:

É possível combater o envelhecimento com exercícios físicos?

Jéssica Vaz
Jéssica Vaz
2025-08-01 13:59:57
Count answers : 20
0
Além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, promover o fortalecimento muscular e prevenir doenças associadas ao sedentarismo, a prática regular de atividade física faz bem ao cérebro de idosos. Uma pesquisa da USP feita com 45 pessoas recrutadas na rede básica de saúde, com idade entre 60 e 65 anos, mostrou que aqueles que se mantinham ativos apresentaram maior volume cerebral em comparação aos sedentários. Das 71 áreas cerebrais analisadas, houve diferença significativa no volume intracraniano em 48 áreas/estruturas entre os que, durante suas rotinas diárias, acumularam tempo igual ou maior que 150 minutos de atividade física por semana quando comparados àqueles que acumularam menos de 150 minutos. Carlos Ugrinowitsch, orientador da pesquisa e professor do Laboratório de Adaptação ao Treinamento de Força, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, explica que outros trabalhos científicos já haviam mostrado a importância da atividade física para evitar a atrofia cerebral. Os resultados da pesquisa da USP sugerem que o tempo de prática de atividade física seja uma ferramenta importante para mitigar o declínio do volume cerebral e para preservar a cognição durante o processo de envelhecimento. O exercício físico regular aumenta o fluxo sanguíneo para a cabeça e estimula o crescimento de novas células cerebrais e as conexões entre elas, resultando em cérebros mais eficientes, maleáveis e adaptáveis, explica o estudo.
Diogo Freitas
Diogo Freitas
2025-07-22 07:57:23
Count answers : 14
0
O exercício físico combate a degradação muscular, garantindo maior longevidade e qualidade de vida aos idosos. O problema é que menos da metade das pessoas com mais de 65 anos faz exercícios suficientes para se manter saudável, e mais da metade das pessoas com mais de 65 anos tem pelo menos duas doenças. No início de 2018, pesquisadores da Universidade de Birmingham examinaram os músculos de 125 ciclistas amadores masculinos e femininos. O estudo mostrou que aquelas que se exercitavam regularmente não experimentavam um declínio na massa e força muscular. Surpreendentemente, o estudo descobriu que o sistema imunológico das ciclistas também não parecia estar envelhecendo, sugerindo que elas podem ter evitado a maioria dos sintomas da menopausa. Foi demonstrado que os benefícios do treinamento se estendem além dos músculos. Um órgão chamado timo, que produz células imunológicas chamadas células T, começa a encolher aos 20 anos de idade, produzindo menos células de imunidade. Além do exercício físico regular e constante, outros fatores que podem influenciar no retardo envelhecimento muscular são: Quantidade de proteína consumida diariamente. Proteínas produzidas quando os músculos se contraem, chamadas miocinas, podem afetar órgãos distantes, como o cérebro, para proteger os músculos de danos e prevenir perda de memória e demência senil. Por mais que essa transformação esteja diminuída com a idade, ela acontece e retarda o envelhecimento bem como proteger outros órgãos do corpo. A capacidade de permanecer fisicamente ativo e ter a liberdade de realizar todos os movimentos pelo tempo que quiser com seus entes queridos e se aposentar melhor pode ajudá-lo a ter uma vida mais agradável e gratificante. Vale a pena dedicar-se constantemente a manter seus músculos ativos.
Tatiana Lourenço
Tatiana Lourenço
2025-07-13 08:59:06
Count answers : 20
0
É possível combater o envelhecimento com exercícios físicos. Estudos indicam que a prática regular de exercício físico é mais eficaz que qualquer droga já inventada para prevenir condições que afetam os idosos, como a perda muscular.
Yara Coelho
Yara Coelho
2025-07-13 08:40:12
Count answers : 15
0
A prática de exercícios físicos oferece diversos benefícios para a saúde, como a redução do estresse, melhora do metabolismo, diminuição do risco de diversas doenças, entre outros. Agora, um novo estudo feito por pesquisadores da Amsterdam UMC sugere um novo benefício da atividade física: reverter o processo de envelhecimento. Os pesquisadores descobriram que um tipo de gordura se acumula em diversos tecidos do corpo conforme envelhecemos, mas esse acúmulo pode ser revertido através do exercício físico. No entanto, ainda há muitos mecanismos relacionados ao envelhecimento a serem descobertos. Por fim, os pesquisadores realizaram mais biopsias musculares em pessoas antes e depois de uma intervenção que consistiu em uma hora de exercício por dia. Segundo a pesquisa, foi possível notar uma diminuição do nível de BMP nos participantes que eram fisicamente ativos. Esses resultados são um novo passo importante para a nossa compreensão do processo de envelhecimento, mas certamente não são a resposta final.