O método Pilates é indicado para todas as pessoas que se encontram entre 7 e 100 anos de idade, podendo ser flexíveis ou rígidas.
O método serve para pessoas sedentárias, sem o hábito de praticar atividades físicas, assim como atletas de alto nível.
Alguns casos específicos: Hérnia de disco e problemas de coluna: O método abrange o nosso corpo de maneira uniforme, onde busca fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e em determinados casos trazendo uma descompressão das tensões existentes, bem como gerar um alívio de pinçamentos e compressões dos discos o que gera um estímulo a circulação na região.
Gestantes: que já praticavam exercícios físicos podem fazer aula de Pilates desde que tenham passado pelo primeiro trimestre a gestação e tenham o atestado médico pra a prática da modalidade.
Terceira Idade: O pilates traz inúmeros benefícios para a terceira idade, tais como alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, entre outros.
Reabilitação: de pacientes pós-cirúrgicos, que apresentam dor aguda, sequelas neurológicas decorrentes de AVCs (acidente vascular cerebral), Parkinson, distrofias musculares, entre outras e em patologias que acometem as diversas articulações do corpo, como artroses, tendinites, torções, estiramentos musculares, entre outros.
Pós-cirurgicos: para lesões em joelhos, quadris, coluna; o método é aconselhável devido ao baixo impacto e opção de poucas repetições.
Desportistas:a fim de melhorar o rendimento, pois o Pilates otimiza os movimentos o que contribui para uma economia de energia para a realização do gesto desportivo.
Crianças:podem praticar Pilates desde que seja priorizado exercícios de coordenação motora, equilíbrio e alongamento.