18:00
Count answers : 20
0
Um equívoco comum é que o treinamento de resistência é ruim para crianças. Mas esse boato não é apoiado por evidências científicas. Na verdade, não há evidências de que um programa de treinamento de resistência supervisionado atrapalhe o crescimento das crianças ou danifique as placas de crescimento. O treinamento de resistência também pode ser benéfico para crianças com sobrepeso ou obesas que não querem ou não conseguem fazer atividades aeróbicas, como correr e nadar. Para lidar com essa faixa de idade é crucial que essa atividade tenha um componente lúdico, você não pode tratar uma criança como um adulto. Além disso, essa idade não é recomendado que você exagere na carga, o indicado é que você aprenda os movimentos fáceis e exercícios mais leves para o corpo inteiro. Supervisão e orientações devem ser fornecidas por adultos qualificados. O ambiente de treinamento deve ser seguro e livre de perigos. O treinamento de força deve ser precedido por um aquecimento dinâmico de 5 a 10 minutos.