Quem tem mais massa muscular vive mais?

Juliana Azevedo
2025-07-13 07:33:57
Count answers
: 7
Estudos mostram que pessoas com maior massa magra vivem mais, apresentam menor risco de internações hospitalares e têm melhor qualidade de vida, mesmo diante de diagnósticos graves. Manter a quantidade de massa magra em níveis adequados é importante também para a prevenção da obesidade. Pacientes com maior reserva muscular geralmente enfrentam melhor os desafios clínicos e cirúrgicos, se recuperam mais rápido e têm menos complicações. Investir em massa muscular é investir em longevidade. Não se trata de buscar um corpo perfeito, mas de construir um corpo funcional, resistente e preparado para o futuro. Manter bons níveis de massa muscular ajuda a prevenir diversas doenças crônicas. Entre os benefícios estão o controle da pressão arterial, da glicemia e do colesterol. Além disso, músculos ativos reduzem o risco de quedas e fraturas, que podem ser extremamente limitantes na terceira idade.

Iara Machado
2025-07-13 04:34:48
Count answers
: 11
Ter mais massa muscular implica em gastar mais calorias no dia a dia, mesmo dormindo, o que tende a favorecer o controle do peso corporal como um todo.
Dessa forma, podemos emagrecer mesmo ganhando peso, desde que proporcionalmente haja redução da gordura no corpo.
Para uma pessoa idosa, isso é muito importante, porque a perda de massa muscular pode representar, além do risco de queda, perda de autonomia, sendo necessária ajuda para realizar tarefas simples como se levantar da cama, fazer atividades domésticas, carregar objetos e até mesmo fazer cuidados pessoais de higiene.
Assim, ao realizar exercícios de fortalecimento de massa muscular, a pessoa pode controlar seu peso corporal e aumentar sua capacidade de produzir força, o que consequentemente faz diminuir o risco de sofrer de quedas da própria altura.

Santiago Baptista
2025-07-13 04:28:30
Count answers
: 11
Se você treina de forma intensa, torna seu corpo mais musculoso e forte, mas também faz com que ele dure mais.
Pesquisadores normalmente pesam que o sobrepeso na terceira idade aumentam o risco de morte, mas estudos recentes têm demonstrado que tanto o excesso quanto a falta de peso geram um aumento da mortalidade.
O médico aponta que, cada vez mais, os epidemiologistas chegam a conclusão de que não é o peso corporal que determina se a vida será longa, mas, sim, a massa muscular.
Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, mostrou que pessoas com altos níveis musculares tiveram 30% menos chances de morrer por qualquer doença quando comparadas aquelas com menos massa magra.
Há pessoas de 90 anos que recuperam parte da força e da massa muscular com exercícios.
A ideia não é passar muito tempo na academia, mas manter uma regularidade na rotina dos exercícios.

Fabiana Silva
2025-07-13 04:05:49
Count answers
: 2
Os adeptos do fortalecimento dos músculos apresentaram um risco 47% menor de morrer por qualquer causa, com exceção ao câncer, nos 9 anos seguintes.
A respiração aeróbica, quando associada a qualquer atividade aeróbica, como a musculação ou natação, produzem microrrupturas das microfibrilas de actina e miosina, por exemplo, e esse cenário é propício para a hipertrofia muscular.
Ou seja, ganho de massa muscular magra, que é fundamental para a vida independente dos idosos.
As atividades físicas junto com alimentação saudável é a recomendação de todos os médicos para melhorar a qualidade de vida.
Somente o levantamento de peso reduz entre 9-22%, e as atividades aeróbicas reduz entre 24 – 34% o risco.
A pesquisa ainda apontou maior benefício para mulheres do que para os homens.
Read also
- Qual o melhor exercício físico para longevidade?
- Quanto ganha um personal trainer para idosos?
- Por que o exercício físico é a chave da longevidade?
- Quanto tempo dura uma aula com personal trainer?
- Qual o melhor exercício físico depois dos 50 anos?
- Qual esporte prolonga mais a vida?
- O que é personal senior?
- É possível combater o envelhecimento com exercícios físicos?