:

Treino de 15min funciona?

Mara Matos
Mara Matos
2025-07-29 21:03:01
Count answers : 15
0
Você pode trabalhar o músculo um pouco cada dia ou pode trabalhar todos uma vez por semana. Você pode pensar nessa dinâmica de 15 minutos de algumas formas. A pessoa pode fazer uma série de cada exercício e repetir segunda, quarta e sexta, ou só segunda e sexta. Ou pode pensar em trabalhar só um grupo muscular na segunda, outro na quarta e outro na sexta. O modo hoje de enxergar o exercício não é baseado na qualidade, e sim na quantidade. Hoje se fala em 150 minutos semanais para garantir saúde, mas se você achar a forma adequada, isso cai. Claro que com quantidade baixa, vem uma qualidade alta. O grande segredo é como esse exercício deve ser feito. Se você for à academia três vezes por semana e fizer e uma série com exercícios que envolvem os principais grupamentos musculares, e depois um treino de alta intensidade intervalado na esteira ou bicicleta, isso basta para você ter ganhos cardiorrespiratórios, ganhos de força e massa muscular. Isso pode não te transformar num superatleta, mas vai te deixar bem fisicamente e em termos de saúde. Tem gente que não gosta de fazer tanto esforço. Essa pessoa pode diminuir o esforço e aumentar a relação interdependente de intensidade e volume, que é o esforço que você emprega e a quantidade de volume que você faz. A sessão de exercícios causa repercussões negativas, como depleção das reservas energéticas, acúmulo de metabólitos, danos nas fibras musculares, etc. Durante o descanso, o corpo se recupera e tenta colocar um pouco a mais do que tinha antes (supercompensação), como se ele quisesse se preparar para que você não sofra tanto da próxima vez. Ou seja, você cresce enquanto descansa, mas esse descanso deve ser proporcional ao estresse gerado pelo treino. Por exemplo, se você for repetir um treino a cada 2, 3 dias, será necessário reduzir o volume (1-3 séries totais) e o componente tensional. Já a opção de treinar a cada 6, 7 dias vai te exigir um pouco mais de volume (4-8 séries totais) e/ou intensidade. Então, descansar pouco é um problema. Outro problema é treinar muito. Não busque dor, busque respostas fisiológicas, pois a única garantia que você tem de que terá resultados nos seus treinos, é treinar intenso. Dores, ardências, sentimentos serão consequências disso e poderão ocorrer eventualmente e não são condição essencial para se ter bons resultados.
Patrícia Pinheiro
Patrícia Pinheiro
2025-07-25 18:07:40
Count answers : 21
0
Quinze minutos e nove segundos de atividade física seriam o suficiente para proporcionar uma elevação da saúde mental. No entanto, como boa notícia, os dados coletados mostraram que pode levar apenas 15 minutos e 9 segundos de atividade física para que nosso estado mental seja elevado, mesmo após períodos de inatividade. O estudo indica que poucos minutos de exercício físico diário já trazem resultados significativos para a saúde mental. Outro ponto importante que os dados mostraram é que os benefícios surgem mesmo após um período de inatividade. Além disso, quando os voluntários retornaram à rotina regular de exercícios, todos experimentaram melhorias imediatas em seu estado de espírito-- o que mostra a rapidez com que os efeitos negativos da inatividade podem ser revertidos. Os resultados mostraram que as pessoas ativas que pararam de se movimentar tiveram sua confiança reduzida em 20% e a positividade em 16%; enquanto os níveis de energia caíram 23% e a capacidade de lidar com o estresse diminuiu 22%. O impacto na saúde mental dos participantes do estudo foi semelhante a uma semana de sono interrompido, com relato de um aumento de 23% nos pensamentos acelerados.
Leonor Torres
Leonor Torres
2025-07-13 13:58:43
Count answers : 14
0
Um treino rápido, de apenas 15 minutos, e de intensidade moderada pode ser o suficiente para fortalecer sua imunidade. De acordo com o estudo, um treino rápido e moderado pode aumentar os níveis de células assassinas naturais, chamadas NK. A equipe descobriu que os níveis de células NK no sangue aumentaram após 15 minutos de exercício, mas não atingiram níveis mais elevados após 30 minutos do exercício. Nossos resultados não apontam para uma vantagem clara em termos de aumento de células NK na corrente sanguínea por exercitar-se por mais de 15 minutos em intensidade moderada. A mobilização de mais destas células pode proteger o corpo contra infecções, reduz a probabilidade de desenvolver certas doenças e ajuda a melhorar os resultados das doenças, controlando as infecções de forma mais eficaz.
Flávio Maia
Flávio Maia
2025-07-13 12:32:23
Count answers : 12
0
Mas, e se lhe dissesse que treinar apenas 15 minutos por dia é suficiente? Treinar vigorosamente durante 15 minutos por semana foi associado a taxa entre 16 a 40% de mortalidade menor num grupo de pessoas com idade média de 62.5 anos. Portanto, está claro que treinar 15 minutos por dia traz imensos benefícios em termos de saúde. Treinar em pouco tempo é uma questão de eficiência e intensidade. Sim, é possível perder gordura e até aumentar a massa muscular com treinos de 15 minutos por dia. Treinar 15 minutos por dia é, pegando numa expressão popular, melhor do que nada. Durante este intervalo é possível melhorar o sistema cardiovascular e respiratório, metabolismo, força e resistência muscular, e saúde mental.
Érika Correia
Érika Correia
2025-07-13 10:16:11
Count answers : 23
0
Uma sessão de 15 a 20 minutos intercalando alta e baixa intensidade, mas sempre na maior frequência que você aguentar, queima tantas calorias quanto uma hora de corrida. O recomendado é completar pelo menos 15 minutos e no máximo 30 minutos de HIIT. Mas, lembre-se sempre de respeitar os seus limites. Portanto, conforme explicou a especialista, o treino HIIT em casa, ou em qualquer outro lugar - desde que realizado de maneira correta - pode gerar bons benefícios relacionados ao emagrecimento. E a boa notícia é que a atividade é democrática e pode ser realizada pela maioria das pessoas. Basta saber o que realmente é intenso para o seu atual condicionamento. Para descobrir isso, o ideal é procurar o acompanhamento de um profissional de educação física. Mas, você também pode calcular a intensidade do HIIT através da frequência cardíaca. Trabalhar em algum treinamento HIIT, o famoso treino intervalado de alta intensidade, pode ser importante para ativar seu metabolismo para queimar mais gordura.