Como classificar frutas e legumes?

Bianca Martins
2025-08-21 13:19:49
Count answers
: 23
As verduras são tipos de plantas em forma de folhas e flores que são comestíveis.
Normalmente, as partes comestíveis das verduras são as flores, botões, folhas, caules ou hastes.
Os legumes se caracterizam por serem vegetais que podem ter seus frutos desenvolvidos tanto na parte exterior da terra como abaixo da terra.
As partes comestíveis dos legumes são os frutos, as sementes ou as raízes, sendo que podem ser consumidas de diversas formas: cruas, cozidas, fritas, no vapor, entre outras maneiras.
Tipos de legumes Frutos: são vegetais, em sua maioria salgados, que contém sementes.
Raízes: vegetais onde a parte comestível cresce debaixo da terra.
Tubérculos: é uma espécie de raiz que armazena uma determinada quantidade de nutrientes energéticos.
Leguminosas: espécie de grãos que se encontram nas vagens.
Cereais: são compostos por sementes ou grãos.
Oleaginosas: sementes com alto teor calórico.
O fruto tem sua origem do ovário maduro das flores, que após o processo da fecundação, desenvolve-se de maneira a dar os frutos, que tem como função principal proteger as sementes e as auxiliar em sua dispersão.
Já a fruta não possui um significado botânico e é o nome popularmente designado às partes suculentas e adocicadas que se originam das flores, mas que nem sempre se desenvolvem do ovário.
Desta forma, os frutos comestíveis (classificados como legumes) são aqueles que possuem menor teor de açúcar em comparação às frutas.
Quando essas estruturas suculentas se formam de outras partes da flor, são denominadas de pseudofrutos.
No caju, por exemplo, a parte suculenta desenvolve-se do pedúnculo de uma única flor, e o fruto é a castanha.

Bruno Neto
2025-08-12 12:11:11
Count answers
: 17
Os frutos têm como função proteger as sementes e auxiliam na dispersão delas. São exemplos de frutos: abacate, pepino, uva, laranja, abóbora, tomate, maracujá, uva, limão, berinjela, pimentão, kiwi e o pêssego.
Os legumes são vegetais que possuem frutos comestíveis; Esses podem ser desenvolvidos na parte exterior ou abaixo da terra, mesmo que apenas as folhas fique expostas.
São exemplos de legumes: abóbora, beterraba, pepino, berinjela, cenoura, batata, rabanete.
As verduras são as mais simples e fáceis de entender.
Verdura nada mais é do que folhagem comestível, as famosas hortaliças.
São exemplos de verduras: alface, couve, rúcula, repolho, coentro, espinafre, orégano, hortelã.
São exemplos de raízes: cenoura, mandioca, beterraba, gengibre, inhame, rabanete.
É possível ir além e classificar subcategorias dentro dessas categorias.

Gabriel Branco
2025-08-09 00:21:04
Count answers
: 21
A laranja, a manga e o mamão são popularmente chamados de frutas: nome dado a órgãos vegetais comestíveis e de sabor adocicado. Já o chuchu, pimentão, abóbora, brócolis e couve-flor, por não terem o sabor do açúcar destacado, são considerados como sendo legumes.
Já a alface e a couve, como verduras. Em botânica, o que geralmente chamamos de verduras são, na verdade, folhas comestíveis de determinadas plantas.
Já a maioria das frutas e legumes é classificada como frutos – embora a couve-flor e o brócolis sejam, na verdade, flores.
Fruto é o resultado da fecundação do óvulo de uma flor.
Frutos podem ser carnosos ou secos.
Exemplos de frutos carnosos: mamão, tomate, abacate e azeitona.
Exemplos de frutos secos: vagens do feijão, milho, arroz e avelã.

Núria Nogueira
2025-07-28 00:29:29
Count answers
: 16
Legumes são plantas consumidas, em geral, cozidas, e comemos órgãos diferentes desses vegetais, como frutos, caules ou raízes. É fruto ou não é? Sempre que você ficar na dúvida sobre se um legume é ou não fruto, peça a ajuda de um adulto para abri-lo. Se tiver sementes, é um fruto. Para saber se um alimento é classificado como fruto ou não, uma maneira rápida é abri-lo e observar se há sementes. Caules e raízes Também conhecidos popularmente como legumes, a batata-inglesa, o alho, a cebola e o inhame são classificados pelos botânicos como caules. Já as verduras são plantas herbáceas consumidas, usualmente, sem cozimento. Os botânicos dividem as plantas em diferentes órgãos: raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes. Porém, popularmente, essas partes das plantas podem receber outros nomes, como fruta, legume, verdura, tempero ou grão.

Laura Paiva
2025-07-19 14:04:09
Count answers
: 11
Uma grande parte das plantas cresce a partir de sementes produzidas no interior da planta, através do seu órgão, o ovário.
Depois de desenvolvidos, a maioria destes transforma-se num fruto, servindo para proteger as sementes, onde se incluem limões, maçãs, melancias e até tomates.
Ou seja, tecnicamente, tudo o que tem semente é um fruto, sendo a palavra legume usada para as outras partes comestíveis de uma planta, incluindo folhas, flores, caules, tubérculos, bolbos e raízes.
Incluindo folhas (alface e tabaco), flores (brócolos), caules (aipo), tubérculos (batatas), bolbos (cebola) e raízes (beterraba).

Vasco Guerreiro
2025-07-19 13:58:44
Count answers
: 18
Frutas são tipos de legumes que possuem um sabor doce devido à presença de frutose. O fruto é a parte produzida pelos vegetais para o revestimento, proteção e dispersão das sementes. Frutas são os frutos doces e comestíveis, enquanto legumes são os frutos salgados e comestíveis. As frutas possuem polpa adocicada e sementes, já os legumes possuem polpa salgada e sementes. Exemplos de frutas incluem abacate, banana, caqui, laranja, melão, pêssego, etc, enquanto exemplos de legumes incluem abóbora, batata, cenoura, feijão, mandioca, vagem, etc. A diferença entre frutas e legumes é uma distinção feita pelo mercado de alimentos, e não pela botânica, e é baseada no sabor. As frutas são classificadas como legumes que possuem uma alta concentração de frutose, o que lhes dá um sabor adocicado.

Gonçalo Sá
2025-07-19 10:44:11
Count answers
: 21
Um cientista vai responder que fruto – e não fruta, já que o termo técnico correto é masculino – é a estrutura desenvolvida a partir do ovário de uma flor fecundada. O mesmo cientista dirá também que os legumes são um tipo de fruto, que tem como característica o fato de ser duro, seco e ter as sementes protegidas por uma vagem – caso, por exemplo, do feijão, da ervilha, do amendoim e da lentilha.
Para agricultores e donas-de-casa, os frutos doces são chamados de frutas e o resto vira legume.
Dessa forma, frutos adocicados, como o abacate, o caqui, a uva e a banana, recebem o nome de frutas.
Outros mais salgados ou azedos – como o tomate, o chuchu e a berinjela – são considerados legumes.
Com ele, há espaço para incluir raízes (como a cenoura e o rabanete), ramos (como brócolis) e grãos (como o arroz e o girassol).
Read also
- Como escolher frutas e verduras no supermercado?
- Como saber escolher frutas e verduras?
- Como escolher legumes frescos?
- Como posso saber se as frutas estão boas?
- Como escolher cenoura?
- Quais são os critérios de qualidade para seleção de frutas e hortaliças?
- Qual a marca de água sanitária para lavar verduras?
- Como escolher hortifruti?
- Como escolher as frutas na feira?