:

Qual esporte prolonga mais a vida?

Filipe Rocha
Filipe Rocha
2025-07-13 04:04:43
Count answers : 8
0
Um estudo conduzido pela Mayo Clinic e baseado em dados do Copenhagen City Heart Study revelou quais atividades físicas têm maior impacto na longevidade e na qualidade de vida. A pesquisa, que acompanhou milhares de participantes por 25 anos, confirmou o que muitos especialistas já suspeitavam: o sedentarismo não só encurta a vida, como também compromete a qualidade dos anos que ainda temos pela frente. O tênis lidera o ranking com quase 10 anos extras de expectativa de vida. A combinação de esforço físico e conexão interpessoal transforma esse esporte em um dos mais completos para quem busca longevidade com qualidade. Além de melhorar a saúde cardiovascular e a força muscular, o tênis promove interação social constante, o que ajuda a manter a saúde mental e emocional. A seguir, veja os oito que mais contribuem para a saúde e o bem-estar. O tênis lidera o ranking com quase 10 anos extras de expectativa de vida.
Íris Barros
Íris Barros
2025-07-13 03:49:20
Count answers : 7
0
Modalidades como o tênis e o badminton podem prolongar a expectativa de vida em até 10 anos. Um estudo publicado pelo British Journal of Sports Medicine destacou que as pessoas que praticam algum desses esportes regularmente possuem 47% menos chances de mortalidade, em comparação com pessoas fisicamente inativas. Este número é 20% maior do que a natação, que ocupou o segundo lugar do ranking, com uma taxa de redução na mortalidade de 28%. Ainda de acordo com os estudos, o tênis foi considerado o melhor dos esportes com raquete. Isso porque a modalidade pode aumentar sua expectativa de vida em uma média de praticamente 10 anos. Na sequência vem o badminton, que pode aumentar a expectativa de vida em 6,2 anos. Além disso, os esportes com raquete também diminuem os riscos de doenças cardiovasculares, derrames e ataques cardíacos em 56%. Ademais, esportes como o tênis, tênis de mesa e o squash ajudam a melhorar a saúde cognitiva dos jogadores, pois exigem coordenação física e mental, além de melhorarem o equilíbrio, agilidade, reflexos, concentração e o estado de alerta mental. Os esportes com raquetes podem não só ajudar a ter uma vida saudável, como também a viver mais.
Gil Vieira
Gil Vieira
2025-07-13 01:50:19
Count answers : 7
0
Jogar tênis e outros esportes sociais pode acrescentar anos à sua vida, de acordo com um novo estudo epidemiológico de homens e mulheres dinamarqueses. O estudo constatou que os adultos que relataram participar com freqüência de tênis ou outros esportes de raquete e em equipe viviam mais do que as pessoas que eram sedentárias. Mas eles também viveram mais do que as pessoas que participaram de atividades saudáveis, mas muitas vezes solitárias, como corridas, natação e ciclismo. Jogar tênis foi associado a 9,7 anos de vida, ou badminton, que foi associado 6,2 anos extras, ou o futebol que acrescentou quase 5 anos para a vida dos jogadores. A conexão com outras pessoas também é importante para a saúde. Sabemos de outras pesquisas que o apoio social fornece mitigação do estresse. Então, estar com outras pessoas, brincar e interagir com elas, como acontece quando você participa de jogos que exigem parceiro ou uma equipe, provavelmente tem efeitos psicológicos e fisiológicos únicos, ampliando os benefícios do exercício. Aumentar seu ritmo cardíaco é importante para a saúde. Mas parece que a conexão com outras pessoas também o é.