:

Quais exercícios podemos considerar como aquecimento?

Lia Pires
Lia Pires
2025-07-31 12:40:23
Count answers : 15
0
Devemos considerar que serão realizados os mesmos exercícios ou a mesma modalidade que você está se preparando para fazer, porém com menor intensidade. Cargas menores – Exigindo resistência, todavia, sem oferecer desgaste da musculatura. O aquecimento deve ser controlado, com cerca 15 repetições do exercício. O clássico exercício na esteira ou na bicicleta é o que chamamos de aquecimento geral, que consiste no aumento da temperatura e na ‘ativação’ do sistema nervoso, de maneira geral. Antes de iniciar um treino de musculação você pode fazer cerca de 20 repetições de algum exercício que você já faz, com uma carga mais leve do que a habitual. Exercícios tradicionais como supino e agachamento são muito utilizados. Antes da corrida, ande e dê pequenos pulos, movimentando as articulações dos membros inferiores. Essas sequências parecem simples, mas preparam a respiração e aquecem a região que você trabalhará durante a atividade.
Isabela Oliveira
Isabela Oliveira
2025-07-22 16:01:57
Count answers : 7
0
Entre os exercícios que podem ser incluídos em uma rotina de aquecimento, estão os polichinelos, o agachamento com peso corporal e os movimentos de mobilidade articular. Esses exercícios ativam diferentes grupos musculares e promovem a preparação global do corpo para o esforço físico. Polichinelos: Este exercício envolve saltos alternados com abertura e fechamento de pernas e braços, elevando rapidamente a frequência cardíaca e estimulando a circulação. Agachamento com peso corporal: O movimento de agachar e levantar sem carga adicional ativa os músculos das pernas, glúteos e região do core, além de melhorar a mobilidade dos quadris e joelhos. Mobilidade articular: Movimentos circulares com braços, quadris e tornozelos ajudam a preparar as articulações, aumentando a amplitude de movimento e prevenindo lesões. Um aquecimento eficiente geralmente dura entre 5 e 10 minutos e deve ser composto por movimentos que elevem a temperatura corporal e ativem os principais grupos musculares. Inicie com exercícios aeróbicos leves, como polichinelos ou corrida estacionária, por 1 a 2 minutos. Inclua movimentos de mobilidade articular, realizando círculos com braços, quadris e tornozelos. Adicione exercícios funcionais, como agachamentos, avanços ou elevação de joelhos, de acordo com o foco do treino. Finalize com movimentos específicos para a modalidade, como saltos, deslocamentos laterais ou aquecimento com bola, se for o caso. Essa combinação garante que o corpo esteja preparado para diferentes tipos de estímulos, minimizando riscos e otimizando o rendimento.
Doriana Andrade
Doriana Andrade
2025-07-12 03:40:14
Count answers : 15
0
Bastam algumas séries preparatórias no exercício principal do grupamento treinado no dia. Podemos entender sua aplicação simplesmente como: Específico – sem necessidade de esteira, bike ou qualquer outro ergômetro. Para responder esta pergunta, RIBEIRO e colaboradores realizaram um ensaio clínico com 40 homens treinados, utilizando 3 tipos diferentes de aquecimentos nos exercícios Supino Reto Barra e Agachamento Barra Costas. Após analisarem os dados coletados, concluíram que para o exercício Agachamento Barra Costas o melhor aquecimento foi o WU80, ou seja, realizar 2 séries de 6 repetições com 80% da carga de treino. Já para o Supino Reto Barra a melhor estratégia de aquecimento foi o WU, ou seja, realizar 2 séries de repetições com carga progressiva em 40% e 80% da carga de treino. Aquecimento para o Agachamento: 2 x 6 com 80% de 150 kg, ou seja, 2 x 6 com 96 kg. Aquecimento para o Supino: 2 x 6 com 40% e 80% de 80 kg, ou seja, 1 x 6 com 32 kg e 1 x 6 com 64 kg.
Rebeca Henriques
Rebeca Henriques
2025-07-12 02:02:50
Count answers : 14
0
Exemplos de exercícios comuns incluem mobilidade de quadril, mobilidade de tornozelo e ativação da região lombar. Estes, segundo ele, são essenciais para aprimorar aspectos como mobilidade e ativação muscular, preparando o indivíduo para exercícios mais complexos. Os exercícios de aquecimento devem ser prescritos com base nas necessidades individuais. Pode incluir alongamentos dinâmicos, exercícios isométricos ou massagem específica para aumentar a mobilidade, ativar músculos ou reduzir a atividade muscular, respectivamente. Ao escolher exercícios de aquecimento é importante considerar não apenas os músculos, mas também o movimento a ser realizado. As necessidades individuais devem ser prioritárias, adaptando os exercícios conforme o tipo de movimento planejado.