:

Como classificar frutas e legumes?

Laura Paiva
Laura Paiva
2025-07-19 14:04:09
Count answers : 8
0
Uma grande parte das plantas cresce a partir de sementes produzidas no interior da planta, através do seu órgão, o ovário. Depois de desenvolvidos, a maioria destes transforma-se num fruto, servindo para proteger as sementes, onde se incluem limões, maçãs, melancias e até tomates. Ou seja, tecnicamente, tudo o que tem semente é um fruto, sendo a palavra legume usada para as outras partes comestíveis de uma planta, incluindo folhas, flores, caules, tubérculos, bolbos e raízes. Incluindo folhas (alface e tabaco), flores (brócolos), caules (aipo), tubérculos (batatas), bolbos (cebola) e raízes (beterraba).
Vasco Guerreiro
Vasco Guerreiro
2025-07-19 13:58:44
Count answers : 11
0
Frutas são tipos de legumes que possuem um sabor doce devido à presença de frutose. O fruto é a parte produzida pelos vegetais para o revestimento, proteção e dispersão das sementes. Frutas são os frutos doces e comestíveis, enquanto legumes são os frutos salgados e comestíveis. As frutas possuem polpa adocicada e sementes, já os legumes possuem polpa salgada e sementes. Exemplos de frutas incluem abacate, banana, caqui, laranja, melão, pêssego, etc, enquanto exemplos de legumes incluem abóbora, batata, cenoura, feijão, mandioca, vagem, etc. A diferença entre frutas e legumes é uma distinção feita pelo mercado de alimentos, e não pela botânica, e é baseada no sabor. As frutas são classificadas como legumes que possuem uma alta concentração de frutose, o que lhes dá um sabor adocicado.
Gonçalo Sá
Gonçalo Sá
2025-07-19 10:44:11
Count answers : 10
0
Um cientista vai responder que fruto – e não fruta, já que o termo técnico correto é masculino – é a estrutura desenvolvida a partir do ovário de uma flor fecundada. O mesmo cientista dirá também que os legumes são um tipo de fruto, que tem como característica o fato de ser duro, seco e ter as sementes protegidas por uma vagem – caso, por exemplo, do feijão, da ervilha, do amendoim e da lentilha. Para agricultores e donas-de-casa, os frutos doces são chamados de frutas e o resto vira legume. Dessa forma, frutos adocicados, como o abacate, o caqui, a uva e a banana, recebem o nome de frutas. Outros mais salgados ou azedos – como o tomate, o chuchu e a berinjela – são considerados legumes. Com ele, há espaço para incluir raízes (como a cenoura e o rabanete), ramos (como brócolis) e grãos (como o arroz e o girassol).