Quais são os 7 critérios para o exercício de um feedback ideal?

Yasmin Moreira
2025-07-18 00:04:00
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: 21
1) Descreva o comportamento ou o acontecimento que merece atenção, exatamente como ocorre, sem fazer juízo de valores.
2) Seja especifico, não geralista.
3) O feedback deve ser voltado para a necessidade do receptor, e não do emissor.
Os critérios restantes não estão claramente enumerados no texto fornecido, mas baseando-se no padrão de enumeração iniciado, os critérios para o exercício de um feedback ideal parecem começar com esses pontos.
Infelizmente, não há informações suficientes no texto para completar a lista de 7 critérios.
Portanto, com base nas informações disponíveis, os critérios começam com a descrição do comportamento, ser específico e ter o feedback voltado para a necessidade do receptor.
Além disso, o texto não fornece os critérios 4, 5, 6 e 7.
Os primeiros critérios indicados para o exercício de um feedback ideal incluem descrever o comportamento ou acontecimento sem juízo de valores, ser específico e não geralista, e ter o feedback voltado para a necessidade do receptor.
Esses pontos são apresentados como fundamentais para o exercício de um feedback eficaz e construtivo.
No entanto, sem as informações completas, não é possível listar todos os 7 critérios como solicitado.
Para uma resposta completa, seria necessário ter acesso a mais detalhes sobre os critérios restantes.
Os critérios apresentados no texto fornecido são apenas o início da lista de requisitos para um feedback ideal.
Ainda assim, esses pontos são cruciais para estabelecer um diálogo construtivo e eficaz.

Alexandre Matos
2025-07-10 20:39:45
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: 20
1) Descreva o comportamento ou o acontecimento que merece atenção, exatamente como ocorre, sem fazer juízo de valores.
2) Seja especifico, não geralista.
3) O feedback deve ser voltado para a necessidade do receptor, e não do emissor.
4) Foque no comportamento, não na identidade do receptor.
5) Ajude a tornar o feedback algo solicitado, positivo, bem recebido, e não imposto.
6) Dê o feedback rapidamente, logo após um acontecimento.
7) Tente validar se o feedback foi absorvido.

Alexandra Pinheiro
2025-07-10 15:59:57
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: 19
Preparação: reflita cuidadosamente sobre o que irá falar ao outro, considerando os aspectos positivos e negativos.
Escolha o ambiente adequado: a conversa deve ocorrer em um ambiente neutro, de preferência na sala de quem vai receber o feedback, sem que haja interrupções de outras pessoas.
Definição das regras: o combinado deve ser que enquanto um fala o outro anota as observações e comente depois que o primeiro já tiver terminado.
Comece com os pontos positivos: destaque as qualidade de quem ouve, antes de cobrar algo.
Cuidado com o tom: use exemplos específicos de comportamentos inadequados, e não adjetivos genéricos como “egoísta” e “preguiçoso”.
Saiba ouvir: não interfira enquanto o outro se posiciona.
Finalização: depois de tudo dito, é fundamental que haja um reforço dos pontos principais do feedback, tanto dos negativos quanto dos positivos.
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