Como cortar a fadiga?

Marco Castro
2025-07-20 14:36:32
Count answers
: 10
Para lidar com o problema da fadiga, é importante entender que ela pode ser uma condição médica subjacente, mas geralmente está associada ao estilo de vida. O consumo excessivo de cafeína e bebidas alcoólicas, uso e abuso de drogas, hábitos alimentares pouco saudáveis com dietas não balanceadas, dormir pouco, excesso de atividade física, sedentarismo e inatividade estão entre os fatores que podem trazer fadiga. Além disso, quaisquer doenças mentais ou problemas psicológicos, como ansiedade excessiva, depressão, estresse, tristeza, sentimentos de culpa, também podem estar relacionados à fadiga. Portanto, é recomendável procurar um médico se você apresentar esses problemas, pois a fadiga pode ser um sintoma de uma condição mais grave. Se a fadiga for acompanhada por sinais de alerta como sangramento anormal, dor nas costas, dor abdominal, dor pélvica, dor de cabeça muito forte ou enxaqueca, é necessário buscar ajuda médica emergencial.

Patrícia Barros
2025-07-20 13:51:54
Count answers
: 10
A melhor forma de combater a fadiga crónica é alterando substancialmente algumas rotinas, adotando um estilo de vida mais saudável e uma postura mais descontraída.
Alimente-se bem, uma alimentação equilibrada pode ser benéfica na redução dos sintomas associados à fadiga crónica.
Deve adotar uma dieta que estimule a digestão, absorção e assimilação correta dos alimentos, de forma a nutrir devidamente o corpo.
Isto inclui a ingestão de muitas frutas, vegetais e proteínas, assim como, eventualmente, suplementos vitamínicos.
Evite ainda a cafeína, assim como o álcool e a nicotina, de forma a ter um sono mais descansado e a evitar os sintomas de fadiga crónica.
O sono ajuda a restabelecer energias, sendo por isso uma prioridade na luta contra os efeitos da fadiga crónica.
Deve, em primeiro lugar, garantir que dorme as horas suficientes, habitue ainda o seu corpo a respeitar o horário de sono.
Mantenha-se calmo, os fatores psicológicos podem ter uma enorme influência no desenvolvimento da fadiga crónica.
Deve, por isso, manter-se relaxado e evitar as fontes de stress e ansiedade na sua vida.
Não se permita, por exemplo, sobrecarregar de trabalho, nem o leve para casa.
Aprenda a delegar funções e a dizer que não sempre que se justificar.